Cortinas e persianas

Dicas e ambientações certeiras para deixar a casa mais aconchegante e sofisticada

 

Decor Cortinas e Persianas 1

Alternativa discreta e elegante

Elemento de destaque da reforma, o painel de freijó natural unifica a parede principal do apartamento e reforça a integração da ala social. Em busca de aquecer os espaços ainda mais, o Studio AG Arquitetura elegeu para a cortina um poliéster com aparência de linho. "A moradora não gostava da textura amassada dos tecidos 100% linho e, ao mesmo tempo, desejava algo leve e fluído", justifica a arquiteta Amanda Castro. Ela e a sócia, Giovana Giosa, optaram por um produto com prega macho e barra alta (34 cm de altura), deixando a sala com um ar sofisticado. "Fixamos através de um trilho suiço, escondido sob o cortineiro de gesso", continua Amanda.


Decor Cortinas e Persianas 2

Refeições sempre confortáveis
Em busca de um décor neutro, em que pudessem dispor as obras de arte prediletas, os moradores encomendaram um projeto sóbrio e elegante para o arquiteto Leonardo Junqueira. “Nesta sala de jantar, há uma incidência forte de sol, por isso, optamos pelo uso de persianas rolos combinadas com cortina franzida”, comenta o profissional. "Durante o dia, em nome da proteção solar, o rolo fica abaixado. Já à noite, por questões de privacidade, os donos acionam apenas a cortina franzida”, continua Leonardo. Segundo ele, a opção entre cortina ou persiana pode ser feita através de critérios estéticos ou técnicos, que devem ser levados em conta na definição do projeto.


Modelos e tecidos em alta

Aposte em cortinas fluidas, já que os tipos pesados e rígidos saíram de moda. Para obter essa leveza, vá de linho ou gaze de linho com poliéster, as tramas queridinhas do momento. Isso porque têm a mesma aparência de fibras 100% naturais, como o linho, mas não amassam nem encolhem. No que se refere ao estilo de prega, nenhuma tem feito mais sucesso atualmente do que a wave: embora fixada num trilho, ela reproduz as ondulações características das cortinas presas por meio de ilhoses num varão.


 

Decor Cortinas e Persianas 3

Abraçada pela natureza
Nesta casa de campo, construída na região serrana do Rio de Janeiro, a proposta da arquiteta Ana Maria Vieira Santos foi abusar do uso de vidros, fazendo a natureza se juntar às áreas internas, além do uso de materiais naturais, como madeira e pedra. Para a cortina, a profissional preferiu a palha natural, fixada no cortineiro de marcenaria. “Essa opção resulta em aconchego e também oferece transparência para o lado externo”, indica Ana Maria. Segundo ela, a escolha deve levar em consideração o tipo de ambiente, a decoração escolhida e o nível de luminosidade desejado. “Aqui, a palha complementa toda a história em sintonia com os materiais naturais”, conclui.


 

Decor Cortinas e Persianas 4

Dupla contemporânea de impacto
Ainda na planta, o apartamento começou a sofrer as interferências propostas pelo arquiteto Marcelo Rosset. Enquanto os criados-mudos, projetados de forma que pareçam ficar suspensos, recebem madeira laqueada bege, a cabeceira e a parede são de couro. Na combinação que veste a janela, o escritório mesclou persiana romana com tela solar (Uniflex) e, nas laterais, apostou no voil de poliéster (Ravissant) com pregas americanas e trilhos suíços fixados no cortineiro de gesso. “As persianas protegem o ambiente da luz solar durante o dia e as cortinas de tecido são usadas à noite propiciando aconchego”, explica Marcelo.


 Suavizando ruídos

Embora não eliminem 100% dos barulhos vindos de fora, tramas grossas, como veludo, algodão, sarja e linho, bem como os blecautes, ajudam na tarefa de abafar o som.


 

Decor Cortinas e Persianas 5

Mais do que um grande painel
Com múltiplas funções, este ambiente faz às vezes de living, recepcionando as visitas, mas também serve de home theater para o casal ver filmes e a programação do dia a dia. Para isso, a arquiteta Cristiane Schiavoni elegeu uma cortina com um tecido bem neutro e translúcido, que não prejudica o clima agradável proporcionado pela entrada de luz natural. “O cortineiro ainda esconde a tubulação de água, sem perder a continuidade que une a porta e a janela. Por isso, uma parte da cortina não se movimenta”, conta Cristiane. “Sempre penso em cortinas e persianas como um grande painel, trazendo amplitude para o projeto”, completa.


 

Decor Cortinas e Persianas 6

Para os momentos de contemplação
Sem uma varanda onde pudesse tomar sol e curtir a vista, a dona deste apartamento acabou ganhando um cantinho muito gostoso na sala graças ao projeto de reforma da arquiteta Roberta Banqueri. “Tiramos partido da ampla janela e criamos uma marcenaria que escondesse os equipamentos eletrônicos. Tudo ao redor está em cor azul, trazendo uma atmosfera de relaxamento”, conta Roberta. Ela elegeu uma persiana Silhouette Hunter Douglas, com automação para que o acionamento se tornasse bem ágil. “Embora não contenha um blackout, esse produto consegue controlar bem a luminosidade”, continua a arquiteta.


  Dimensão correta em relação à janela

Cortina curta só funciona em quartos infantis. Nos demais ambientes, a regra manda deixá-las rente ao piso. Caso haja um aparador sob a esquadria, por exemplo, compre uma persiana. No que diz respeito à largura, há mais flexibilidade: pode-se cobrir apenas a janela ou a parede inteira. Esta última solução, aliás, ajuda a disfarçar a diferença entre os lados se a abertura for descentralizada.


 

Decor Cortinas e Persianas 7

Dobradinha eficiente e charmosa
Mesmo neste apartamento alugado, a arquiteta Ana Yoshida não economizou soluções para personalizar cada ambiente. “Enquanto a cortina romana traz charme para a sala, a tela solar ajuda a proteger os tecidos e a madeira presente em piso e móveis, já que ela reduz a entrada de raios ultravioleta”, explica a arquiteta. Quando recolhida, a romana ocupa um volume maior. Por isso, se houver um cortineiro ou bandô, convém observar se o espaço é suficiente. “Neste projeto, usamos um trilho oculto, que fica bem discreto”, conta Ana. Ambas são fáceis de manter e trazem muitas vantagens.


 

Decor Cortinas e Persianas 8

Simplicidade e leveza em sintonia
Depois de 17 anos morando neste apartamento, a família resolveu atualizar tudo e encomendou a reforma à arquiteta Cris Paola. Para que a varanda continuasse integrada ao living, a cortina eleita é de voil, tecido de ótimo custo-benefício e fácil de lavar. “Ele veste com elegância as portas de vidro e mantém a passagem de luminosidade natural”, resume Cris. “Cabem às cortinas cumprir não só a estética da decoração, como equilibrar a dosagem de luz e reduzir a temperatura do ambiente em até 3 graus”, define.


Sol excessivo tem solução
Não deixe que o excesso de claridade estrague móveis, piso e a própria cortina. Forros de matérias-primas como tergal verão e gabardine amenizam o problema e protegem a trama. Se preferir escurecer completamente a área, encomende um blackout e instale-o por trás do tecido. Seu visual plastificado é um problema? Saiba que já existem no mercado os chamados blecaute 70% – com menor poder de vedação, eles têm aparência mais natural e são capazes, inclusive, de fazer as vezes de cortina. Persianas e telas solares também são eficazes nesse sentido.


 

Decor Cortinas e Persianas 9

Madeira em evidência
Com um espírito bem jovem e descontraído, o casal sonhava com ambientes modernos. Tarefa cumprida à risca por Marcela Pepe, que apostou na madeira para contrapor com o colorido presente em almofadas e pequenos móveis. Com cordões de acionamento feitos de algodão, o modelo de lâminas de madeira (Luxaflex) é formado por três painéis com cerca de 1,60 x 0,80 m fixados na parede. “Ele arremata o clima de aconchego do ambiente e permite o controle total da incidência de luz”, fala Marcela. “Para escolher uma cortina é fundamental pensar se ela vai ser 100% decorativa ou se precisará ser também funcional, como aconteceu neste living”, completa.


 

Decor Cortinas e Persianas 10

Composição orquestrada de estilos
Seguindo o conceito de criar espaços com uma atmosfera escandinava, mesclando alma brasileira e garimpos de viagens, a arquiteta Barbara Dundes elegeu uma cortina de crochê (Alamanda Home) para a sala deste apartamento. “Trata-se de um crochê cinza com um forro branco que escondem a janela e, ao mesmo tempo, oferecem aconchego”, explica a profissional. Há um efeito franzido, com barra de 30 cm arrastando no piso, pois o tecido costuma encolher conforme o clima. Mais estético do que funcional, o crochê pede a combinação com um forro a fim de deixar o ambiente mais acolhedor e encobrir completamente os vãos da janela.


Muitas janelas? Melhor padronizar
Em ambientes com várias aberturas, sugere-se que todas as cortinas sejam iguais. Caso uma delas fique acima de um móvel, providencie a confecção de uma cortina romana, mais curta, feita do mesmo tecido das demais. Mas sempre pode-se brincar com as padronagens: se houver uma porta-balcão e diversas janelas no mesmo espaço, por exemplo, estas podem acomodar telas solares, e a porta, uma cortina longa.


 

Decor Cortinas e Persianas 11

Solução para grandes dimensões
Preocupada em vencer o pé-direito duplo desta casa, a arquiteta Monise Rosa recorreu a uma tela solar off-white com tecido de 3%. “Quanto maior a porcentagem, maior a trama do material e a passagem de luminosidade. Normalmente, escolhemos 3%, pois se trata da abertura exata”, justifica Monise. Segundo ela, essa opção de persiana é uma das mais modernas e duradoras, além de ser fácil de limpar. “A janela da sala de jantar é bem generosa, portanto, dispor de uma persiana ajuda muito na questão da privacidade. Também não abrimos mão de ter uma proteção contra a incidência do sol”, completa a arquiteta.


 

Decor Cortinas e Persianas 12

Leveza e claridade controlada
Em busca de ambientes maiores, iluminados e fluídos, os profissionais da BC Arquitetos repaginaram por completo esta casa no Rio de Janeiro. No living, a cortina é feita com gaze 100% natural, um tecido bem leve. A fixação requer um cortineiro e o comprimento do material faz com que a barra quase chegue ao chão. “Apostamos em uma cortina sem detalhes nem ornamentos, pois as formas mais simples agregam bastante, além de abrir espaço para outros elementos do ambiente”, pontua Camila Avelar. O papel do modelo é filtrar a luz, vestir o living e compor uma atmosfera acolhedora, imprescindível em qualquer ambiente.


Trilho x varão
Se houver um cortineiro junto à janela, seja ele de gesso ou madeira, melhor apostar no primeiro, que assim permanecerá oculto e não interferirá na ambientação. Já o varão, fixado diretamente na parede, é uma boa opção para quem busca praticidade na instalação.


 

Decor Cortinas e Persianas 13

Barra e trilho imperceptíveis
O living, que se articula para receber amigos, reúne um longo sofá de linho, poltronas do mesmo tecido e outras peças em busca de conforto para todos. Sem interromper a integração com o terraço, a arquiteta Denise Barretto investiu numa cortina de macramê, que mistura fios de algodão e de seda rústica com um forro leve (Empório Beraldin). “Optei por uma barra mínima, já que a cortina é toda trabalhada. Os dois trilhos suíços estão escondidos sob um cortineiro embutido”, fala a profissional.


 

Decor Cortinas e Persianas 14

Caimento moderno e clean
Embora a área social fique totalmente integrada ao terraço, a designer de interiores Daiane Antinolfi propôs uma forma de barrar sutilmente a entrada de luminosidade para o home theater e o living, sem interromper a continuidade entre as áreas. De linho, a cortina (Casa4Decor) do apartamento apresenta uma barra dupla um pouco mais alta, de 20 cm, e uma tonalidade mais escura a fim de deixar o ambiente ainda mais intimista. “O trilho foi instalado por dentro do cortineiro e adotamos o sistema wave, acabamento que forma a ondulação perfeita do tecido sem o uso de ilhoses. Ele permite um caimento contemporâneo e clean”, diz Daiane.


Cortina x persiana
Não há regra que determine a escolha de uma ou de outra – na maioria dos casos, vale o gosto do morador. Se houver pessoas alérgicas à poeira, prefira persianas, mais fáceis de limpar. Elas também são bem-vindas quando há algum móvel sob a janela, pois o ideal é que as cortinas encostem no chão.


   

 

Edição atual

capa038Comprar versão impressa

Comprar versão digital

[+] News

História De Uma Lenda

24 Junho 2019
História De Uma Lenda

Para os amantes das duas rodas, Harley-Davidson não é apenas uma moto.

Planta Do Bem

24 Junho 2019
Planta Do Bem

Rica em nutrientes, Aloe Vera equilibra o organismo e mantém a saúde

Subindo a Serra

24 Junho 2019
Subindo a Serra

Campos do Jordão é o point do inverno paulista

Espaços reinventados

13 Junho 2019
Espaços reinventados

Materiais equilibrados dão charme e deixam os ambientes harmônicos 

Espaços amplos e convidativos

13 Junho 2019
Espaços amplos e convidativos

Ambientes convidativos para receber familiares com o máximo de conforto

Balneário Do Luxo

11 Junho 2019
Balneário Do Luxo

Punta Del Este é o destino preferido de descolados, ricos e famosos 

Refeição Em Cinco Cores

11 Junho 2019
Refeição Em Cinco Cores

Prato colorido é sinal de uma alimentação saudável e equilibrada

Adrenalina a Mil

11 Junho 2019
Adrenalina a Mil

Excitante e desafiador salto de paraquedas põe nervos à prova

5 dúvidas sobre...décor no outono

07 Junho 2019
5 dúvidas sobre...décor no outono

Ana Yoshida dá dicas práticas para deixar a casa mais aconchegante na estação

Transformação total

06 Junho 2019
Transformação total

Tons sóbrios, design atemporal e uma marcenaria estratégica

Charme discreto

06 Junho 2019
Charme discreto

Ambientes integrados e uma base neutra e contemporânea 

Toque Artesanal

05 Junho 2019
Toque Artesanal

Mesas Tríade

Forma e Função

05 Junho 2019
Forma e Função

Poltrona Noa

Versão Brasileira

05 Junho 2019
Versão Brasileira

Roca Gallery

Doce balanço

30 Maio 2019
Doce balanço

Redes e poltronas! Inspire-se nas boas ideias vindas de vários lugares do Brasil

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141