Escritório particular

Trabalhar no aconchego do lar já é uma realidade para muitas pessoas

Home Office 1

Para ter uma boa estação de trabalho em casa não basta alocar uma mesa e ligar o computador. É preciso identificar o melhor local, prestar atenção em detalhes básicos como ergonomia e iluminação, além de criar um espaço agradável e com o seu estilo.

Home Office 2

Ambiente completo
Com um generosa coleção de livros, que soma mais de 500 títulos, o dono deste apartamento solicitou à arquiteta Cris Paola um lugar exclusivo e muito bem organizado para acomodar tudo. “A estante, móvel principal do projeto, conta com uma escada e duas portas basculantes de vidro. Mas há outras duas estantes menores, que foram construídas para complementar a biblioteca e abrigar os livros infantis e de idioma dos filhos”, conta Cris. Em torno da mesa de trabalho, as quatro cadeiras dispostas em círculo promovem um gostoso espaço de diálogo. Já a poltrona é um convite para a leitura.

 

Home Office 3

Pintura setoriza a área
Apesar de dispor de uma bancada no quarto, o dono deste apartamento solicitou ao arquiteto Diego Revollo outro lugar onde pudesse trabalhar, sem ter que levar os afazeres para a cama. Na reforma, a antiga circulação deu lugar a um ambiente integrado ao living, que abriga a bancada de trabalho e um armário. “A pintura das paredes e do teto com uma cor de destaque, seguida pela mesma tonalidade das lacas da bancada e dos armários, foi um jeito diferente de setorizar o espaço sem recorrer ao uso de portas”, explica Diego. A iluminação geral, no teto, é auxiliada pela luz complementar de abajures, que ajudam a evitar as áreas de sombra.

 

Home Office 4

Dupla função
O mesmo ambiente que funciona como quarto de hóspedes também concentra o escritório do morador. Desenvolvidos sob medida, os móveis da Ornare organizam livros e materiais de consulta, tornando tudo bem simples de ser encontrado. “A iluminação também tem papel muito importante no projeto de um home office”, afirma a designer de interiores Andrea Lima. Aqui, além da luz central, ela trabalhou com LEDs nos armários, valorizando os acabamentos da marcenaria. Essa opção de iluminação não esquenta e ainda consome pouca energia.

 

Home Office 5

Conectado à ala social
Para integrar-se visualmente ao living, o escritório bolado pelos arquitetos Alice Martins e Flávio Butti apresenta um visual leve e moderno. “Optamos por uma mesa solta, pois assim há a possibilidade dos moradores receberem várias pessoas para uma reunião”, explica Alice. Outra boa ideia é a bancada de madeira, que serve de apoio para a estante em L atrás da mesa solta. Além de preencher o paredão branco, a pintura do artista Ricardo Migliorini traz um toque de cor e urbanidade ao espaço.

 

Home Office 6

Integração total
Generoso e completo, este living funciona como ambiente de estar, home theater e home office. Sem destoar do restante da decoração, o painel de madeira teca proposto pela arquiteta Karina Korn concentra a mesa suspensa, que traz suavidade ao conjunto. Com braços e revestimento confortável de tecido, a cadeira permite que os moradores passem horas na frente do computador. Banquinhos transparentes, de diversos tamanhos, servem de apoio e podem ser facilmente redistribuídos no espaço para diferentes usos.

 

Home Office 7

Claridade e modernidade conquistadas
Com escritório e sala de TV reunidos, este projeto assinado pela arquiteta Patrícia Bergantin traz uma estante vazada para delimitar parcialmente as áreas. “Além de ser um elemento de decoração, a estante funciona como um anteparo conferindo privacidade e aconchego, características fundamentais para um home office”, indica Patrícia. Amplo e bem iluminado, o ambiente é equipado com uma mesa de trabalho e uma poltrona confortável para servir como espaço de leitura. Tudo perfeito para trabalhar, estudar e relaxar.

 

Home Office 8

Cantinho bem organizado
A reforma capitaneada pela arquiteta Cristiane Schiavoni modificou a planta e transformou o quarto de empregada neste home office de cerca de 6 m². “Fizemos a inversão das paredes e abrimos este espaço para a sala”, fala Cristiane. Cada canto cumpre uma função: a bancada dá apoio para o notebook ou a máquina de costura, xodó da moradora. Sob o tampo há um grande armário, feito para armazenar papéis e documentos, e também algumas gavetas a fim de armazenar materiais de costura, tudo bem setorizado. A arquiteta criou os móveis com MDF revestido de laminado, já que é resistente e mais fácil de limpar.

 

Home Office 9

Para áreas compactas
Com apenas 33 m², este apartamento ainda precisava abrigar um pequeno home office. A proposta de Renato Andrade e Erika Mello, da Andrade & Mello Arquitetura, foi criar uma estação de trabalho na varanda. “Investimos em elementos naturais, por isso a opção pela madeira. O branco das prateleiras e do tampo vêm para tirar um pouco da rusticidade e trazer a mesma linguagem usada na área interna”, fala Erika. Durante o dia, a luz natural dá conta de clarear a área. Para usar o ambiente à noite, foram instaladas duas lâmpadas dicróicas de LED sobre a mesa e quatro dicróicas no restante da varanda.

 

Home Office 10

Madeira em evidência
Perto da janela, onde há maior luminosidade, a escrivaninha com tampo deslizante possibilita organizar os objetos e não deixar à vista papéis e outros itens que poderiam poluir a decoração do living. “Quanto à cadeira, é muito importante que ela seja ergonômica, com apoio para braços e costas, de preferência com ajuste de altura”, sugere a arquiteta Stella Teixeira, do escritório Stal Arquitetura & Interiores. “Para a iluminação, sempre sugerimos lâmpadas amarelas e quentes. Nunca posicionamos os pontos na direção da cabeça da pessoa ou atrás dela, evitando fazer sombra sobre a mesa”.

 

Home Office 11

Para trabalhar e desfrutar da vista
Este apartamento no Leblon, Rio de Janeiro, conta com uma vista privilegiada, muito bem aproveitada pela RBP Arquitetura e Interiores ao posicionar o escritório conectado ao quarto de casal. Para quem não abre mão de ter tudo organizado, lançar mão de gavetas e uma bancada espaçosa é essencial. “A marcenaria com painel pivotante para a TV permite assistir aos filmes ou noticiários de todos os ângulos do quarto ou do escritório”, aponta a arquiteta Regina Prior.

 

Home Office 1

Acolhedor e ultramoderno
Integrado e, ao mesmo tempo, isolado do living graças à imponente lareira, o escritório projetado pela arquiteta Lica Cukier oferece a privacidade necessária para que os moradores consigam trabalhar em casa sem ser incomodados. “Além da iluminação periférica que proporciona uma luz agradável, foi sugerido um pendente com uma luz mais focada na mesa”, afirma Lica.

 

Dicas para um home office nota dez

1. Uma iluminação adequada, climatização e ergonomia são itens básicos;

2. A cadeira deve ser o mais ergonômica possível, com o máximo de regulagens;

3. As bancadas ideais têm mínimo de 75 cm de altura, 65 cm de profundidade e 120 cm de largura. Entretanto, em apartamentos compactos, esses últimos dados podem chegar a 50 cm de profundidade e 110 cm de largura;

4. O material da bancada deve resistir a impactos e ser de fácil limpeza, como os laminados melamínicos. Em casos de áreas integradas ao social, a superfície pode receber laca ou folhas de madeira;

5. O ideal é ter várias opções de acendimento da iluminação para que o usuário do espaço tenha diversas possibilidades de luz, conforme o tipo de trabalho.

 

 

 

Edição atual


capa041
Comprar versão impressa

[+] News

Mi Buenos Aires querida

15 Outubro 2019
Mi Buenos Aires querida

Cidade encanta pela cultura, costumes e muita beleza

Um apê cheio de memórias

15 Outubro 2019
Um apê cheio de memórias

Reforma revitaliza imóvel dos anos 50 , sem perder a identidade da obra original

Mostra infantil

15 Outubro 2019
Mostra infantil

Ameise Design inaugura ambientes assinados e apresenta nova coleção

Novo espaço

15 Outubro 2019
Novo espaço

branco.papel de parede arma coquetel para celebrar mudança de endereço

Beleza eterna

11 Outubro 2019
Beleza eterna

As rochas naturais, aplicadas em pisos e bancadas, levam textura e elegância 

Respected by Gaggenau

10 Outubro 2019
Respected by Gaggenau

Ação valoriza o trabalho de pequenos produtores

Um lar feito de histórias e afeto

09 Outubro 2019
Um lar feito de histórias e afeto

Decoração envolvida por mobiliário e objetos passados de geração em geração

Casas modulares

09 Outubro 2019
Casas modulares

Projetadas por arquitetos de renome, elas são sustentáveis e de obra rápida e limpa

Um refúgio para compartilhar a vida

08 Outubro 2019
Um refúgio para compartilhar a vida

Totalmente integrada, cabana de 50 m² unifica áreas interna e externa

5 dúvidas sobre...cubas para banheiro

08 Outubro 2019
5 dúvidas sobre...cubas para banheiro

Lucianne Korn explica os diferentes modelos e dá dicas para a escolha certa

Olhar Além

08 Outubro 2019
Olhar Além

Poltrona Vitrúvio

Suíte Design

08 Outubro 2019
Suíte Design

D&D Hotel Design

Luz e amplitude em 48 m²

07 Outubro 2019
Luz e amplitude em 48 m²

Com layout repaginado, apartamento reflete a personalidade do casal

Cor e marcenaria como aliados

07 Outubro 2019
Cor e marcenaria como aliados

Apartamento aposta em móveis customizados e paredes de diferentes tons 

Sonhos sob medida

04 Outubro 2019
Sonhos sob medida

Apê de 35 m² ganhou ambientes mais espaçosos e charmosos acabamentos

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141