Fluido da Vida

Vital para a saúde do corpo humano, água deve ser consumida na medida certa

Fluido da Vida 1

 

Desde pequenos, nos primeiros anos de escola, aprendemos a lição de que sem água não há vida. Este poderoso liquido que limpa, tonifica e refresca é o responsável pelo funcionamento harmônico do corpo humano, que é composto por cerca de 70% de água.
A água regula a temperatura do corpo, elimina resíduos metabólicos e toxinas pela urina, faz a distribuição de nutrientes pelo organismo através do sangue e auxilia no transporte destes nutrientes até as células, além de ser o melhor tratamento cosmético que existe, já que hidrata, limpa e retira as células mortas da pele. Resumindo: beber água é imprescindível para as funções vitais do corpo.
A recomendação diária para um adulto é que ele tome de dois a três litros de água por dia. Parece muito? Pois a quantidade necessária de líquidos a serem ingeridos pode aumentar dependendo de fatores como peso, altura, sexo, atividade física e clima. Eliminamos cerca de dois litros de água por dia pela urina, fezes, transpiração e expiração do ar. Sendo assim, a mesma quantidade de líquidos deve ser ingerida, sem esquecer que os homens necessitam de cerca de um litro de água a mais do que as mulheres.
Assim como os adultos, as crianças também precisam repor a água perdida. No caso dos bebês em fase de aleitamento materno, só o leite da mãe é suficiente para garantir a hidratação. Daí até a adolescência, a necessidade diária varia de 500 ml a um litro de água por dia.
Mas se mesmo sabendo da importância da água para nossa saúde você faz parte do time dos que não conseguem passar o dia com uma garrafinha na mão, é bom saber quais alimentos ricos em água podem complementar o consumo de líquidos diários. Alimentos como arroz e o feijão possuem cerca de 90% de água. Sucos de frutas e chás são boas opções para compor a quantidade de líquidos que deve ser ingerida por dia, e algumas frutas, verduras e legumes, como pera, maçã, melancia, melão, manga, coco, aipo, agrião, cenoura, beterraba, abacate e abacaxi são ricos em água e auxiliam na hidratação correta do corpo.
Agora, se você nunca foi de ingerir muitos líquidos e ficou preocupado com a sua saúde, saiba que de nada adianta tomar litros e mais litros de água tentando recuperar o tempo perdido. Alguns profissionais afirmam que o excesso de água, quando não eliminado pelo organismo, pode ser danoso à saúde, já que leva a um desequilíbrio entre uma série de componentes do sangue no qual ele se mistura, como o sódio e o potássio.
O consumo de água em excesso pode sobrecarregar o sistema urinário, que tem um esforço maior para colocar este excedente para fora do organismo, o que acarreta também a eliminação de sais minerais, vitaminas e sódio.
Além disso, o abuso na ingestão de água pode provocar também quadro parecido com a intoxicação alcoólica. Água em demasia pode levar a alterações da consciência nas quais a pessoa age como se estivesse embriagada. É o que chamamos de intoxicação hídrica.
Então, é preciso ficar atento a quantidade de água em que você ingere, sem deixar que o volume seja para mais ou menos, para que você não sofra consequências pelo abuso ou pela falta de liquido no corpo.
Quando se fala em pouca ingestão de água, o principal risco que se corre é a desidratação, que acontece facilmente com a decorrência da exposição solar e em dias muito quentes, quando perdemos mais água que o normal devido à transpiração. Outra dica que o corpo dá de que esta necessitando de água é que, ao começar a reter o liquido em seu interior buscando evitar a desidratação, aumenta a concentração da urina, tornando-se mais escura, além de provocar inchaço no corpo.
Vale lembrar da importância da ingestão de líquidos para desfazer o cálculo e evitar que novos problemas possam surgir. No auge das cólicas renais, você bebe pouca água e isso não faz o rim eliminar impurezas que, acumuladas, fazem surgir o cálculo renal. Então nunca mais deixe faltar esse santo remédio ao seu organismo.
E há de se concordar: a água é mesmo um remédio e tanto. Por isso, não deixe que esse bem natural falte nunca a seu corpo. Mas para que essa maravilha da natureza esteja sempre ao nosso alcance, é preciso consumir com consciência. Ou seja, nada de desperdício.

Fluido da Vida 2

Fluido da Vida capa

Edição atual

capa038Comprar versão impressa

Comprar versão digital

[+] News

História De Uma Lenda

24 Junho 2019
História De Uma Lenda

Para os amantes das duas rodas, Harley-Davidson não é apenas uma moto.

Planta Do Bem

24 Junho 2019
Planta Do Bem

Rica em nutrientes, Aloe Vera equilibra o organismo e mantém a saúde

Subindo a Serra

24 Junho 2019
Subindo a Serra

Campos do Jordão é o point do inverno paulista

Espaços reinventados

13 Junho 2019
Espaços reinventados

Materiais equilibrados dão charme e deixam os ambientes harmônicos 

Espaços amplos e convidativos

13 Junho 2019
Espaços amplos e convidativos

Ambientes convidativos para receber familiares com o máximo de conforto

Balneário Do Luxo

11 Junho 2019
Balneário Do Luxo

Punta Del Este é o destino preferido de descolados, ricos e famosos 

Refeição Em Cinco Cores

11 Junho 2019
Refeição Em Cinco Cores

Prato colorido é sinal de uma alimentação saudável e equilibrada

Adrenalina a Mil

11 Junho 2019
Adrenalina a Mil

Excitante e desafiador salto de paraquedas põe nervos à prova

5 dúvidas sobre...décor no outono

07 Junho 2019
5 dúvidas sobre...décor no outono

Ana Yoshida dá dicas práticas para deixar a casa mais aconchegante na estação

Transformação total

06 Junho 2019
Transformação total

Tons sóbrios, design atemporal e uma marcenaria estratégica

Charme discreto

06 Junho 2019
Charme discreto

Ambientes integrados e uma base neutra e contemporânea 

Toque Artesanal

05 Junho 2019
Toque Artesanal

Mesas Tríade

Forma e Função

05 Junho 2019
Forma e Função

Poltrona Noa

Versão Brasileira

05 Junho 2019
Versão Brasileira

Roca Gallery

Doce balanço

30 Maio 2019
Doce balanço

Redes e poltronas! Inspire-se nas boas ideias vindas de vários lugares do Brasil

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141