Por uma vida mais leve

Hygge, o estado de espírito que virou tendência na decoração

Decor tendencias 1

Nesta residência de veraneio, a cliente desejava um refúgio onde o corpo, a mente e o olhar pudessem descansar ao passear pelos ambientes. A ideia de criar um ninho sereno, confortável, com poucos elementos decorativos levou o arquiteto Francisco Viana a propor um décor voltado ao conforto e despido de acessórios, mas com riqueza visual. 

 Em regiões absurdamente frias, como a Dinamarca, é inevitável pensar em conforto e algo que remeta ao calor de um ambiente agradável dentro de casa. Temperaturas extremamente baixas convidam a programas mais simples e intimistas, como ler um bom livro, tomando uma xícara de chá, ou degustar um vinho perto da lareira, sem pressa para nada. O bem-estar ganha prioridade e dá vez a um estilo de vida que sugere desacelerar o ritmo, sossegar e apreciar os pequenos prazeres.

Esse movimento, inverso ao que se vê nos grandes centros, foi batizado pelos dinamarqueses de hygge (lê-se algo como Hu-Ga) e talvez seja o grande motivo que faz do país escandinavo o líder mundial no ranking de felicidade da ONU. Cada vez mais difundido mundo afora, o conceito agora surge como tendência de decoração, onde vale o minimalismo, o design afetivo, elementos naturais e tudo o que remeta a doses extras de aconchego. Inspire-se nos ambientes a seguir e crie a sua versão de lar propício a uma vida mais leve.     

Decor tendencias 2

Nesta sala de estilo minimalista projetada pelo escritório AH!SIM, o clima de decoração é cozy e com um toque natural, contando com móveis de madeira clara e muitos detalhes em palha, como no tapete e nas cestas decorativas. A sala é brindada com luz em abundância por conta de uma extensa janela lateral. Peças de artesanato, livros e flores estrategicamente posicionados, um tacho de cobre e os vasos de cerâmica resgatam a memória afetiva dos moradores.

 

Decor tendencias 3

O dono deste apartamento é um jovem publicitário e ciclista, que preza pelo bem-estar e adora ler. Para atendê-lo, a arquiteta Samia Sarayedine Testa reservou um cantinho de leitura na varanda, onde o design e o conforto são palavras de ordem. Destaque para a chaise que recebe manta da Trousseau e a mesa lateral, que serve de apoio para uma boa xícara de chá para acompanhar a degustação de bons livros.

 

Decor tendencias 4

Todo o projeto deste apartamento, conduzido pela Díptico carrega a essência escandinava do conforto, muito bem representada pela harmonia da marcenaria em madeira clara. Na sala, o clima hygge começa pelo assoalho, combinado com o tapete de tons neutros. O sofá de linhas retas repleto de almofadas e as poltronas Oscar e Mole, de Sérgio Rodrigues, são um convite ao descanso. Bancos de madeira torneada por artesãos completam o cenário.

 

Decor tendencias 5

Bastante convidativo, este living projetado pela Porto Losasso Arquitetura é prova de que o estilo hygge não precisa ser monocromático nem minimalista ao extremo. A base de tons neutros permite maior liberdade no jogo de cores na decoração, que vai do rosa ao azul, passando por variadas nuances do verde. A madeira clara, presente na poltrona e nas mesas lateral e de apoio, é mais um elemento característico do décor escandinavo. A iluminação pontual reforça a sensação de conforto e o clima de aconchego.

 

Decor tendencias 6

Projetado pela RAP Arquitetura, o charmoso canto de leitura com lareira está inserido em uma ampla suíte, com banheiro aberto e integrado ao dormitório, para momentos mais intimistas. O tapete na cor Storm, as persianas da e a lareira com acabamento em mámore Armani Gris e interior em tijolo refratário, cortado tipo palito, formam uma representação perfeita da tendência hygge na decoração.

 

Decor tendencias 7

A sala projetada pela NOP Arquitetura para uma colecionadora de móveis e peças antigas reflete a personalidade marcante da moradora, contrapondo os elementos clássicos aos contemporâneos. Para quebrar a paleta de cores neutra, optou-se por móveis laqueados em tom azul Bic. As cadeiras vitorianas ganharam ainda mais destaque com as peças de design moderno. A chaise de veludo recebe almofadas e mantas para um toque extra de conforto e aconchego, fundamental para quem preza momentos de tranquilidade dentro de casa.

 

Decor tendencias 8

O estilo escandinavo norteou este projeto desenvolvido pela MN Arquitetura. Visando o pleno conforto, o escritório apostou nos tons claros e em um sofá espaçoso, que ganha complemento de almofadas e mantas para o living. O tapete demarca o ambiente e confere uma atmosfera mais aconchegante.

                                                                                                        

Edição atual

capa036
Comprar versão impressa

Comprar versão digital

[+] News

Antes & Depois

20 Março 2019
Antes & Depois

Mais vida no living

A Beleza do Imperfeito

20 Março 2019
A Beleza do Imperfeito

Kintsugi

Poética Feminina

20 Março 2019
Poética Feminina

Poltrona Betinha

Casa Nova

20 Março 2019
Casa Nova

Marengo Decor 

Um loft moderno e urbano

18 Março 2019
Um loft moderno e urbano

Atmosfera jovem, descolada e urbana para o novo lar

Materiais sofisticados e aconchego

18 Março 2019
Materiais sofisticados e aconchego

Boas idéias e ambientes dinâmicos, práticos e cheios de vida

Estilo despojado e clima praiano

18 Março 2019
Estilo despojado e clima praiano

Tudo muito prático, dinâmico e funcional para o dia a dia

Clima de alegria e descontração

18 Março 2019
Clima de alegria e descontração

Toques de personalidade e charme revelam o clima descontraído do projeto

Ay Caramba!

18 Março 2019
Ay Caramba!

Cercada pelo mar do Caribe, Cuba tem cenários paradisíacos

Casa Brasil Eliane

15 Março 2019
Casa Brasil Eliane

Grupo inaugura showroom com produtos Eliane e Decortiles em SP

Ornamento

15 Março 2019
Ornamento

Coleção Flainar

5 dúvidas sobre...home office

15 Março 2019
5 dúvidas sobre...home office

Cris Paola ensina como criar um ambiente de trabalho em casa

Extensão

15 Março 2019
Extensão

Linha Mistral

Banho Chic

14 Março 2019
Banho Chic

Toaletes Residenciais, Lindos Espaços de Luxo  

Transformação pontual

13 Março 2019
Transformação pontual

De maneira inteligente e funcional, lar ganha um novo astral

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141