Bon Bini na Boneiru!

Com rica flora e fauna marinha, a ilha de Bonaire oferece visual deslumbrante aos turistas e mergulhadores

Bonaire 1 ok

Localizada a 60 milhas da costa venezuelana, Bonaire é considerada um paraíso natural e destino imperdível para os mergulhadores. Ao lado de Aruba e Curaçao, esta entre as mais espetaculares ilhas caribenhas. Menos famosa e, portanto, menos explorada, tem como diferencial uma exuberante vida subaquática, que lhe rendeu o titulo oficial de “Parque Marinho”.

Desde os primeiros habitantes indígenas, vindos da Venezuela há mais de 1000 anos, até os primeiros europeus em 1499 e africanos, em 1633, a cultura de Bonaire é uma mistura impar e sua história esta bastante enraizada na vida de seus habitantes. A partir de 1816, quando os holandeses retomaram o domínio da ilha, seus moradores decidiram preservar a beleza e o estado natural de seu meio ambiente, propósito que se mantém até os dias de hoje.

Ao longo do ano, a temperatura média em Bonaire é de 27°C e a visibilidade na água gira em torno de 18 a 30 metros. Nada menos que 60 dos 86 postos de mergulho oficiais da ilha são facilmente acessíveis da costa, o que confere ao local o titulo de principal destino de mergulho de praia no mundo.

A ilha é conhecida como uma das mais seguras do Caribe e a população é amável, cordial e ciente da importância que o turismo tem para a região – praticamente a única fonte de movimento econômico da ilha, além da extração de sal.

Para quem gosta de compras, boutiques exclusivas e lojas originais encontram-se distribuídas por todas as partes. No entanto, no centro da capital Kralendijk, com sua vistosa, colorida e pitoresca arquitetura, encontra-se a maioria das lojas que retratam a verdadeira identidade caribenha.

Como não poderia deixar de ser, a experiência gastronômica em Bonaire é internacional e os chefs elaboram pratos tradicionais com um toque de sabor caribenho.

A influência holandesa é bem marcante, assim como a colombiana, a chinesa, a italiana, a francesa, a indonésia e a alemã. Mas se a ideia é provar algo típico (crioulo), vale experimentar os diferentes tipos de guisados, o peixe fresco, funchi e arroz.

PARA INCLUIR NO ROTEIRO

Além das belíssimas praias e da inigualável vida submarinha, Bonaire oferece outros programas indispensáveis para o turista. Imperdível, por exemplo, uma visita ao pitoresco povoado de Rincón, localizado ao nordeste da ilha, e que guarda muitos tesouros a serem descobertos, como uma rica arquitetura. Nos arredores de Rincón, no alto da colina, fica Magazina di Rei, uma grande edificação branca, com uma extensa área de pequenas casas de época. Ela foi construída entre 1816 a 1824 e utilizada pelo governo para o armazenamento das provisões dos escravos. Trata-se da segunda casa de pedra mais antiga de Bonaire.

Desde 2002, o parque cultural foi restaurado e, hoje em dia, é um museu que se assemelha ao antigo povoado. Guias vestidos com roupas de época mostram a cultura indígena. Uma olhada no passado que vale a pena desfrutar. Perto do povoado está o Parque Nacional Washington Slagbaai, área protegida que oferece refúgio à vida selvagem. O lago de Sal Gotomeer é o habitat natural de uma grande variedade de aves, entre elas o flamingo, espécie de “símbolo” de Bonaire.

Como curiosidade, o idioma oficial de Bonaire é o Papiamento, língua local crioula derivada do português. Alias, reparou no título da matéria? Ele significa “Bem-Vindo à Bonaire”. Parece familiar? E é. Se você conhece o parque de diversões Hopi Hari, deve saber que o “idioma” falado por lá é baseado no Papiamento, de Bonaire.

Bonaire 2 ok

Bonaire 3 ok

Bonaire 4 ok

Bonaire 5 ok

Bonaire 6 ok

Bonaire 7 ok

Edição atual


capa033b

[+] News

Loeil chega a Campinas

15 Outubro 2018
Loeil chega a Campinas

Marca inaugura sua terceira loja, a primeira fora da capital paulista

Evento brinda capa com Cris Schiavoni

15 Outubro 2018
Evento brinda capa com Cris Schiavoni

Saccaro e Mont Blanc Mármores armaram coquetel em homenagem à arquiteta

Prático, funcional e integrado

14 Setembro 2018
Prático, funcional e integrado

Bem arejado, projeto prioriza espaços com boa circulação e iluminação natural

Ao Ar Livre

13 Setembro 2018
Ao Ar Livre

Linha Tibbo

Cidade de Constantino

13 Setembro 2018
Cidade de Constantino

Berço da civilização, Istambul, na Turquia, foi capital dos impérios Romano e Otomano

Paulo Mendes da Rocha

13 Setembro 2018
Paulo Mendes da Rocha

Arquiteto é tema de exposição no Itaú Cultural

7 truques para ampliar espaços

12 Setembro 2018
7 truques para ampliar espaços

Arquiteta Cristiane Schiavoni lista soluções simples para trazer amplitude visual

Forma e Função

12 Setembro 2018
Forma e Função

Mesas de apoio da linha Sun

Paraíso High Tech

11 Setembro 2018
Paraíso High Tech

Tóquio é o exemplo de uma megalópole bem organizada e cheia de contrastes

Antes & Depois

11 Setembro 2018
Antes & Depois

Área gourmet é reformulada e segue estilo industrial, com uma leve pegada retrô

5 dúvidas sobre...sala de jantar

11 Setembro 2018
5 dúvidas sobre...sala de jantar

Arquiteta Nicole Finkel responde 

Giro Décor

06 Setembro 2018
Giro Décor

Visitamos as duas unidades da Loeil, em São Paulo

Luz & Design

05 Setembro 2018
Luz & Design

Luminárias, pendentes e abajures para diferentes estilos de ambientes

Minimalismo

05 Setembro 2018
Minimalismo

Mesa Lateral Cloe

Subway-Tiles

05 Setembro 2018
Subway-Tiles

Porcelanato Grid

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141