Tapetes para a casa toda

Eles garantem o conforto que seus pés merecem, além de cumprir vários papéis

Tapetes Capa

Tapetes unificam espaços e levantam o astral da decoração. A seguir, você confere uma seleção inspiradora de ambientes e dicas certeiras para escolher o melhor modelo para cada caso.

Tapetes 1

Zigue-zague lúdico
Sucesso na moda e na decoração, o chevron trouxe para o quarto deste apartamento um pouco de tendência e modernidade. “Com marcenaria, piso e parede neutros, o tapete coloridíssimo se destaca no ambiente, resultando em alegria e despojamento”, explica Tereza Bissoto, da In Tetto Arquitetura. Mesclando nuances de rosa, azul e berinjela, que juntos compõem uma estampa unissex e atemporal, o modelo de náilon foi desenhado pelo escritório e confeccionado pela Marengo Decor.

 

Tapetes 2

Homenagem à natureza
Médico, o dono deste apartamento ama a natureza, os animais e adora receber os amigos em torno da mesa de jantar. Para orquestrar todos esses desejos, os profissionais do Studio Ió Arquitetura brincaram com verde e madeira nas paredes e compuseram lindos arranjos com vasos grandes, plantas descontruídas e terrários. Para a sala de jantar, o tapete de kilim mostrou-se a escolha perfeita, trazendo sofisticação graças à estampa e à confecção com tear manual de lã.

Nada de acanhamento
É muito importante ter um tapete proporcional ao espaço. No living, o tamanho do sofá, as dimensões e o formato da planta são os guias dessa escolha. Um modelo pequeno demais deixa o mobiliário disperso e prejudica a estética da decoração. Para escapar do erro, tenha as dimensões da sala e dos móveis em mãos e um layout pré-definido antes de ir às lojas.

 

Tapetes 3

Resistência à toda prova
As palavras sofisticação e modernidade são perfeitas para descrever o estilo do banheiro deste apartamento reformado pela arquiteta Ieda Korman, do escritório Korman Arquitetos. “Este tapete foi desenhado e executado pela Santa Mônica em náilon para que pudesse receber humidade em baixo e alto relevo. Escolhemos um modelo redondo para decorar o ambiente de forma mais orgânica”, afirma Ieda. Com 1,80 m de diâmetro, o tapete aquece o ambiente predominantemente branco e contrasta com os materiais de bancada, parede e piso.

 

Tapetes 4

Sobriedade sinuosa
Nesta casa próxima a São Paulo, o living e a sala de jantar foram completamente integrados pelo projeto de decoração assinado pelo arquiteto Olegário de Sá. “Desenhamos um tapete sinuoso para unificar os ambientes e, com as curvas, conseguimos dar bossa às salas retangulares”, afirma Olegário. Feito de náilon e desenhado pelo escritório de arquitetura, o tapete oferece a base certeira para que os ambientes pudessem acomodar com maestria as demais peças, como a mesa de madeira ebanizada com 3 metros de comprimento, a poltrona listrada e a imponente lareira de pedra.

 

Tapetes 5

Tempero masculino
O desejo dos donos deste apartamento, quando encomendaram a reforma aos profissionais da Concretize Interiores, foi criar ambientes masculinos, com ar despojado, toques industriais e repletos de histórias presentes nos objetos e móveis de garimpo. “Pensamos num estilo urbano, com uma inspiração modernista pelo uso das colunas e vigas descascadas e do painel de azulejos”, afirma a designer de interiores Fernanda Nasser. Mantido no ambiente, o tapete de kilim da By Kamy, com desenho inspirado nos pisos marroquinos, deu continua a atmosfera masculina e descolada.

 

Tapetes 6

Entretenimento e diversão na varanda
Com a reforma proposta pela arquiteta Karina Korn, a família passou a usar a varanda do apartamento como um lugar de encontros e gostosas conversas. “Os tapetes vieram na hora de fazer um complemento, para trazer conforto e colorir o espaço”, afirma a arquiteta. Ela usou duas peças sobrepostas, fazendo uma composição harmônica, mas desconstruindo a ideia de que o modelo tem sempre de ser certinho. “Com o uso dos tapetes redondos num espaço retangular, fugimos do óbvio”, afirma.

Liso ou estampado?
A regra básica ensina que o tapete pode ser estampado se o estofado for liso, e vice-versa. Modelos com grafismos, listras, florais e padrões irregulares, inspirados na cultura digital, são capazes de tirar a decoração da mesmice. Assim, dependendo da exuberância do desenho, vale maneirar na vibração dos demais acessórios. Nada impede, ainda, optar por tapete e sofá lisos, reservando a ousadia para os complementos.

 

 

Tapetes 7

Releitura das versões indianas
Para dar um toque rústico e trazer cor ao ambiente, os arquitetos Alice Martins e Flávio Butti apostaram no tapete de Kilim com listras de várias espessuras e nuances de azul. Fios de lã em base de algodão compõem o modelo, que faz uma elegante releitura contemporânea das versões indianas dos povos nômades. “É importante ter uma ligação entre a combinação de tonalidades do ambiente e o tapete, que precisa ocupar bem a área como um todo”, orienta Alice.

Tapete no jantar
Alguns arquitetos e designers de interiores são avessos ao uso da peça sob a mesa da jantar, uma vez que o local está sujeito à queda de comida e bebida. Outros consideram que um belo modelo empresta requinte ao ambiente. Se você concordar com o último grupo, tome alguns cuidados, como adotar fios sintéticos, caso do acrílico e náilon, já que eles aguentam melhor a lavagem. Eleja uma versão com pelos baixos, mais simples de limpar, e leve em consideração afastar as cadeiras sem que elas fiquem instáveis, o que exige uma sobra de cerca de 80 cm em toda a volta do tampo.

 

 

Tapetes 8

Texturas e materiais em perfeita sintonia
Em busca de uma decoração despojada para o apartamento recém-entregue pela construtora, a arquiteta Ana Yoshida elegeu uma base neutra para a ala social e pontou de azul somente a sala de TV. O tapete da Kian traz uma estampa étnica que rouba a cena, mas não atrapalha a composição, já que as almofadas feitas com tecidos texturizados são neutras. “Tudo foi pensado em conjunto. O pufe também traz cores vindas do desenho do tapete”, explica Ana. “Uma dica é não comprar tapete, quadro e almofada isoladamente. Ao pensar neles juntos, você ainda tem a oportunidade de reorganizar o combo para tudo combinar”, completa.

 

Tapetes 9

Com o frescor da natureza
Neste apartamento no Guarujá, no litoral paulista, o desafio dos arquitetos Renato Andrade e Érika Mello, do escritório Mello & Andrade Arquitetura, foi criar ambientes em que a família pudesse curtir a casa não só no verão, mas em todas as épocas do ano. “No piso, a estampa geométrica do tapete de kilim indiano artesanal imprimi um toque de modernidade à sala de estar e TV, um dos espaços mais frequentados pela família e convidados”, explica Renato. O modelo contrasta com a madeira clara das paredes e o tom verde que remete ao mar, oferecendo as sensações de conforto e convivência harmônica.

Um grande retângulo
Se a sala for retangular, procure um tapete de mesmo formato. O indicado é eleger uma peça que cubra totalmente o piso sob o sofá e avance para os lados. As mesas laterais também devem estar com os pés apoiados sobre ele de modo que não fiquem bambas. Caso a área comporte a criação de dois ambientes, pense em qual será a finalidade do tapete: você pode usar um modelo que envolve ambos, a fim de uni-los, ou dois tipos independentes e até muito diferentes, capazes de demarcar as áreas.

 

 

Tapetes 10

Mistura clássica e cheia de personalidade
De tamanho generoso, a sala deste apartamento de cobertura em São Paulo pedia tecidos e acabamentos que resultassem na sensação de acolhimento. “Como o piso é branco, conseguimos aproveitar o tapete com nuances de vermelho que a família já tinha de outro endereço”, explica a arquiteta Cris Paola. Com exceção do pufe, os demais móveis têm cores lisas para compor o ambiente sem sobrecarregar o visual. “As cores do tapete devem ser estudadas junto do mobiliário proposto, de modo que isso se transforme num conjunto belo e complementar”, indica Cris.

 

Tapetes 11

Degradê suave de azul
Recém-entregue pela construtora, o apartamento passou por uma transformação total para ganhar o mesmo astral do casal de proprietários. Na sala de estar e TV, a proposta das arquitetas Beatriz Ottaiano e Daniele Okuhara, da doob Arquitetura, foi investir em uma base neutra de revestimentos e marcenaria para brincar com as cores na decoração. “O elemento principal desse colorido que buscamos é, sem dúvida, o tapete com degradê de azul”, conta Daniele.

Abra passagem
Antes destinadas aos corredores e à área junto da bancada da cozinha, hoje as passadeiras ocupam outros espaços. Em geral, entram em cena quando existe a intenção de alongar o ambiente, evidenciando o trajeto entre estar e jantar. Seu uso é mais livre de regras: podem ficar apenas sob a mesa de centro ou de refeições, sem abranger sofá e cadeiras.

 

 

 

 

 

 

Edição atual


capa041
Comprar versão impressa

[+] News

Mi Buenos Aires querida

15 Outubro 2019
Mi Buenos Aires querida

Cidade encanta pela cultura, costumes e muita beleza

Um apê cheio de memórias

15 Outubro 2019
Um apê cheio de memórias

Reforma revitaliza imóvel dos anos 50 , sem perder a identidade da obra original

Mostra infantil

15 Outubro 2019
Mostra infantil

Ameise Design inaugura ambientes assinados e apresenta nova coleção

Novo espaço

15 Outubro 2019
Novo espaço

branco.papel de parede arma coquetel para celebrar mudança de endereço

Beleza eterna

11 Outubro 2019
Beleza eterna

As rochas naturais, aplicadas em pisos e bancadas, levam textura e elegância 

Respected by Gaggenau

10 Outubro 2019
Respected by Gaggenau

Ação valoriza o trabalho de pequenos produtores

Um lar feito de histórias e afeto

09 Outubro 2019
Um lar feito de histórias e afeto

Decoração envolvida por mobiliário e objetos passados de geração em geração

Casas modulares

09 Outubro 2019
Casas modulares

Projetadas por arquitetos de renome, elas são sustentáveis e de obra rápida e limpa

Um refúgio para compartilhar a vida

08 Outubro 2019
Um refúgio para compartilhar a vida

Totalmente integrada, cabana de 50 m² unifica áreas interna e externa

5 dúvidas sobre...cubas para banheiro

08 Outubro 2019
5 dúvidas sobre...cubas para banheiro

Lucianne Korn explica os diferentes modelos e dá dicas para a escolha certa

Olhar Além

08 Outubro 2019
Olhar Além

Poltrona Vitrúvio

Suíte Design

08 Outubro 2019
Suíte Design

D&D Hotel Design

Luz e amplitude em 48 m²

07 Outubro 2019
Luz e amplitude em 48 m²

Com layout repaginado, apartamento reflete a personalidade do casal

Cor e marcenaria como aliados

07 Outubro 2019
Cor e marcenaria como aliados

Apartamento aposta em móveis customizados e paredes de diferentes tons 

Sonhos sob medida

04 Outubro 2019
Sonhos sob medida

Apê de 35 m² ganhou ambientes mais espaçosos e charmosos acabamentos

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141