Delícia Gelada

Sorvete veio do Oriente para conquistar o mundo

Delicia gelada 1

 

Misture um pouco de neve, suco de fruta e mel. Esta é a receita do primeiro sorvete feito no mundo, em mais uma deliciosa invenção dos chineses, há cerca de 3 mil anos. Com ingredientes um pouco diferentes, Alexandre o Grande, então imperador da Macedônia, foi quem introduziu o sorvete na Europa. Seu preparo era na verdade uma mistura de salada de frutas embebida em mel e resfriada em potes de barro guardados na neve.
Foi só em 1292 que o sorvete começou a tomar a forma que conhecemos hoje, quando o famoso viajante italiano Marco Polo voltou ao seu país de uma viagem à China cheio de “novidades”: o arroz, o macarrão e o sorvete (já feito com leite). A partir daí, essa delícia começou a ser muito consumida em toda a Itália e até hoje o sorvete italiano é reconhecido como um dos melhores do mundo.
Da Itália, o consumo do sorvete espalhou-se por toda a Europa, até que os ingleses o levaram para os norte-americanos. Lá, a história dos sorvetes ganhou importantes capítulos. Nos EUA], país que mais faz e mais consome sorvetes no mundo, dois fatos importantes ocorreram para tornar este alimento ainda mais popular. Em 1851, Jacob Fussel abre a primeira fábrica de sorvetes do planeta. Pela primeira vez, os “ice creams” são produzidos em quantidade industrial. O segundo fato que mudou a historia do sorvete foi a invenção da refrigeração mecânica, ou seja, das geladeiras.

GELADO BRASILEIRO
Segundo a Kibon, vem do Rio de Janeiro a noticia do primeiro sorvete vendido no Brasil. Um navio americano chamado Madagascar aportou na cidade em agosto de 1834 com 217 toneladas de gelo. Dois comerciantes cariocas compraram a carga e em 23 de agosto começaram a vender sorvetes de frutas aos cariocas. Naquela época, os sorvetes ainda eram chamados de “gelado” no Brasil. Para que eles não derretessem, eram envolvidos em serragem e enterrados em grandes covas. Assim, eles podiam ser mantidos por 4 a 5 meses.
Antes do sorvete, as mulheres eram proibidas de entrarem em bares, cafés, docerias, confeitarias e casas do gênero. Mas quando o ‘gelado’ chegou ao país, elas não se conformaram mais com essa convenção e passaram a invadir esses estabelecimentos para saborearem seus picolés.
Em São Paulo, a primeira venda de sorvete de que se tem registro é a de um anuncio no jornal “A Província de São Paulo” (atual Estadão) de janeiro de 1978, que dizia: “Sorvetes – todos os dias às 15 horas, na Rua Direita n° 14”.
Não demorou muito para os sorvetes brasileiros ganharem um toque tropical, misturados a carambola, pitanga, jabuticaba, manga, caju e coco.

TENTAÇÃO QUE ALIMENTA
Longe de ser só uma guloseima que refresca, o sorvete, além de agradar tanto crianças como adultos, é um alimento com alto valor nutritivo. No Brasil, durante os meses de outubro a fevereiro, são consumidos cerca de 70% de toda a produção anual de sorvetes. A crença, entre nós, é de que os gelados provocam resfriados, dores de garganta, gripes e outros distúrbios do gênero. Mas para o otorrinolaringologista Antônio Celso Nunes Nassif Filho, o sorvete só faz mal para crianças cronicamente afetadas por algum tipo de obstrução.
Nos hospitais, o sorvete vem sendo utilizado especialmente por crianças submetidas à quimioterapia para combater o câncer, que enfrentam dificuldades para se alimentar. Alem do valor nutritivo, por ser gelado o sorvete é um ótimo analgésico e ajuda a evitar as náuseas causadas pelo tratamento, explica a oncologista Flora Watanabe.

Delicia gelada 2

Delicia gelada 3

 

 

Edição atual

capa037Comprar versão impressa

Comprar versão digital

[+] News

Confortável e elegante

18 Abril 2019
Confortável e elegante

Espaços para compartilhar a vida com a família e amigos

O prazer de celebrar a vida

18 Abril 2019
O prazer de celebrar a vida

Amplitude, aconchego e funcionalidade como pontos de partida

Conforto e requinte no campo

18 Abril 2019
Conforto e requinte no campo

Recantos aconchegantes para receber amigos e a família

Romântico e aconchegante

18 Abril 2019
Romântico e aconchegante

Lazer integrado com a natureza

Inovação e sustentabilidade

16 Abril 2019
Inovação e sustentabilidade

Multinacional tem conceito mais leve e divertido 

Praticidade e aconchego

16 Abril 2019
Praticidade e aconchego

Pinceladas de cor e elementos-surpresas

Sobriedade e elegância

16 Abril 2019
Sobriedade e elegância

Ambientes sofisticados refletem personalidade

Despojado e fora do convencional

16 Abril 2019
Despojado e fora do convencional

Privacidade ideal para o dia a dia dos funcionários

Ornare celebra estreia no iSaloni

15 Abril 2019
Ornare celebra estreia no iSaloni

Família Schattan recebe convidados em tradicional jantar em Milão

Prático e versátil

11 Abril 2019
Prático e versátil

Apê valoriza a funcionalidade e tem a marcenaria como aliada

Cidade Das Flores

11 Abril 2019
Cidade Das Flores

Holambra se destaca com evento que traz muitas variedades de flores

Jardim Em Casa

10 Abril 2019
Jardim Em Casa

Plantas e flores trazem tranquilidade ao ambiente

Casa de criativos

10 Abril 2019
Casa de criativos

Despojado e nada óbvio, projeto realça o gosto pelo colecionismo 

Bem-estar em Gotas

10 Abril 2019
Bem-estar em Gotas

Óleos aromáticos ajudam a cuidar do corpo e da mente

Pequeno notável

08 Abril 2019
Pequeno notável

Materiais moderninhos trazem personalidade ao apê 

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141