Da obra ao décor

Aço e ferro se transformam em excelentes recursos na arquitetura de interiores

Serralheria 1

Os moradores deste apartamento em São Paulo são leitores vorazes e pediram um lugar especial para abrigar todos os livros. Na solução proposta pela designer de interiores Ana Veirano e pela arquiteta Alessandra Riera, da RAP Arquitetura, o grande painel revestido de folha de carvalho reúne inúmeras prateleiras de aço corten, bem finas (6 mm de espessura), que fazem as coleções parecerem flutuar. A poltrona Charles Eames contribui na criação de um canto de leitura aprazível e charmoso.

 

Se a ideia é compor estantes, esquadrias e divisórias fora do tradicional, a serralheria aparece no topo da lista como um dos materiais mais indicados para quem busca alternativas inovadoras. Seja para imprimir uma atmosfera vintage ou contemporânea nos ambientes de casas e apartamentos, ela se mostra versátil e, muitas vezes, econômica. “Além de ter um custo bastante razoável, ela dá um estilo mais despojado ao móvel, trazendo a ideia de uma peça industrial, tão em alta atualmente”, afirma a arquiteta Christiane Sacco, do escritório CSDA Arquitetura + Interiores.

Antes praticamente restrita a portas e fachadas, a serralheria vem ganhando novos usos e combinações, em versões mais modernas e descoladas. “Usamos bastante não só por ser algo de referência retrô, mas também por ser um material flexível, que nos dá liberdade de experimentar com o design de mobiliário e de interiores”, fala a arquiteta Camila Stump, do Estúdio Minke.

Serralheria 2

Nesta varanda contígua à cozinha, os arquitetos Marcelo Diniz, Mateus Finzetto e a designer de interiores Deise Pucci apostaram na serralheria para criar uma horta bem diferente, possibilitando que a chef possa colher os temperos e as ervas usadas nos cardápios. O trio usou perfis de aço corten e prateleiras de pedras, dispostas em planos alternados, para dispor as caixas feitas com tábuas de eucalipto e um puxador de ferro onde estão as hortaliças. Na base, uma composição de vasos de fibra acomodam temperos arbustivos, como alecrim, manjericão, cidreira, salsinha e lavanda. 

 

Serralheria 3

Com uma mistura de materiais e cores, as arquitetas Fabiana Silveira e Patricia de Palma, da SP Estudio, conseguiram trazer para este apartamento uma proposta mais atual e descolada. A estante ajuda a reforçar essa ideia e ainda atende uma necessidade dos moradores de dispor de um canto de leitura com apoio para os livros. “Isso sem criar um ambiente com cara de biblioteca”, explica Fabiana. Para dar forma ao móvel de 2,17 x 2,43 m, com diversos nichos, a dupla mesclou vergalhões metálicos e caixas de melamina amadeirado, ora com portas, ora com nichos abertos.

 

Serralheria 4

Sempre pronta para receber os amigos para churrascos ou jantares informais, a varanda criada por Daniele Okuhara e Beatriz Ottaiano, da doob Arquitetura, também conta com um lugar para o casal de moradores ler e relaxar. Sobre o tablado de pinus maciço, a estante com estrutura metálica abriga várias plantinhas, xodó dos proprietários. Ela foi feita de aço com pintura eletrostática preta e traz nichos de MDF revestidos de folha de pinus natural.

 

Serralheria 5

Ponto de encontro da família, a varanda gourmet desta casa paulistana ganhou uma atmosfera casual e despojada com a estante que mistura aço galvanizado preto e cumaru. Projetada pelas arquitetas Christiane Sacco e Denise Abdalla, do escritório CSDA Arquitetura + Interiores, ela proporcionou beleza e funcionalidade ao ambiente. “No dia a dia, ela serve como apoio para utilitários e comidas e, quando está fora de uso, enfeita e ainda separa os ambientes, oferecendo privacidade”, conta Christiane.

 

Serralheria 6

Para resgatar o estilo arquitetônico original do apartamento, construído nos anos 1970, as arquitetas Camila Stump e Nabila Sukrieh, do Estúdio Minke, incorporaram alguns elementos contemporâneos e industriais ao projeto. Além do cobogó, a dupla propôs duas portas de correr com vidro canelado e uma cristaleira, formando uma única estrutura que divide a sala e a cozinha. “As folhas, que correm em um trilho aparente, somam 1,70 m de comprimento e têm 2,10 m de altura”, explica Camila.

 

Serralheria 7

No living deste apartamento mineiro, o arquiteto Léo Shehtman cumpriu a missão de criar uma decoração prática, contemporânea e, ao mesmo tempo, acessível. Desenhada pelo profissional e executada por um serralheiro local, a estante (6 m de comprimento) é feita de ferro e tem acabamento branco para se tornar mais leve. “O uso da serralheria, que está em alta, é uma ideia com ótimo custo-benefício, delicada e dá um toque moderno ao projeto”, afirma Léo.

 

Serralheria 8

Quem entra neste apartamento na zona sul paulistana se depara com uma divisória incomum, feita de vergalhões e com ares de instalação artística. “Ela reconfigura a passagem da sala para a cozinha”, explica a arquiteta Ana Yoshida. Com vocação brutalista, esse recurso ajudou a desviar os olhares para a cozinha, que abriga fogão, bancada e outros elementos. Além disso, o painel estreito ocupa pouco espaço e custou bem menos do que um modelo equivalente de marcenaria.

Edição atual



capa032

[+] News

Prático, funcional e integrado

14 Setembro 2018
Prático, funcional e integrado

Bem arejado, projeto prioriza espaços com boa circulação e iluminação natural

Ao Ar Livre

13 Setembro 2018
Ao Ar Livre

Linha Tibbo

Cidade de Constantino

13 Setembro 2018
Cidade de Constantino

Berço da civilização, Istambul, na Turquia, foi capital dos impérios Romano e Otomano

Paulo Mendes da Rocha

13 Setembro 2018
Paulo Mendes da Rocha

Arquiteto é tema de exposição no Itaú Cultural

7 truques para ampliar espaços

12 Setembro 2018
7 truques para ampliar espaços

Arquiteta Cristiane Schiavoni lista soluções simples para trazer amplitude visual

Forma e Função

12 Setembro 2018
Forma e Função

Mesas de apoio da linha Sun

Paraíso High Tech

11 Setembro 2018
Paraíso High Tech

Tóquio é o exemplo de uma megalópole bem organizada e cheia de contrastes

Antes & Depois

11 Setembro 2018
Antes & Depois

Área gourmet é reformulada e segue estilo industrial, com uma leve pegada retrô

5 dúvidas sobre...sala de jantar

11 Setembro 2018
5 dúvidas sobre...sala de jantar

Arquiteta Nicole Finkel responde 

Giro Décor

06 Setembro 2018
Giro Décor

Visitamos as duas unidades da Loeil, em São Paulo

Luz & Design

05 Setembro 2018
Luz & Design

Luminárias, pendentes e abajures para diferentes estilos de ambientes

Minimalismo

05 Setembro 2018
Minimalismo

Mesa Lateral Cloe

Subway-Tiles

05 Setembro 2018
Subway-Tiles

Porcelanato Grid

Entrevistamos os designers do atelie oï

04 Setembro 2018
Entrevistamos os designers do atelie oï

Trio suíço é tema de exposição no Museu da Casa Brasileira  

Décor Sustentável

04 Setembro 2018
Décor Sustentável

Gamela Corte da Terra

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141