Cor e personalidade

Totalmente reformado, este duplex revela um mix irreverente e criativo

korman 1

Quando recebeu a tarefa de reformar esta cobertura dúplex de 120 m², na zona oeste paulista, a arquiteta Ieda Korman conseguiu colocar no papel todos os desejos da moradora, uma jovem publicitária cheia de personalidade e com estilo bem descolado. Ieda só não imaginava que antes mesmo de terminar a obra, um casamento surgiria no caminho, exigindo algumas adaptações no projeto, especialmente na suíte máster, que ganhou armário, sapateira e muitos objetos pessoais do morador.

O primeiro pavimento reúne duas suítes e a área social do apartamento, onde a varanda fica totalmente conectada ao living, trazendo um pouco da natureza graças à parede verde repleta de samambaias. Esse espaço tem ainda o privilégio de oferecer aos proprietários a possibilidade de desfrutar o skyline da cidade e conta com uma bancada de trabalho, muito usada quando o casal decide fazer home office.

Toques de cor por todos os cantos deixam a decoração absolutamente irreverente e única. Se de um lado o rack de laca roxa dá conta de organizar livros, papelada e eletrônicos, no outro canto da sala a parede de tijolinhos expõe a galeria de quadros e obras de arte, incluindo uma peça da artista plástica Tomie Ohtake, e um divertido tonel que faz às vezes de mesa lateral.

Mesmo compacta, a cozinha é muito prática, pois fica integrada à ala social e oferece uma mesa de refeições que se estende por toda a extensão do living, dando suporte para a TV e alguns objetos.

Na ligação entre os dois andares, mais uma boa ideia de arquitetura: os degraus foram recobertos com madeira de demolição, reforçando a sensação de aconchego e deixando as pisadas destacadas. No aproveitamento do vão da escada, há espaço suficiente para um armário que abriga as roupas de cama.

Basta subir a escada para ter acesso ao pavimento superior dedicado ao lazer. Antes da reforma, existia apenas um terraço aberto. Depois, o local recebeu uma sala de estar com lareira, TV e um lavabo. Na área externa, um chuveirão garante a diversão dos moradores nos dias mais quentes e ensolarados.

Korman 2

A base neutra de piso, revestido de porcelanato que lembra cimento queimado, e paredes com trechos de tijolinhos trazem uma atmosfera despojada e ajudam a evidenciar obras de arte, móveis e objetos coloridos.

 

Korman 3

O casal de moradores, que costuma trabalhar em casa com frequência, adorou a ideia de ter o escritório perto da janela, onde é possível curtir a vista da cidade. Na frente da mesa de madeira laqueada, a parede com samambaias, espécie fácil de cuidar, faz a natureza sempre presente. Com regulagens de altura e encosto, a cadeira (Herman Miller) foi providencial para garantir o conforto.

 

Korman 4

Korman 8

Atração da sala, no pavimento superior, o tapete trazido do nepal mistura seda e fibra (Rug Revolution). Os tijolinhos pintados de branco tornam o ambiente mais claro e destacam as molduras laqueadas de amarelo, onde estão expostas máquinas de escrever que fazem parte da memória afetiva da moradora. Destaque ainda para o sofá da Breton e a cadeira com pranchas de skate desenhada por Zanini de Zanine para a Micasa.

 

Korman 5

O fechamento em vidro permitiu criar uma área de lazer com diferentes usos, incluindo uma pequena mesa para tomar um café enquanto aprecia o skyline da cidade.

 

Korman 6

Com parte aberta para a sala, a cozinha recebe revestimento que simula os tijolos do metrô londrino, reforçando um mood mais urbano e despojado. A grande bancada, que vem desde a TV, também faz a função de mesa de refeições.

 

Korman 7

Neutra, a suíte máster tem como ponto de atração a cabeceira feita de compensado com espuma e revestida de tecido listrado.

 

korman 1Uma mistura bem orquestrada de cores, texturas e materiais marca o living totalmente integrado à varanda, que funciona também como escritório do casal.

 

Edição atual


capa041
Comprar versão impressa

[+] News

Especialização

07 Novembro 2019
Especialização

PUC-Rio terá curso de “Arquitetura para Saúde" em 2020

Breton chega a Brasília

07 Novembro 2019
Breton chega a Brasília

Showroom de 900 m² é a nona unidade da grife de móveis no país

Nova loja

07 Novembro 2019
Nova loja

Criare inaugura showroom em Atibaia, no interior paulista

D&D Garden Design

07 Novembro 2019
D&D Garden Design

Mostra traz soluções para quem deseja ter um espaço verde dentro de casa

Brinde

05 Novembro 2019
Brinde

Staccato arma coquetel para festejar capa da IT HOME com Rogério Perez

Mi Buenos Aires querida

15 Outubro 2019
Mi Buenos Aires querida

Cidade encanta pela cultura, costumes e muita beleza

Um apê cheio de memórias

15 Outubro 2019
Um apê cheio de memórias

Reforma revitaliza imóvel dos anos 50 , sem perder a identidade da obra original

Mostra infantil

15 Outubro 2019
Mostra infantil

Ameise Design inaugura ambientes assinados e apresenta nova coleção

Novo espaço

15 Outubro 2019
Novo espaço

branco.papel de parede arma coquetel para celebrar mudança de endereço

Beleza eterna

11 Outubro 2019
Beleza eterna

As rochas naturais, aplicadas em pisos e bancadas, levam textura e elegância 

Respected by Gaggenau

10 Outubro 2019
Respected by Gaggenau

Ação valoriza o trabalho de pequenos produtores

Um lar feito de histórias e afeto

09 Outubro 2019
Um lar feito de histórias e afeto

Decoração envolvida por mobiliário e objetos passados de geração em geração

Casas modulares

09 Outubro 2019
Casas modulares

Projetadas por arquitetos de renome, elas são sustentáveis e de obra rápida e limpa

Um refúgio para compartilhar a vida

08 Outubro 2019
Um refúgio para compartilhar a vida

Totalmente integrada, cabana de 50 m² unifica áreas interna e externa

5 dúvidas sobre...cubas para banheiro

08 Outubro 2019
5 dúvidas sobre...cubas para banheiro

Lucianne Korn explica os diferentes modelos e dá dicas para a escolha certa

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141