Refeição Em Cinco Cores

Prato colorido é sinal de uma alimentação saudável e equilibrada

Refeicao Em Cinco Cores 1

Uma das grandes dificuldades da modernidade é alimentar-se de uma forma adequada. Seja pela falta de tempo ou pela necessidade de comer fora de casa, acabamos não prestando atenção no que estamos consumindo.
Para uma alimentação ser correta ela precisa abranger uma variedade de alimentos que possuam os nutrientes necessários em quantidade e qualidade específica para cada pessoa. O primeiro passo é fracionar a alimentação em quatro refeições (desjejum, almoço, jantar e lanches durante o dia), ingerindo muitas verduras, legumes e frutas na quantidade certa.
Vermelho, amarelo, roxo, verde e branco são as cores que não podem faltar no prato de uma pessoa. As cores fazem parte do que os nutricionistas chamam de dieta das cinco cores, que tem como objetivo o consumo diário de pelo menos cinco frutas e verduras.
Diferente das dietas que muitos adotam esta não tem nenhuma contraindicação. Muito pelo contrario, o principal benefício das cores na alimentação está na coloração para a prevenção de doenças crônicas: hipertensão arterial, obesidade, dislipidemia, diabetes e até mesmo o câncer.
Aderir à dieta é muito fácil. Os alimentos são divididos em cinco grupos (as cinco cores), que denunciam os nutrientes predominantes de cada um. Estes alimentos são, então, introduzidos na alimentação comum com fontes de carboidratos e proteínas. Para a alimentação ser perfeita não pode faltar nenhum grupo alimentar.
Cada cor tem uma função no organismo. Os alimentos vermelhos, por exemplo, possuem o licopeno em sua composição, uma substância que age como antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce e estimulando a circulação sanguínea. Já os amarelos e alaranjados são ricos em vitamina B-3 e ácido cloro gênico, responsáveis em manter o sistema nervoso saudável, e ajudam na prevenção do câncer de mama, além de possuírem também betacaroteno, um anteoxidante que protege o coração.
Há ainda os alimentos roxos, verdes e brancos. Os primeiros são importantes por conter ácido elágico, substancia que retarda o envelhecimento e neutraliza o código genético. Os verdes contém clorofila e vitamina A, que desintoxicam as células, inibem os radicais livres e protegem cabelos, pele e coração. Por ultimo, os brancos são as melhores fontes de cálcio e de potássio, que são minerais importantes para o funcionamento do organismo, contribuindo para a formação e manutenção dos ossos e músculos.
Quanto mais colorido é o seu prato, mais vitaminas, minerais e nutrientes serão fornecidos ao seu organismo. Cada cor de alimento identifica nutrientes específicos e respectivos benefícios e propriedades funcionais. A intenção de uma dieta colorida é garantir uma alimentação equilibrada que auxilia na prevenção de doenças.
Apesar de não ser voltada ao emagrecimento, e sim à adoção de uma alimentação mais saudável, quem segue os preceitos da dieta das cinco cores costuma perder um pouco de peso. O principal motivo do emagrecimento é que as pessoas passam a se alimentar melhor, pois existe uma reeducação que auxilia na qualidade de vida.
Outra grande vantagem dessa dieta é que não é necessário consultar um nutricionista para começar, já que montar um prato colorido é bem fácil. Basta consumir de duas a quatro porções diárias de frutas, legumes e verduras.
O QUE CONTA COMO UMA PORÇÃO:
VEGETAIS: ½ xícara de legumes crus ou cozidos / 1 xícara de verduras cruas ou cozidas
FRUTAS: 1 fruta média / 1 xícara pequena de frutas picadas

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