Enduro a Pé

Trekking é esporte para quem tem fôlego e disposição

Enduro a pe 1 ok

Sabe aqueles ‘raids’ disputados por carros, em meio a trilhas dificílimas e complicadas? Pois você já pensou em fazer isso a pé? Esse é o trekking, um esporte para quem tem persistência, resistência e muita disposição.
A prática vem conquistando cada vez mais adeptos que buscam não apenas competir, mas também dar asas ao seu estilo aventureiro. E não adianta ser apenas o mais rápido, o negócio no trekking é ser o mais regular.
Nas competições, o objetivo é andar por um percurso determinado pela organização, utilizando um ‘road book’ com indicações de distância, velocidade média de acordo com o terreno e informações adicionais do caminho a ser percorrido, que pode ser em trilhas, rios, cavernas, ruas, morros, pastos, além, é claro, de indicações de bússolas. Deve-se seguir a velocidade indicada de forma a se andar no tempo ideal. Por exemplo, se há uma velocidade de 60 metros/minuto, deve-se percorrer 1 metro a cada segundo naquele trecho.
Apesar das dificuldades, o trekking pode ser feito apenas como um passeio, para quem quer curtir as paisagens e, por isso, qualquer pessoa pode se aventurar. Nas competições, vemos desde adolescentes, idosos, mulheres. Algumas equipes vão somente para passear e curtir as paisagens maravilhosas e outras vai para disputar mesmo. Enfim há diversão para todos.
Aproveitando o aumento do interesse por esse tipo de atividade, algumas empresas já se especializaram no turismo de aventura. No caso as excursões são meramente contemplativas, para aquelas pessoas que gostam ou querem estar sempre em contato com a natureza. Houve uma mudança no perfil de quem busca o ecoturismo, hoje conta com os mais jovens entre 25 a 45 anos, com homens e mulheres que estão dispostos a conhecer o trekking e fazer atividades.
Mas se você quer mesmo encarar as dificuldades e fazer do trekking mais do que um hobby, fique de olho no que você vai precisar para começar. As equipes podem ter de dois a seis integrantes com as funções de navegação, contagem de passos e controle do tempo (cronometrista). Você pode montar a sua própria equipe, procurar uma organização e se inscrever na categoria iniciante, normalmente chamada de trekkers ou turismo, através da internet. Chegando ao local, os organizadores passam todas as indicações.
Além disso, alguns equipamentos são itens indispensáveis, como bússola, contador manual, calculadora, e, claro, muita água, isotônicos, carboidratos e proteínas para hidratação. Agora, se você quiser competir para valer, lembre-se de ter um calçado adequado, tipo tênis com cravos, calças leves e camisetas, e equipamentos de navegação, como palms, hps e tudo que puder ser útil para você traçar e encontrar sua rota dentro do tempo.
As provas são normalmente realizadas em parques, hotéis-fazenda e cidades através de parcerias com as prefeituras. Os montadores de prova andam pelos locais, levantam distâncias, definem a velocidade de acordo com o terreno e criam dificuldades para os competidores.
E como saber quem ganha? Durante o percurso, há postos de controle, normalmente escondidos atrás de árvores, buracos ou após uma curva, que marcam o tempo de passagem da equipe e através do cálculo do tempo de largada mede quanto o time está atrasado ou adiantado. Para cada segundo atrasado a equipe perde 1 ponto e para cada segundo adiantado perde 2 pontos. Dessa forma, evita-se que os times tentem acompanhar o da frente para copiar o caminho. Ganha a prova quem perder o menor numero de pontos. Gostou? Então embora caminhar!

Enduro a pe 2 ok

Enduro a pe 3 ok

Enduro a pe 4 ok

Edição atual


capa041
Comprar versão impressa

[+] News

Especialização

07 Novembro 2019
Especialização

PUC-Rio terá curso de “Arquitetura para Saúde" em 2020

Breton chega a Brasília

07 Novembro 2019
Breton chega a Brasília

Showroom de 900 m² é a nona unidade da grife de móveis no país

Nova loja

07 Novembro 2019
Nova loja

Criare inaugura showroom em Atibaia, no interior paulista

D&D Garden Design

07 Novembro 2019
D&D Garden Design

Mostra traz soluções para quem deseja ter um espaço verde dentro de casa

Brinde

05 Novembro 2019
Brinde

Staccato arma coquetel para festejar capa da IT HOME com Rogério Perez

Mi Buenos Aires querida

15 Outubro 2019
Mi Buenos Aires querida

Cidade encanta pela cultura, costumes e muita beleza

Um apê cheio de memórias

15 Outubro 2019
Um apê cheio de memórias

Reforma revitaliza imóvel dos anos 50 , sem perder a identidade da obra original

Mostra infantil

15 Outubro 2019
Mostra infantil

Ameise Design inaugura ambientes assinados e apresenta nova coleção

Novo espaço

15 Outubro 2019
Novo espaço

branco.papel de parede arma coquetel para celebrar mudança de endereço

Beleza eterna

11 Outubro 2019
Beleza eterna

As rochas naturais, aplicadas em pisos e bancadas, levam textura e elegância 

Respected by Gaggenau

10 Outubro 2019
Respected by Gaggenau

Ação valoriza o trabalho de pequenos produtores

Um lar feito de histórias e afeto

09 Outubro 2019
Um lar feito de histórias e afeto

Decoração envolvida por mobiliário e objetos passados de geração em geração

Casas modulares

09 Outubro 2019
Casas modulares

Projetadas por arquitetos de renome, elas são sustentáveis e de obra rápida e limpa

Um refúgio para compartilhar a vida

08 Outubro 2019
Um refúgio para compartilhar a vida

Totalmente integrada, cabana de 50 m² unifica áreas interna e externa

5 dúvidas sobre...cubas para banheiro

08 Outubro 2019
5 dúvidas sobre...cubas para banheiro

Lucianne Korn explica os diferentes modelos e dá dicas para a escolha certa

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141