Um refúgio para compartilhar a vida

Totalmente integrada, cabana de 50 m² unifica áreas interna e externa

Manarelli 1

Menos tendência, mais essência. Esta casa de práticos e bem resolvidos 50 m², projetada pelos arquitetos Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães, da Manarelli Guimarães Arquitetura, alinha-se a um novo estilo de morar, muito mais consistente, consciente e sem excessos.

Concebida para a CASACOR Ribeirão Preto, no interior de SP, ela segue a filosofia do Slow Living, movimento que prioriza a qualidade de vida, a sustentabilidade e a valorização de nossas raízes.

O objetivo é desacelerar e focar no que realmente importa. Assim, mais do que criar ambientes belos e imponentes, o conceito sugere uma estética mais leve, harmoniosa e aconchegante, com espaços que abraçam os moradores e convidam ao lazer, ao descanso e à convivência em família.

E foi pensando em simplificar o modo de viver que os arquitetos desenharam essa casa térrea e bem iluminada, formada, essencialmente, por um único e generoso espaço. “Não há barreiras visuais entre jantar, estar, cozinha e suíte. Quem está sentado no sofá consegue conversar com quem está curtindo o balanço na área externa”, explica Thiago.

Erguida em cerca de 40 dias pela Wortsman Associados, a construção de estrutura metálica lembra uma grande caixa acompanhada de triângulos em cada lateral, onde a dupla inseriu a cozinha, de um lado, e o banheiro, do outro. “Foi uma obra limpa e sem desperdício, remetendo muito à cabana que projetamos na CASACOR São Paulo 2018, trazendo os mesmos conceitos de volumetria e módulos”, conta Ana Paula.

Para quem pensa que o segredo da otimização dos espaços está na seleção de mobiliário pequeno, Thiago e Ana Paula provam que o contrário é uma escolha bem assertiva. “Em vez de trabalharmos com um número excessivo de móveis pequenos, elegemos poucas peças e de impacto, como a cama e o sofá”, observa o arquiteto.

Segundo a dupla, pensar em peças versáteis, como uma mesinha de centro que vira pufe, e ambientes com mais de uma função é providencial. “Em vez de ter uma sala de jantar, pensamos numa varanda gourmet que cumpre também esse papel”, completa Ana Paula.

Em ambientes reduzidos, outra recomendação é adotar um mesmo revestimento em tudo, pois mudar o material tende a encurtar o lugar. Valorizar a entrada de luz natural não só dá aconchego como também reflete diretamente na sensação de amplitude, por isso a casa conta com luz zenital vinda de alguns pontos.

Conhecidos pela maestria com que misturam estampas, nuances e materiais, os arquitetos foram buscar em Burgundy, região francesa, a cor que ajudou a pincelar de alegria o projeto. O tom, que leva o mesmo nome da região famosa pela produção de Pinot Noirs, Chardonnays, Chablis e Beaujolais, representa um vinho menos vermelho e mais terroso, que cobre as esquadrias da casa.

A paleta conta ainda com bege, chocolate e areia para criar um espaço mais introspectivo e com uma linguagem bastante contemporânea, que combina perfeitamente com os climas da cidade ou do campo.

“Tudo foi pensado para reforçar uma atmosfera de refúgio, um lugar para compartilhar a vida, contemplar a natureza e desacelerar”, finaliza Thiago.

Manarelli 2

Manarelli 3 ok

Manarelli 4

Com estética leve e aconchegante, a casa recebe poucas peças, mas de impacto. Com função de mesa de centro, o pufe revestido de tecido é da Breton, assim como o confortável sofá forrado com veludo de algodão e a mesinha lateral. Cortina da Uniflex Gabriel, telas e obras de arte da Galeria Zeca Fernandes

 

Manarelli 5

O décor segue a linha de menos excesso e mais essência. Destaque para a grande tela de Cristian Dessa e a luminária de piso da Luminata

 

Manarelli 6

Manarelli 7

Em steel frame, a casa foi erguida em 40 dias pela Wortsman Construtura, num processo ágil, eficiente e sustentável. As esquadrias de toda a cabana foram pintadas de uma cor que lembra o tom de vinho da região francesa de Burgundy. É uma nuance terrosa com menos vermelho, que dá o nome ao projeto de Casa Burgundy. Mesa, cadeiras e balanço na área externa são da Breton

 

Manarelli 8

Manarelli 9

Assim como o mobiliário sob medida do quarto, a marcenaria da cozinha foi fabricada pela Fabrilis Móveis. Com uma geometria marcante, a bancada foi feita de porcelanato (Casa Rara), material altamente resistente e com um visual que simula o travertino romano. O forro de madeira é uma novidade da NeoBambu, à venda na Casa Rara. As banquetas Yoko têm assinatura de Aristeu Pires para a Breton. Atração da área gourmet, a luminária foi desenhada pelo escritório e executada pela Luminata

 

Manarelli 10

Manarelli 11

Manarelli 12

Sinônimo de conforto e acolhimento, o quarto tem cabeceira desenhada pelo Studio GuiMa e revestida em couro (execução da Casa Rara), que acomoda a cama de casal Joá, assinada pelo designer Giácomo Tomazzi para a Breton. Destaque para a fotografia da baiana Gabriela Daltro, agraciada com o prêmio do Salão de Ribeirão Preto. Na esquadria com vidro transparente, entre o quarto e o banheiro, está a obra do artista Maurício Parra. Escultural, o móvel de corian com pés e metal tem desenho do escritório Manarelli Guimarães Arquitetura e execução da Casa Rara, de onde vem também o porcelanato

 

Edição atual


capa041
Comprar versão impressa

[+] News

DANTAS & PASSOS

03 Dezembro 2019

ARQUITETOS PHD

03 Dezembro 2019

Especialização

07 Novembro 2019
Especialização

PUC-Rio terá curso de “Arquitetura para Saúde" em 2020

Breton chega a Brasília

07 Novembro 2019
Breton chega a Brasília

Showroom de 900 m² é a nona unidade da grife de móveis no país

Nova loja

07 Novembro 2019
Nova loja

Criare inaugura showroom em Atibaia, no interior paulista

D&D Garden Design

07 Novembro 2019
D&D Garden Design

Mostra traz soluções para quem deseja ter um espaço verde dentro de casa

Brinde

05 Novembro 2019
Brinde

Staccato arma coquetel para festejar capa da IT HOME com Rogério Perez

Mi Buenos Aires querida

15 Outubro 2019
Mi Buenos Aires querida

Cidade encanta pela cultura, costumes e muita beleza

Um apê cheio de memórias

15 Outubro 2019
Um apê cheio de memórias

Reforma revitaliza imóvel dos anos 50 , sem perder a identidade da obra original

Mostra infantil

15 Outubro 2019
Mostra infantil

Ameise Design inaugura ambientes assinados e apresenta nova coleção

Novo espaço

15 Outubro 2019
Novo espaço

branco.papel de parede arma coquetel para celebrar mudança de endereço

Beleza eterna

11 Outubro 2019
Beleza eterna

As rochas naturais, aplicadas em pisos e bancadas, levam textura e elegância 

Respected by Gaggenau

10 Outubro 2019
Respected by Gaggenau

Ação valoriza o trabalho de pequenos produtores

Um lar feito de histórias e afeto

09 Outubro 2019
Um lar feito de histórias e afeto

Decoração envolvida por mobiliário e objetos passados de geração em geração

Casas modulares

09 Outubro 2019
Casas modulares

Projetadas por arquitetos de renome, elas são sustentáveis e de obra rápida e limpa

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141