Paredes com personalidade

Inspire-se nesta seleção de papéis e transforme o décor em minutos 

Papel de parede 1

Clima Jovem e Moderno
Na imagem acima, para trazer um impacto visual ao quarto do adolescente, as arquitetas Fabiana Silveira e Patricia de Palma, do SP Estudio, recorreram a um papel de parede com grafismo. Autoadesivo e feito de vinil, material fácil de limpar, ele foi aplicado com a ajuda de uma espátula sobre a superfície totalmente lisa. “Seguimos uma linha mais clean e contemporânea, combinando com as cores claras de todo o apartamento”, explica Fabiana.

 

Papel de parede 2

Entrada Intimista e Cênica

No canto de leitura deste apartamento, próximo da entrada, o preto foi a cor escolhida pela arquiteta Camila Valentini para deixar a área mais intimista e aconchegante. O revestimento parece madeira escura, mas, na verdade, trata-se de um papel de parede que imita boiserie (Orlean). Feito de neoprene e com 0,5 cm de espessura, ele é fácil de aplicar e ainda melhora a acústica do ambiente.

 

Papel de parede 3

Azul da Cor do Céu
Integrados e confortáveis, os ambientes da área social desta casa estimulam o convívio da família, que ama receber os amigos. A sala de jantar chama a atenção de quem chega e acredita que a parede é coberta por uma delicada pintura. Na verdade, Ricardo Caminada e Daniela Cianciaruso, da Díptico Design, recorreram a um revestimento mais fácil de aplicar e manter. O papel de parede, que quebra a monotomia e traz movimento ao espaço, é assinado pelas artistas do Atelier de Pinturas Carlota e Adriana. “Faz alusão à cor do céu e acrescenta um elemento natural ao décor”, explica Daniela.

 Veja também: Os últimos lançamentos do mercado para dar cara nova às suas paredes

Papel de parede 4

Geometria em Preto e Branco
Nada convencional, este apartamento de uma artista plástica é recheado de obras de arte e muita personalidade. A arquiteta Cris Paola repaginou todos os espaços, móveis e objetos para dar uma atmosfera leve à decoração. Uma das atrações da reforma é a estante feita de estrado de cama reaproveitado pela proprietária, muito bem valorizada pelo papel de parede com geometria em preto e branco aplicado atrás do móvel. “Gosto sempre de dar novo uso e função a peças já existentes”, comenta Cris Paola.

 

Papel de parede 5

Profusão de Nuances
Recém-entregue pela construtora, este apartamento não passou por mudanças estruturais, mas ganhou mais charme e elegância com a reforma pontual orquestrada pela arquiteta Erica Mare e pela designer de interiores Fabiola Galeazzo, da D2N Arquitetura e Interiores. “Trabalhamos com uma base neutra e demos foco em alguns elementos, como a parede do jantar, que imprime personalidade à área social”, explica Fabiola. As cores do papel de parede trouxeram harmonia, jovialidade e contemporaneidade para o projeto.

 

Papel de parede 6

Romantismo Clássico
Para compor uma decoração clássica com estilo inglês, o arquiteto Lisandro Piloni, da Piloni Arquitetura, adotou elementos decorativos escuros e ainda conquistou um ambiente aconchegante e acolhedor. Com motivos florais e tons profundos, o papel de parede trazido dos Estados Unidos pelos moradores combina perfeitamente com os tecidos eleitos para cortinas e almofadas. “Ele solicitaram o uso de uma cor escura para imprimir uma atmosfera quente e tornar o espaço mais gostoso para descansar”, explica.

 

Papel de parede 7

Toque Masculino
Sem quebrar ou erguer paredes, o apartamento mudou completamente com a reforma comandada pelo arquiteto Marcos Vaz e pela decoradora Iris Filomena, do escritório Filomena & Vaz. “A proposta foi dar um ar masculino e moderno, já que o proprietário é solteiro e mora sozinho”, conta Iris. Realçando o imponente bufê azul bic, a parede recebeu papel de veludo com estampa geométrica e alto relevo (Marengo Decor). “O uso do preto se encaixou perfeitamente com o restante da decoração e o grafismo realçou ainda mais as linhas retas do projeto”, afirma Iris.

 

Papel de parede 8

Contraste Total

Para compor esse espaço, o arquiteto e designer Léo Shehtman se inspirou no princípio da filosofia chinesa do Yin e Yang, que descreve a dualidade de duas energias opostas que, apesar de contraditórias, são complementares. Partindo dessa premissa, o profissional utilizou o contraste entre luz e sombra, claro e escuro, tudo em harmonia, para criar uma realidade tangível ao olhar e ao sentir.A referência à pop-art pode ser conferida no papel de parede Halftone Degradê, da Pormade by Blackpaper, que traz a repetição de pontos e bolas, inspiradas no trabalho da artista Japonesa Yayoi Kusama.

 

Papel de parede 9

Decoração Vibrante
Neste quarto infantil, a designer de interiores Adriana Fontana tinha o desafio de acomodar duas crianças de sexos e idades diferentes. “Para manter a individualidade, apesar de compartilharem do mesmo ambiente, optamos em destacar as cores de cada cama com as colchas rosa e azul”, explica a profissional. Autoadesivo, o papel de parede (Casulo) aplicado atrás da cama apresenta a fusão dessas duas cores e destaca a marcenaria branca.

 

Papel de parede 10

Refeições Descontraídas
Com espírito leve e divertido, a copa do apartamento virou o ambiente perfeito para as refeições da família. Como os moradores queriam bastante toque de cor, as arquitetas Ana Cristina Tavares e Claudia Krakowiak Bitran, da KTA Arquitetura, começaram a composição do ambiente a partir dos papeis de parede com toque de laranja e um mix divertido de listras finas e grossas. “Já a marcenaria, onde ficam expostas as peças de decoração, joga com volumes fechados e abertos, trazendo um gostoso equilíbrio ao projeto”, explica Ana Cristina.

 

Papel de parede 11

Na Onda do Tie-Dye
Os donos deste apartamento são amantes e colecionadores de arte. Por isso, no quarto de uma das filhas, a arquiteta Alessandra Riera e a designer de interiores Ana Veirano, da RAP Arquitetura, elegeram um papel de parede com a modernidade do tie-dye (Orlean), contrastando com a madeira freijó da cabeceira. “Essa opção não só aquece o ambiente, como traz uma elegante composição de cores, como em uma tela”, explica Ana. “Recomendamos o uso desse revestimento em qualquer área social de um apartamento até em lavabos e copas”, completa.

 

Papel de parede 12

Visual Retrô
Esse estilo, influenciado pelas décadas de 60, 70 e 80 e suas cores marcantes, serviu de ponto de partida para a reforma do quarto, comandada pelos designers de interiores Tereza Bissoto, Rosangela Pimenta e Rafael Gomez, do escritório In.Tetto Arquitetura & Interiores. As nuances, presentes na escrivaninha e na cabeceira estofada, dão vida ao estampado do papel de parede (Marengo Decor). “É um recurso incrível para levantar o astral de um ambiente e completar o cenário”, afirma Rosangela.

 

Papel de parede 13

Praticidade e Elegância
A busca de acabamentos resistentes e simples de manter norteou as escolhas da arquiteta Ana Yoshida, que também partiu de uma paleta sóbria. Enquanto as cadeiras têm estofado de couro, a mesa de madeira branca leva tampo de vidro – tudo fácil de limpar. À vista de quem chega está o papel de parede estampado. Outro destaque são as três folhas de correr de freijó recolhidas quando os donos cozinham para os amigos.

 

 

 

 

 

Edição atual

capa034


C
omprar versão impressa

Comprar versão digital

[+] News

Lançamento Anuário IT HOME

05 Dezembro 2018
Lançamento Anuário IT HOME

Coquetel reuniu profissionais do universo arq&decor para brindar a edição especial 

Paraíso Maia

23 Novembro 2018
Paraíso Maia

Cancun tem cenário belíssimo e muita história para contar

Black Friday!

22 Novembro 2018
Black Friday!

Móveis, pendentes, revestimentos e acessórios com até 70% de desconto 

Encontro de gerações

30 Outubro 2018
Encontro de gerações

 Casa projetada para mãe, filha e avó une mobiliário clássico a peças modernas

Apê com atmosfera masculina

30 Outubro 2018
Apê com atmosfera masculina

Contemporâneo e despojado, projeto mescla tendências rústicas e industriais

Loeil chega a Campinas

15 Outubro 2018
Loeil chega a Campinas

Marca inaugura sua terceira loja, a primeira fora da capital paulista

Evento brinda capa com Cris Schiavoni

15 Outubro 2018
Evento brinda capa com Cris Schiavoni

Saccaro e Mont Blanc Mármores armaram coquetel em homenagem à arquiteta

Prático, funcional e integrado

14 Setembro 2018
Prático, funcional e integrado

Bem arejado, projeto prioriza espaços com boa circulação e iluminação natural

Ao Ar Livre

13 Setembro 2018
Ao Ar Livre

Linha Tibbo

Cidade de Constantino

13 Setembro 2018
Cidade de Constantino

Berço da civilização, Istambul, na Turquia, foi capital dos impérios Romano e Otomano

Paulo Mendes da Rocha

13 Setembro 2018
Paulo Mendes da Rocha

Arquiteto é tema de exposição no Itaú Cultural

7 truques para ampliar espaços

12 Setembro 2018
7 truques para ampliar espaços

Arquiteta Cristiane Schiavoni lista soluções simples para trazer amplitude visual

Forma e Função

12 Setembro 2018
Forma e Função

Mesas de apoio da linha Sun

Paraíso High Tech

11 Setembro 2018
Paraíso High Tech

Tóquio é o exemplo de uma megalópole bem organizada e cheia de contrastes

Antes & Depois

11 Setembro 2018
Antes & Depois

Área gourmet é reformulada e segue estilo industrial, com uma leve pegada retrô

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141