Home Run

Tradicional na Ásia e Américas, beisebol tem seguidores fiéis também no Brasil

Home Run 1 ok

 

Muitos o definem como um esporte de japoneses. Puro preconceito! O beisebol é fortíssimo no mundo todo, sobretudo na Ásia e na América Latina. Em países como Venezuela, Cuba e República Dominicana é, inclusive, o esporte número 1, a frente do futebol, por exemplo.

Por aqui, ainda carece de estrutura, mas tem ganhado mais e mais seguidores, desafiando a fama de esporte de colônia que o beisebol ganhou por ser praticado por japoneses imigrantes. É inegável, porém, que eles ainda constituem a maioria dos jogadores em solo tupiniquim.

Assim aconteceu com o futebol americano, o encantamento de brasileiros com o esporte se deu a partir do momento em que a televisão passou a tratar a modalidade com mais respeito e de uma forma mais divertida e clara, para que a assimilação fosse mais simples. Isto porque não é fácil manter-se interessado por um jogo estratégico e eventualmente muito lento (que pode durar mais de quatro horas) com uma narração apenas técnica, feita em inglês.
Apesar de ser lenta e estratégica, uma partida de beisebol tem regras simples e de fácil compreensão e reserva alguns momentos de muita emoção.

ENTENDA O JOGO

Cada time é formado por nove jogadores: um arremessador, um pegador, um primeira-base, um segunda-base, um “short-stop”, um terceira-base e três fields, que jogam fora do “diamante” (como é chamada a área principal do jogo), sendo um no centro e mais um de cada lado (esquerda e direita).

A partida é dividida em nove “entradas”, onde os times se revezam em ataque e defesa. Cada equipe tem a chance de rebater até que três jogadores sejam eliminados. A defesa elimina um atacante pegando uma bola rebatida ainda no ar ou fazendo com que a bola chegue à base antes do corredor. Pode-se, também, eliminar o atacante se o defensor encostar com a bola no corredor ou ainda através de três “strikes” lançados pelo arremessador.

O objetivo do jogo é simples: rebater a bola lançada pelo arremessador e, assim, impulsionar as corridas de seus companheiros pelas três bases do campo até a “casa”, para que se marque um ponto.

Home Run 2 ok
Cada time tem uma rotação titular de quatro arremessadores e mais uma infinidade de arremessadores reservas com funções especificas. É necessário um numero grande de lançadores, pois numa única partida de beisebol podem ser desferidos mais de 100, 150 lançamentos que atingem mais de 120 milhas por hora.

Haja braço. E haja precisão também, uma vez que o arremesso precisa atingir uma determinada área para ser considerado bom.um arremesso bom é chamado de strikes e, para tanto, deve ser lançado dentro de um quadrado imaginário formado pelos limites que vão desde a altura dos joelhos até as axilas de quem está rebatendo. Três arremessos dentro desta zona eliminam o rebatedor.

Um arremesso fora desse quadrado imaginário é considerado ruim e chamado de “Ball”. Com quatro arremessos ruins, o arremessador dá ao rebatedor o direito de avançar à primeira-base, no chamado “walk”. Quando um arremessador esta em dificuldades no jogo ou enfrenta um rebatedor muito bom, pode dar um “walk” intencional a ele, arremessando quatro bolas ruins propositalmente fora da zona de strike, para assim tentar eliminar o jogador seguinte.
Qualquer jogador que chegar em base pode avançar, mesmo antes de uma rebatida do seu companheiro a seguir. Se ele chegar à próxima base antes da bola, então terá conseguido um “roubo”. Este roubo de base normalmente acontece em partidas mais disputadas, de placar baixo e sempre é feita por jogadores mais baixos e rápidos. Em situações extremas, quando um time esta perto de perder a partida e tem um jogador na terceira-base, ele pode se arriscar a roubar a “casa” (local onde ficam os rebatedores). É uma jogada raríssima, mas muito emocionante pelo grau de dificuldade, já que a casa é protegida o tempo todo pelo rebatedor ou “catcher”.

Entretanto, a jogada mais esperada e comemorada de uma partida é o Home Run, quando o rebatedor consegue mandar a bola para fora dos limites do campo. Neste caso, a equipe pode somar de 1 a 4 pontos, dependendo do numero de jogadores que estiverem em base naquele momento.

Caso esteja vendo um jogo de beisebol e ouça Home Run, pode vibrar. Para os fãs do esporte é como se fosse um gol para os apaixonados por futebol.

Home Run 3 ok

Home Run 4 ok

 

Edição atual

capa038Comprar versão impressa

Comprar versão digital

[+] News

História De Uma Lenda

24 Junho 2019
História De Uma Lenda

Para os amantes das duas rodas, Harley-Davidson não é apenas uma moto.

Planta Do Bem

24 Junho 2019
Planta Do Bem

Rica em nutrientes, Aloe Vera equilibra o organismo e mantém a saúde

Subindo a Serra

24 Junho 2019
Subindo a Serra

Campos do Jordão é o point do inverno paulista

Espaços reinventados

13 Junho 2019
Espaços reinventados

Materiais equilibrados dão charme e deixam os ambientes harmônicos 

Espaços amplos e convidativos

13 Junho 2019
Espaços amplos e convidativos

Ambientes convidativos para receber familiares com o máximo de conforto

Balneário Do Luxo

11 Junho 2019
Balneário Do Luxo

Punta Del Este é o destino preferido de descolados, ricos e famosos 

Refeição Em Cinco Cores

11 Junho 2019
Refeição Em Cinco Cores

Prato colorido é sinal de uma alimentação saudável e equilibrada

Adrenalina a Mil

11 Junho 2019
Adrenalina a Mil

Excitante e desafiador salto de paraquedas põe nervos à prova

5 dúvidas sobre...décor no outono

07 Junho 2019
5 dúvidas sobre...décor no outono

Ana Yoshida dá dicas práticas para deixar a casa mais aconchegante na estação

Transformação total

06 Junho 2019
Transformação total

Tons sóbrios, design atemporal e uma marcenaria estratégica

Charme discreto

06 Junho 2019
Charme discreto

Ambientes integrados e uma base neutra e contemporânea 

Toque Artesanal

05 Junho 2019
Toque Artesanal

Mesas Tríade

Forma e Função

05 Junho 2019
Forma e Função

Poltrona Noa

Versão Brasileira

05 Junho 2019
Versão Brasileira

Roca Gallery

Doce balanço

30 Maio 2019
Doce balanço

Redes e poltronas! Inspire-se nas boas ideias vindas de vários lugares do Brasil

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141