Gastronomia para todos

MasterChef Henrique Fogaça defende culinária de alta qualidade a preços acessíveis

Henrique F

 

Fazer o que gosta para fazer bem feito. Esse é o lema do chef de cozinha Henrique Fogaça. Amante da gastronomia, apaixonado por rock e com a comida de rua em sua essência, Fogaça consegue unir seriedade e paixão no trabalho com plena satisfação.

Proprietário de dois bares e um restaurante na capital paulista, ele comanda as panelas com a mesma desenvoltura que empunha o microfone à frente da banda de hardcore Oitão, da qual é vocalista e compositor. O estilo descolado, urbano, tranquilo e brincalhão é sua marca registrada. Mas engana-se quem pensa que seu jeito não condiz com seriedade e determinação em seus empreendimentos.

Fogaça é a prova de que se pode levar a vida de forma leve e ao mesmo tempo ser bem sucedido. Exigência e padrão marcam seu dia a dia na cozinha, na banda ou em qualquer atividade que desenvolva.

Uma amostra de seu sucesso foi o convite para integrar o quadro de jurados do programa “MasterChef Brasil”, o maior reality show gastronômico do país.

Nascido em  Piracicaba (SP) e criado em Ribeirão Preto (SP), Henrique Fogaça desenvolveu integralmente sua carreira na cidade de São Paulo. Após se aventurar em faculdades de Arquitetura e Comércio Exterior, foi se encontrar de fato no curso de Chef Executivo de cozinha da FMU.

Em sua estratégia já vendeu sanduíches em uma Kombi, estagiou com  Alex Atala (D.O.M e Namesa) e na sequência inaugurou seu próprio restaurante, o Sal Gastronomia. Já consolidado, abriu os bares Cão Véio e Admiral’s Place.

Ambos possuem em sua essência marcas bem distintas. Enquanto o Cão Véio é um pub para happy hour, o Admiral’s é um ambiente reservado e sofisticado.

Fogaça não enxerga a comida como um artigo de luxo. Vem daí seu desenvolvimento na criação d’O Mercado, uma feira gastronômica ao ar livre, que tem o objetivo de democratizar o alcance à gastronomia de qualidade a preços acessíveis. “A onda da gourmetização vai passar. Tudo esta muito caro. Não pode ser assim. ‘O Mercado’ vem para quebrar isso”, diz.

Além d’O Mercado, o Sal Gastronômia, de seus dois bares e da banda Oitão, Henrique Fogaça enveredou pelo licenciamento de produtos. Em parceria com a fabricante de molhos de pimenta chipotle e maracujá. É surpreendentemente inusitado, assim como o chef.

Recentemente, lançou suas próprias marcas de cerveja, ambas Pale Ale, que levam o nome de Fogaça e Oitão. Segundo sua mulher e sócia, Fernanda Corvo, a cerveja também imprime a personalidade do chef. “Incansável e complexo, Fogaça é sinônimo de luta, renascimento e força. A composição dessa cerveja combina com tudo isso, feita para paladares arrojados e destemidos, assim como o chef.” 

 

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