Fluido da Vida

Vital para a saúde do corpo humano, água deve ser consumida na medida certa

Fluido da Vida 1

 

Desde pequenos, nos primeiros anos de escola, aprendemos a lição de que sem água não há vida. Este poderoso liquido que limpa, tonifica e refresca é o responsável pelo funcionamento harmônico do corpo humano, que é composto por cerca de 70% de água.
A água regula a temperatura do corpo, elimina resíduos metabólicos e toxinas pela urina, faz a distribuição de nutrientes pelo organismo através do sangue e auxilia no transporte destes nutrientes até as células, além de ser o melhor tratamento cosmético que existe, já que hidrata, limpa e retira as células mortas da pele. Resumindo: beber água é imprescindível para as funções vitais do corpo.
A recomendação diária para um adulto é que ele tome de dois a três litros de água por dia. Parece muito? Pois a quantidade necessária de líquidos a serem ingeridos pode aumentar dependendo de fatores como peso, altura, sexo, atividade física e clima. Eliminamos cerca de dois litros de água por dia pela urina, fezes, transpiração e expiração do ar. Sendo assim, a mesma quantidade de líquidos deve ser ingerida, sem esquecer que os homens necessitam de cerca de um litro de água a mais do que as mulheres.
Assim como os adultos, as crianças também precisam repor a água perdida. No caso dos bebês em fase de aleitamento materno, só o leite da mãe é suficiente para garantir a hidratação. Daí até a adolescência, a necessidade diária varia de 500 ml a um litro de água por dia.
Mas se mesmo sabendo da importância da água para nossa saúde você faz parte do time dos que não conseguem passar o dia com uma garrafinha na mão, é bom saber quais alimentos ricos em água podem complementar o consumo de líquidos diários. Alimentos como arroz e o feijão possuem cerca de 90% de água. Sucos de frutas e chás são boas opções para compor a quantidade de líquidos que deve ser ingerida por dia, e algumas frutas, verduras e legumes, como pera, maçã, melancia, melão, manga, coco, aipo, agrião, cenoura, beterraba, abacate e abacaxi são ricos em água e auxiliam na hidratação correta do corpo.
Agora, se você nunca foi de ingerir muitos líquidos e ficou preocupado com a sua saúde, saiba que de nada adianta tomar litros e mais litros de água tentando recuperar o tempo perdido. Alguns profissionais afirmam que o excesso de água, quando não eliminado pelo organismo, pode ser danoso à saúde, já que leva a um desequilíbrio entre uma série de componentes do sangue no qual ele se mistura, como o sódio e o potássio.
O consumo de água em excesso pode sobrecarregar o sistema urinário, que tem um esforço maior para colocar este excedente para fora do organismo, o que acarreta também a eliminação de sais minerais, vitaminas e sódio.
Além disso, o abuso na ingestão de água pode provocar também quadro parecido com a intoxicação alcoólica. Água em demasia pode levar a alterações da consciência nas quais a pessoa age como se estivesse embriagada. É o que chamamos de intoxicação hídrica.
Então, é preciso ficar atento a quantidade de água em que você ingere, sem deixar que o volume seja para mais ou menos, para que você não sofra consequências pelo abuso ou pela falta de liquido no corpo.
Quando se fala em pouca ingestão de água, o principal risco que se corre é a desidratação, que acontece facilmente com a decorrência da exposição solar e em dias muito quentes, quando perdemos mais água que o normal devido à transpiração. Outra dica que o corpo dá de que esta necessitando de água é que, ao começar a reter o liquido em seu interior buscando evitar a desidratação, aumenta a concentração da urina, tornando-se mais escura, além de provocar inchaço no corpo.
Vale lembrar da importância da ingestão de líquidos para desfazer o cálculo e evitar que novos problemas possam surgir. No auge das cólicas renais, você bebe pouca água e isso não faz o rim eliminar impurezas que, acumuladas, fazem surgir o cálculo renal. Então nunca mais deixe faltar esse santo remédio ao seu organismo.
E há de se concordar: a água é mesmo um remédio e tanto. Por isso, não deixe que esse bem natural falte nunca a seu corpo. Mas para que essa maravilha da natureza esteja sempre ao nosso alcance, é preciso consumir com consciência. Ou seja, nada de desperdício.

Fluido da Vida 2

Fluido da Vida capa

Edição atual

capa037Comprar versão impressa

Comprar versão digital

[+] News

Confortável e elegante

18 Abril 2019
Confortável e elegante

Espaços para compartilhar a vida com a família e amigos

O prazer de celebrar a vida

18 Abril 2019
O prazer de celebrar a vida

Amplitude, aconchego e funcionalidade como pontos de partida

Conforto e requinte no campo

18 Abril 2019
Conforto e requinte no campo

Recantos aconchegantes para receber amigos e a família

Romântico e aconchegante

18 Abril 2019
Romântico e aconchegante

Lazer integrado com a natureza

Inovação e sustentabilidade

16 Abril 2019
Inovação e sustentabilidade

Multinacional tem conceito mais leve e divertido 

Praticidade e aconchego

16 Abril 2019
Praticidade e aconchego

Pinceladas de cor e elementos-surpresas

Sobriedade e elegância

16 Abril 2019
Sobriedade e elegância

Ambientes sofisticados refletem personalidade

Despojado e fora do convencional

16 Abril 2019
Despojado e fora do convencional

Privacidade ideal para o dia a dia dos funcionários

Ornare celebra estreia no iSaloni

15 Abril 2019
Ornare celebra estreia no iSaloni

Família Schattan recebe convidados em tradicional jantar em Milão

Prático e versátil

11 Abril 2019
Prático e versátil

Apê valoriza a funcionalidade e tem a marcenaria como aliada

Cidade Das Flores

11 Abril 2019
Cidade Das Flores

Holambra se destaca com evento que traz muitas variedades de flores

Jardim Em Casa

10 Abril 2019
Jardim Em Casa

Plantas e flores trazem tranquilidade ao ambiente

Casa de criativos

10 Abril 2019
Casa de criativos

Despojado e nada óbvio, projeto realça o gosto pelo colecionismo 

Bem-estar em Gotas

10 Abril 2019
Bem-estar em Gotas

Óleos aromáticos ajudam a cuidar do corpo e da mente

Pequeno notável

08 Abril 2019
Pequeno notável

Materiais moderninhos trazem personalidade ao apê 

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141