Equilíbrio e Boa Forma

Pilates é um exercício completo para a saúde física e mental

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Fazer uma atividade que relaxe e, ao mesmo tempo, seja benéfica para a saúde física e mental. Dificil? Não! O pilates chegou com força ao mercado nacional e já conquistou muitos adeptos ao longo dos últimos anos exatamente por essa ambivalência.

É um exercício que visa primordialmente o condicionamento físico, com maior concentração mental. É bem completo e trabalha alongamento, força e respiração ao mesmo tempo.

O pilates surgiu durante a Primeira Guerra Mundial, quando o alemão Joseph Hubertus Pilates, um estudioso da fisiologia, anatomia e da medicina Oriental, passou a trabalhar uma série de exercícios com os solados alemães em busca do equilíbrio e da manutenção da saúde e da mente. Levado aos Estados Unidos, o método pilates atraiu imediatamente a atenção de artistas e dançarinos.

O segredo da técnica está em utilizar a força do corpo centralizada no abdome, mas o grupo de músculos escolhidos para serem alvos dos exercícios (pernas ou braços) trabalha bastante também. O pilates visa o equilíbrio e a força, sempre através do abdome, que deve estar contraído enquanto as costas relaxam, para evitar lesões.

A respiração é outro ponto-chave do método. Para que os resultados venham de forma mais precisa, é fundamental que a respiração seja frequente e completa durante topos os exercícios. E isso é bem difícil. Quem não está acostumado, tende a tencionar sobretudo braços e pescoço, além de prender a respiração.

A prática não tem contra indicações e pode ser realizada por qualquer pessoa, independentemente de idade ou sexo. A vantagem é que o método pode ser modificado de acordo com a necessidade de cada um. Hoje o pilates tem sido procurado como um exercício de reabilitação, e, embora ele possa ser um auxiliar na melhoria do estado de quem tem alguma lesão ortopédica, não é esse o foco do trabalho. O pilates visa o condicionamento físico.

Atualmente, existem várias modalidades de pilates, desde os exercícios em camas especiais até o treinamento com bolas gigantes, mais comum nas academias. O mat pilates é uma aula coletiva, bastante procurada nas academias. O treino utiliza o peso do próprio corpo, bola suíça, banda elástica, Foam Roler, Flex Ring entre outros materiais tornando a aula mais diversificada e eficiente.

Os especialistas são unânimes em afirmar que os resultados do método são impressionantes e que a melhora da disposição e da autoestima são visíveis.

Então podemos afirmar que fazer pilates é divertido, relaxante e gera respostas rápidas principalmente em relação a um melhor alongamento, sem exigir grandes esforços.

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