Cálice de Saúde

Propriedades do vinho proporcionam benefícios ao corpo

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O vinho sempre foi sinônimo de glamour. Não há quem não goste de apreciar um bom tinto acompanhando um jantar especial ou até mesmo uma reunião com os amigos. Para quem mantém esse habito, melhor ainda é saber que são cada vez mais fartas, claras e objetivas as pesquisas que associam o consumo da bebida com uma melhor qualidade de vida.
Os benefícios de beber um copo de vinho tinto todos os dias foram discutidos ao longo da última década, depois da descoberta do “Paradoxo Francês” (os franceses tinham baixos índices de problemas cardíacos apesar de suas dietas ricas em colesterol). Estudos mostraram que o segredo poderia ser um cálice ou dois de vinho tinto durante o jantar.
Recente pesquisa publicada pelo Archives of Internal Medicine, nos Estados Unidos, analisou 363 homens e 330 mulheres com idades entre 29 e 34 anos. Os autores do trabalho compararam pessoas que bebiam vinhos com as que consumiam cerveja, e as que abstinham com as que consumiam os dois tipos de bebidas. Resultado: o consumo do vinho esta, sim, diretamente ligado à sua saúde cardíaca.
Segundo a nutricionista Andréia João, além dos componentes já presentes na própria uva, o vinho possui grande quantidade de compostos ativos, formados durante seu processo de fermentação. Dentre eles, podemos destacar os componentes fenólicos, como os flavonoides que desempenham função antisséptica, antivirótica e protegem os vasos sanguíneos.
Uma taça de vinho também contém resveratrol, um poderoso antioxidante. A bebida propicia aumento do bom colesterol (HDL) e evita que placas de gordura se acumulem nos vasos sanguíneos, o que poderia levar a infartos e AVC. Além disso, também possui cromo e silício, micronutrientes envolvidos na limpeza das paredes das artérias, na formação de colágeno e na calcificação dos tecidos ósseos, protegendo unhas, cabelos, pele e tecidos de sustentação.
Tomar vinho demais, porém, pode atrapalhar os benefícios proporcionados pela bebida, pois pode inibir a absorção e aproveitamento dos nutrientes pelo organismo.
Embora especialistas indiquem de um a dois cálices de vinho por dia, a nutricionista Thaís Navarro alerta que vários fatores influenciam nos limites de ingestão diária, como sexo, idade, condições de saúde e uso de medicamentos. “Cada caso é um caso, não existe uma quantidade padrão, tudo depende das particularidades”, avisa.
Apesar dos benefícios, o vinho não deixa de ser uma bebida alcoólica e todo cuidado é válido. O consumo excessivo traz todos os prejuízos decorrentes do álcool, e no caso de pessoas diabéticas, por exemplo, deve ser evitado por alterar a glicemia.
"Para que se obtenha os mesmos beneficios é orientado ingerir suco de uva, pois a fruta possui praticamente os mesmos compostos presentes no vinho, com a vantagem de não ter alcool", ensina Andréia.
Mas para quem não abre mão do prazer de degustar um bom cálice de vinho, vale ressaltar a indicação da American Heart Association: a boa saúde cardíaca também depende de uma dieta saudável, da prática de exercicios fisicos regulares e da manutenção de um peso corpóreo adequado.
Um cálice de vinho tem função antisséptica, antivirótica e protege os vasos sanguíneos.

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