Home Run

Tradicional na Ásia e Américas, beisebol tem seguidores fiéis também no Brasil

Home Run 1 ok

 

Muitos o definem como um esporte de japoneses. Puro preconceito! O beisebol é fortíssimo no mundo todo, sobretudo na Ásia e na América Latina. Em países como Venezuela, Cuba e República Dominicana é, inclusive, o esporte número 1, a frente do futebol, por exemplo.

Por aqui, ainda carece de estrutura, mas tem ganhado mais e mais seguidores, desafiando a fama de esporte de colônia que o beisebol ganhou por ser praticado por japoneses imigrantes. É inegável, porém, que eles ainda constituem a maioria dos jogadores em solo tupiniquim.

Assim aconteceu com o futebol americano, o encantamento de brasileiros com o esporte se deu a partir do momento em que a televisão passou a tratar a modalidade com mais respeito e de uma forma mais divertida e clara, para que a assimilação fosse mais simples. Isto porque não é fácil manter-se interessado por um jogo estratégico e eventualmente muito lento (que pode durar mais de quatro horas) com uma narração apenas técnica, feita em inglês.
Apesar de ser lenta e estratégica, uma partida de beisebol tem regras simples e de fácil compreensão e reserva alguns momentos de muita emoção.

ENTENDA O JOGO

Cada time é formado por nove jogadores: um arremessador, um pegador, um primeira-base, um segunda-base, um “short-stop”, um terceira-base e três fields, que jogam fora do “diamante” (como é chamada a área principal do jogo), sendo um no centro e mais um de cada lado (esquerda e direita).

A partida é dividida em nove “entradas”, onde os times se revezam em ataque e defesa. Cada equipe tem a chance de rebater até que três jogadores sejam eliminados. A defesa elimina um atacante pegando uma bola rebatida ainda no ar ou fazendo com que a bola chegue à base antes do corredor. Pode-se, também, eliminar o atacante se o defensor encostar com a bola no corredor ou ainda através de três “strikes” lançados pelo arremessador.

O objetivo do jogo é simples: rebater a bola lançada pelo arremessador e, assim, impulsionar as corridas de seus companheiros pelas três bases do campo até a “casa”, para que se marque um ponto.

Home Run 2 ok
Cada time tem uma rotação titular de quatro arremessadores e mais uma infinidade de arremessadores reservas com funções especificas. É necessário um numero grande de lançadores, pois numa única partida de beisebol podem ser desferidos mais de 100, 150 lançamentos que atingem mais de 120 milhas por hora.

Haja braço. E haja precisão também, uma vez que o arremesso precisa atingir uma determinada área para ser considerado bom.um arremesso bom é chamado de strikes e, para tanto, deve ser lançado dentro de um quadrado imaginário formado pelos limites que vão desde a altura dos joelhos até as axilas de quem está rebatendo. Três arremessos dentro desta zona eliminam o rebatedor.

Um arremesso fora desse quadrado imaginário é considerado ruim e chamado de “Ball”. Com quatro arremessos ruins, o arremessador dá ao rebatedor o direito de avançar à primeira-base, no chamado “walk”. Quando um arremessador esta em dificuldades no jogo ou enfrenta um rebatedor muito bom, pode dar um “walk” intencional a ele, arremessando quatro bolas ruins propositalmente fora da zona de strike, para assim tentar eliminar o jogador seguinte.
Qualquer jogador que chegar em base pode avançar, mesmo antes de uma rebatida do seu companheiro a seguir. Se ele chegar à próxima base antes da bola, então terá conseguido um “roubo”. Este roubo de base normalmente acontece em partidas mais disputadas, de placar baixo e sempre é feita por jogadores mais baixos e rápidos. Em situações extremas, quando um time esta perto de perder a partida e tem um jogador na terceira-base, ele pode se arriscar a roubar a “casa” (local onde ficam os rebatedores). É uma jogada raríssima, mas muito emocionante pelo grau de dificuldade, já que a casa é protegida o tempo todo pelo rebatedor ou “catcher”.

Entretanto, a jogada mais esperada e comemorada de uma partida é o Home Run, quando o rebatedor consegue mandar a bola para fora dos limites do campo. Neste caso, a equipe pode somar de 1 a 4 pontos, dependendo do numero de jogadores que estiverem em base naquele momento.

Caso esteja vendo um jogo de beisebol e ouça Home Run, pode vibrar. Para os fãs do esporte é como se fosse um gol para os apaixonados por futebol.

Home Run 3 ok

Home Run 4 ok

 

Edição atual

capa037Comprar versão impressa

Comprar versão digital

[+] News

Confortável e elegante

18 Abril 2019
Confortável e elegante

Espaços para compartilhar a vida com a família e amigos

O prazer de celebrar a vida

18 Abril 2019
O prazer de celebrar a vida

Amplitude, aconchego e funcionalidade como pontos de partida

Conforto e requinte no campo

18 Abril 2019
Conforto e requinte no campo

Recantos aconchegantes para receber amigos e a família

Romântico e aconchegante

18 Abril 2019
Romântico e aconchegante

Lazer integrado com a natureza

Inovação e sustentabilidade

16 Abril 2019
Inovação e sustentabilidade

Multinacional tem conceito mais leve e divertido 

Praticidade e aconchego

16 Abril 2019
Praticidade e aconchego

Pinceladas de cor e elementos-surpresas

Sobriedade e elegância

16 Abril 2019
Sobriedade e elegância

Ambientes sofisticados refletem personalidade

Despojado e fora do convencional

16 Abril 2019
Despojado e fora do convencional

Privacidade ideal para o dia a dia dos funcionários

Ornare celebra estreia no iSaloni

15 Abril 2019
Ornare celebra estreia no iSaloni

Família Schattan recebe convidados em tradicional jantar em Milão

Prático e versátil

11 Abril 2019
Prático e versátil

Apê valoriza a funcionalidade e tem a marcenaria como aliada

Cidade Das Flores

11 Abril 2019
Cidade Das Flores

Holambra se destaca com evento que traz muitas variedades de flores

Jardim Em Casa

10 Abril 2019
Jardim Em Casa

Plantas e flores trazem tranquilidade ao ambiente

Casa de criativos

10 Abril 2019
Casa de criativos

Despojado e nada óbvio, projeto realça o gosto pelo colecionismo 

Bem-estar em Gotas

10 Abril 2019
Bem-estar em Gotas

Óleos aromáticos ajudam a cuidar do corpo e da mente

Pequeno notável

08 Abril 2019
Pequeno notável

Materiais moderninhos trazem personalidade ao apê 

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141