Delícia Gelada

Sorvete veio do Oriente para conquistar o mundo

Delicia gelada 1

 

Misture um pouco de neve, suco de fruta e mel. Esta é a receita do primeiro sorvete feito no mundo, em mais uma deliciosa invenção dos chineses, há cerca de 3 mil anos. Com ingredientes um pouco diferentes, Alexandre o Grande, então imperador da Macedônia, foi quem introduziu o sorvete na Europa. Seu preparo era na verdade uma mistura de salada de frutas embebida em mel e resfriada em potes de barro guardados na neve.
Foi só em 1292 que o sorvete começou a tomar a forma que conhecemos hoje, quando o famoso viajante italiano Marco Polo voltou ao seu país de uma viagem à China cheio de “novidades”: o arroz, o macarrão e o sorvete (já feito com leite). A partir daí, essa delícia começou a ser muito consumida em toda a Itália e até hoje o sorvete italiano é reconhecido como um dos melhores do mundo.
Da Itália, o consumo do sorvete espalhou-se por toda a Europa, até que os ingleses o levaram para os norte-americanos. Lá, a história dos sorvetes ganhou importantes capítulos. Nos EUA], país que mais faz e mais consome sorvetes no mundo, dois fatos importantes ocorreram para tornar este alimento ainda mais popular. Em 1851, Jacob Fussel abre a primeira fábrica de sorvetes do planeta. Pela primeira vez, os “ice creams” são produzidos em quantidade industrial. O segundo fato que mudou a historia do sorvete foi a invenção da refrigeração mecânica, ou seja, das geladeiras.

GELADO BRASILEIRO
Segundo a Kibon, vem do Rio de Janeiro a noticia do primeiro sorvete vendido no Brasil. Um navio americano chamado Madagascar aportou na cidade em agosto de 1834 com 217 toneladas de gelo. Dois comerciantes cariocas compraram a carga e em 23 de agosto começaram a vender sorvetes de frutas aos cariocas. Naquela época, os sorvetes ainda eram chamados de “gelado” no Brasil. Para que eles não derretessem, eram envolvidos em serragem e enterrados em grandes covas. Assim, eles podiam ser mantidos por 4 a 5 meses.
Antes do sorvete, as mulheres eram proibidas de entrarem em bares, cafés, docerias, confeitarias e casas do gênero. Mas quando o ‘gelado’ chegou ao país, elas não se conformaram mais com essa convenção e passaram a invadir esses estabelecimentos para saborearem seus picolés.
Em São Paulo, a primeira venda de sorvete de que se tem registro é a de um anuncio no jornal “A Província de São Paulo” (atual Estadão) de janeiro de 1978, que dizia: “Sorvetes – todos os dias às 15 horas, na Rua Direita n° 14”.
Não demorou muito para os sorvetes brasileiros ganharem um toque tropical, misturados a carambola, pitanga, jabuticaba, manga, caju e coco.

TENTAÇÃO QUE ALIMENTA
Longe de ser só uma guloseima que refresca, o sorvete, além de agradar tanto crianças como adultos, é um alimento com alto valor nutritivo. No Brasil, durante os meses de outubro a fevereiro, são consumidos cerca de 70% de toda a produção anual de sorvetes. A crença, entre nós, é de que os gelados provocam resfriados, dores de garganta, gripes e outros distúrbios do gênero. Mas para o otorrinolaringologista Antônio Celso Nunes Nassif Filho, o sorvete só faz mal para crianças cronicamente afetadas por algum tipo de obstrução.
Nos hospitais, o sorvete vem sendo utilizado especialmente por crianças submetidas à quimioterapia para combater o câncer, que enfrentam dificuldades para se alimentar. Alem do valor nutritivo, por ser gelado o sorvete é um ótimo analgésico e ajuda a evitar as náuseas causadas pelo tratamento, explica a oncologista Flora Watanabe.

Delicia gelada 2

Delicia gelada 3

 

 

Edição atual

capa038Comprar versão impressa

Comprar versão digital

[+] News

História De Uma Lenda

24 Junho 2019
História De Uma Lenda

Para os amantes das duas rodas, Harley-Davidson não é apenas uma moto.

Planta Do Bem

24 Junho 2019
Planta Do Bem

Rica em nutrientes, Aloe Vera equilibra o organismo e mantém a saúde

Subindo a Serra

24 Junho 2019
Subindo a Serra

Campos do Jordão é o point do inverno paulista

Espaços reinventados

13 Junho 2019
Espaços reinventados

Materiais equilibrados dão charme e deixam os ambientes harmônicos 

Espaços amplos e convidativos

13 Junho 2019
Espaços amplos e convidativos

Ambientes convidativos para receber familiares com o máximo de conforto

Balneário Do Luxo

11 Junho 2019
Balneário Do Luxo

Punta Del Este é o destino preferido de descolados, ricos e famosos 

Refeição Em Cinco Cores

11 Junho 2019
Refeição Em Cinco Cores

Prato colorido é sinal de uma alimentação saudável e equilibrada

Adrenalina a Mil

11 Junho 2019
Adrenalina a Mil

Excitante e desafiador salto de paraquedas põe nervos à prova

5 dúvidas sobre...décor no outono

07 Junho 2019
5 dúvidas sobre...décor no outono

Ana Yoshida dá dicas práticas para deixar a casa mais aconchegante na estação

Transformação total

06 Junho 2019
Transformação total

Tons sóbrios, design atemporal e uma marcenaria estratégica

Charme discreto

06 Junho 2019
Charme discreto

Ambientes integrados e uma base neutra e contemporânea 

Toque Artesanal

05 Junho 2019
Toque Artesanal

Mesas Tríade

Forma e Função

05 Junho 2019
Forma e Função

Poltrona Noa

Versão Brasileira

05 Junho 2019
Versão Brasileira

Roca Gallery

Doce balanço

30 Maio 2019
Doce balanço

Redes e poltronas! Inspire-se nas boas ideias vindas de vários lugares do Brasil

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141