Da terra ao prato

Hortaliças frescas são ricas em nutrientes e fundamentais para uma dieta saudável

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 Numa época em que fast food e os alimentos industrializados são cada vez mais rotineiros na mesa dos brasileiros, vale recorrer a uma velha máxima dos tempos da vovó: “o que vem da terra, saúde gera”. O provérbio é certeiro e deveria ser um mantra na hora da alimentação de todas as famílias, principalmente de quem tem crianças em casa.

As hortaliças são plantas e vegetais oriundos da horta, comestíveis frescos ou cozidos, como espinafre, agrião, alface, couve-flor, aipo, alcachofra, alho-poro, berinjela, brócolis, beterraba etc. Todos esses alimentos são riquíssimos em nutrientes essenciais ao nosso organismo, por serem fontes de fibra, vitaminas e sais minerais.

“Para ter uma vida saudável, uma pessoa precisa de pelo menos quatro a cinco porções de verduras e legumes por dia. E é prioritário que os pais acostumem os filhos desde pequenos a gostarem de alimentos saudáveis e ricos em vitaminas”, avisa a nutricionista Thaís Navarro.

VANTAGENS

Os benefícios são inúmeros e vão desde uma vida mais saudável e um corpo mais bonito, pele e cabelo sedosos, mais energia e disposição. Portanto, antes de recorrer a remédios para emagrecer, lembre-se que as transformações acontecem dentro de você e mudar sua alimentação é um passo fundamental.

Segundo a nutróloga Carla Freitas, a melhor forma de consumo das hortaliças é logo após a colheita ou frescas para não perderem nutrientes. “Existem alguns passos simples para evitar a perda de nutrientes e vitaminas, como comer as hortaliças em saladas no seu estado natural. Outra opção é cozinhá-las no vapor, além de ficarem bastante saborosas, não necessitam de sal. As sopas também são uma ótima pedida, pois nelas os nutrientes não se perdem”, ensina.

Comer hortaliças em grande quantidade ajuda a regular o transito intestinal e pode até prevenir o surgimento de doenças cancerígenas. Testes realizados por pesquisadores do Penn State College of Medicine, da Universidade da Pensilvânia (EUA), comprovaram que a ingestão de brócolis e couve-flor é uma arma poderosa contra o câncer de pele. No mesmo país, o Instituto Nacional do Câncer já atribuiu às hortaliças a capacidade de produzir efeitos protetores contra diferentes tipos de câncer.

Como são pobres em gordura, as hortaliças também combatem os níveis de gordura no sangue e consequentemente ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Incluir legumes e verduras na alimentação diária, seja por meio de saladas, sopas ou sucos mistos, pode ser uma ótima opção. Ao escolher sua hortaliça, dê preferência aos maços com talos firmes e folhas frescas, sem manchas escuras ou amareladas. E não esqueça que os alimentos orgânicos são uma alternativa ainda mais saudável para sua alimentação.

INCLUA EM SEU PRATO

Alface – Possui vitaminas A e C, cálcio, fósforo e ferro. Tem baixíssima caloria e, por isso, pode ser consumida à vontade;

Berinjela – Ela não é tão nutritiva quanto algumas hortaliças, mas contém poucas calorias. É só não cozinhá-la com gordura. A berinjela tem consistência de carne;
Cebolinha – Contém ferro e vitaminas A e C;
Chicória – Boa fonte de fósforo e ferro, além de fornecer as vitaminas A, C e as do complexo B;
Couve – Fonte de betacaroteno, vitamina C e E, ácido fólico, cálcio, ferro, potássio, bioflavonóides e outras substancias que protegem contra o câncer;
Jiló – Apesar do gosto amargo, ele é fonte de carboidratos, proteínas, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A, C e do complexo B;
Mostarda – Ela é pobre em calorias e rica em vitaminas A, B2 e C, além de ser fonte de cálcio e ferro;
Pepino – Ele tem baixa quantidade de calorias e muita fibra;
Pimentão – Fonte de vitamina A e C. Também é pouco calórico;
Rabanete – Possui vitamina C e é rico em fibras, além de ter poucas calorias;
Rúcula – Ela é rica em proteínas e vitamina A e C, e é fonte de cálcio e ferro. Também tem poucas calorias.

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PROPRIEDADES DAS CORES 
Verde – Encontrado em alimentos como brócolis, rúcula, espinafre, agrião, salsa, couve etc. Agem nas células do sangue favorecendo sua renovação, contem propriedades bactericidas fortalecendo o sistema imunológico, combatem e previnem o crescimento de tumores;
Branco – Alimentos como cebola e couve-flor, ajudam na prevenção de doenças como anemia, câncer e doenças cardiovasculares;
Roxo – A beterraba é um alimento muito rico em ferro que auxilia na prevenção da tosse, anemia, problemas do fígado, colesterol etc;
Vermelho – Tomate, pimentão, rabanete etc. São alimentos que ajudam a diminuir os riscos do câncer de próstata e ótimas fontes de vitamina C;
Laranja – Alimentos como cenoura e abóbora são muito benéficos para a visão, beleza da pele e mucosas, ajudam também na prevenção de doenças como diarreia, bronquite, sarampo, asma etc.

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