Entrevista: Beto Cocenza

Conversamos com o criador do BOOMSPDESIGN

beto boom

 Há 11 anos, Beto Cocenza criou o BOOMSPDESIGN por acreditar no design como agregador de valor. Desde então, já ajudou a lançar diversos profissionais e intermediou dezenas de negócios entre marcas e criativos. Dia 19 começa mais uma edição de seu Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Arte, no Lounge Bienal, outra vez como um dos eventos âncoras da Semana de Design de São Paulo. A seguir, Beto fala sobre a evolução do BOOM e as novidades deste ano.

1 – Quando criou o BOOMSPDESIGN, tinha ideia da evolução que ele sofreria ao longo dos anos?

Quando criei o BOOMSPDESIGN, em 2008, percebi que o mercado precisava se reciclar, precisava de novas ideias para fomentar novos negócios. O evento começou apenas com o formato de palestras e uma mini exposição. E foi assim durante alguns anos. Ele cresceu efetivamente nos últimos 3 anos, quando começou a ser feito no Lounge Bienal, local que pudemos colocar em prática as ideias que tínhamos, que era a de fazer instalações para mostrar mais conteúdo, inserir novos designers para expor peças autorais ou com tiragem limitadas e, claro, levar conteúdo com as palestras. Desde então, sempre convidamos um designer ou arquiteto para fazer a instalação cenográfica do projeto e elegemos um designer do ano. Então, tinha a ideia de que podia crescer, sim. Ainda há bastante espaço para crescer. Acreditamos muito nisso.

 2 – Qual o objetivo do evento? Ele se manteve durante as 12 edições?

O objetivo é justamente levar novas ideias e fomentar novos negócios para a área de decoração, arquitetura e design. E por cumprir essa premissa, o evento tem se mantido por todo esse tempo, e sempre crescendo. Desde que o evento nasceu, colocamos os profissionais de arquitetura e designer de interiores e designers para trocar ideias, para fazerem conexões, uniões e produzirem juntos. Como exemplo, temos a St. James que produz peças desenhadas por Rui Ohtake e Luiz Pons, sob nossa curadoria. É uma evolução, é uma parte de consultoria e de união de marcas, que leva um tempo maior para ser estabelecido, mas que está se consolidando.


3 – Qual a expectativa para esse ano de público e de parcerias?

Para este ano temos aproximadamente 15 designers/empresas expondo no designer 2x2, que apresenta novos talentos. Temos também cerca de 15 empresas mostrando suas instalações. Como exemplo, temos a instalação do designer do ano, o Harry Allen. Ela é maravilhosa e bastante interessante. Conta com uma trilha sonora feita em Londres por uma especialista em trilhas para exposições e filmes de grandes nomes.

4 – O que você considera como destaques da edição 2019?

 O grande destaque deste ano é a instalação conceitual criada pelo arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl e sua equipe da SPOL Architects. Nela, 10 mil folhas de papel usadas por escritórios de arquitetura, tratadas com material antichamas, formarão uma grande escultura pendente do teto, mostrando a importância de ressignificar os recursos naturais. Outro destaque é o concurso Clube Casa Autoral, que tem o intuito de valorizar a criação autoral dos profissionais associados ao Club&Casa Design. Esse concurso aproxima profissionais e lojistas associados no Estado.

5 – Este ano o evento terá diversas instalações com marcas apoiadoras. Como avalia essa iniciativa das marcas do segmento apresentarem os produtos de forma mais criativa?

Eu acho fundamental, principalmente para o nosso público, que já é abordado diariamente pelas marcas. E o BOOMSPDESIGN promove isso por meio de admiração da marca, por ela estar apoiando um projeto de design desenvolvido especialmente para aquele momento, de 3 dias. E as marcas têm cada vez mais acreditado no que temos proposto e investido nesse sentido.

6 – Quais critérios você leva em conta para escolher o Designer do Ano?

 São alguns critérios objetivos e subjetivos. A escolha passa por uma análise para entendermos a razão e a forma de criar do profissional, e quais aspectos ele impacta na comunidade, de uma forma geral, seja local ou mundial. Harry Allen, por exemplo, é um designer que já desenhou até para a indústria da minha família. Ele também tem importantes trabalhos para grandes marcas, como a Johnson & Johnson. O trabalho dele é bastante inovador, por isso está conosco este ano.

Edição atual


capa040
Comprar versão impressa

[+] News

Pernas pra que te quero

19 Setembro 2019
Pernas pra que te quero

Correr alivia tensões melhora a saúde, e é sinônimo de liberdade e energia

Casa com afeto

17 Setembro 2019
Casa com afeto

Acolhedor e funcional, apê reflete personalidade e muito bom gosto

O nexo dos abstratos de Sueli Dabus

17 Setembro 2019
O nexo dos abstratos de Sueli Dabus

Obras da artista transmitem uma percepção delicada de que a vida é um espetáculo

Design e ecologia

17 Setembro 2019
Design e ecologia

Nova linha de tapetes é feita de nylon regenerado

Cor e personalidade

16 Setembro 2019
Cor e personalidade

Totalmente reformado, este duplex revela um mix irreverente e criativo

Entre Retas e Curvas

16 Setembro 2019
Entre Retas e Curvas

Poltrona Zé

Olhar Adiante

16 Setembro 2019
Olhar Adiante

Armário Síntese

Traço Urbano

16 Setembro 2019
Traço Urbano

Coleção Morada Brasileira. Stories

Vez delas

16 Setembro 2019
Vez delas

Coleção revela o olhar feminino para o design

Luxo em alto mar

15 Setembro 2019
Luxo em alto mar

Megaiate de 180 pés tem tecnologia de ponta e design inovador

Riqueza natural

15 Setembro 2019
Riqueza natural

Peças em madeira amazônica ganham um toque dourado das folhas de ouro

A Nobre Arte

11 Setembro 2019
A Nobre Arte

Boxe é um esporte saudável e de muita técnica, embora pareça bruto

O Valor das frutas

11 Setembro 2019
O Valor das frutas

Uma dieta rica em frutas deixa a vida mais saudável e a pele mais bonita

Beleza Histórica

11 Setembro 2019
Beleza Histórica

Machu Picchu fascina por sua arquitetura rústica e por seu passado

Equilibrando o Organismo

19 Agosto 2019
Equilibrando o Organismo

Fibras ajudam a regular o intestino e melhorar o metabolismo

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141