Beleza selvagem

Minúsculo país da América Central, Costa Rica impressiona o viajante com suas inúmeras, coloridas e fascinantes atrações

shutterstock 182365898


Araras vermelhas berram no alto, bugios brincam na densa copa das árvores, crocodilos se agitam no lodo. É emocionante ver a abundância de aves e animais coloridos que se espalham por todos os lados na pequena e encantadora Costa Rica. Espremido entre a Nicarágua e o Panamá, na América Central, o país tem a maior porcentagem de território regido por leis de proteção ambiental em todo o mundo, abrigando 5% da biodiversidade terrestre.

Tomada por mil tons de verde, a nação conta com 35 parques nacionais (muitos deles com excelente e completa infraestrutura turística) e oito reservas biológicas, cobrindo um espectro de terrenos variados e 12 ecossistemas. Em outras palavras, um dos melhores e mais cômodos lugares do globo para o ecoturismo.

Pouco menor que o Estado do Rio Grande do Norte, a Costa Rica se divide em três regiões radicalmente diferentes. Apenas 120 quilômetros separam as duas costas do país, entre os oceanos Pacífico e Atlântico, que somam juntas 1.228 quilômetros de praias, costões rochosos e manguezais e são separadas por uma coluna de cordilheiras.

Isso significa que, em um mesmo dia, é possível tomar café da manhã à beira do quente e úmido litoral do Caribe (o menos explorado do país), subir ao topo de um vulcão e chegar à árida costa do Pacífico (onde estão as praias mais conhecidas, como Tamarindo) a tempo de curtir o pôr do sol  - forte candidato ao mais perfeito da sua vida.

As florestas, eternamente enevoadas no alto de montanhas diferem da seca floresta no noroeste do Pacífico, dos mangues de Terraba-Sierpe e das florestas tropicais de Corcovado e Tortuguero, que são cortadas por canais de onde se podem avistar uma infinidade de animais selvagens.

Já as florestas nativas se espalham por longas faixas de areia branca, marrom ou preta onde tartarugas-marinhas depositam seus ovos e pegadas indicam a passagem de uma onça ou outro felino das cinco espécies presentes no país.

O recorte acidentado das costas e do interior montanhoso é formidável. Vulcões crivam o espinhaço das montanhas; o Arenal expele lava quase todo dia, e você pode ir ao pico do Poás e do Irazú para ver suas crateras com lagos.

Boa parte da cordilheira Talamanca, não-vulcânica, é um grandioso reino inexplorado. A montanha Cerro Chirripó, a mais alta do país, atrai trilheiros por sua floresta e o Páramo – um platô alto -, onde há vistas panorâmicas do pico.

San José, a capital, reserva alguns ótimos passeios culturais, que valem dar um tempo na aventura e na natureza. A cidade tem arquitetura e museus excelentes, podendo ser visitados em um ou dois dias ou usada como base para excursões. Você pode, por exemplo, visitar o Museo del Oro Precolombino para ter ideia dos primórdios do país e depois conhecer o Teatro Nacional, um grande tesouro arquitetônico local.

Uma curiosidade é que a Costa Rica é um destino sem endereços. Nada de nomes nas ruas ou número nas casas. Por mais que isso pareça estranho, no pequeno país os habitantes estão acostumados com indicações como 'da casa de construções Manolo, 175 metros ao Sul, 200 ao Norte, o sobrado pintado de azul'.

É mágico ver taxistas e entregadores acertando o seu destino, sem bússolas ou GPS. E impressionante quando você mesmo começa a adquirir noções de distância e de localização dos pontos cardeais.

DICAS ÚTEIS

Chega-se à Costa Rica através do aeroporto internacional de San José, a capital. O melhor momento do ano para viver a aventura neste pequeno país caribenho é o mês de janeiro, pois é época de seca, sem chuvas, onde a temperatura em San Juan oscila entre 14ºC e 24ºC. Nas áreas baixas, porém, a temperatura é bem mais quente.

Nos passeios aos parques nacionais ou trilhas, fique sempre atento às indicações dos guias. Eles podem apontar muito mais animais do que você pode imaginar e dar informações interessantes sobre ecologia. Além disso, use repelente de mosquitos nas zonas baixas do Sul, onde há malária. Mangas longas e calças compridas também ajudam na proteção de picadas de insetos, inevitáveis diante da variedade de espécies.

Para se alimentar, não se preocupe: por menos de U$ 20 você se serve de uma boa refeição, inclusive o prato típico do país, o Gallo Pinto, que leva arroz e feijão e é servido inclusive no café da manhã, com ovos mexidos e agua dulce, aguardente de cana diluída em água quente.

Edição atual


capa033b

[+] News

Loeil chega a Campinas

15 Outubro 2018
Loeil chega a Campinas

Marca inaugura sua terceira loja, a primeira fora da capital paulista

Evento brinda capa com Cris Schiavoni

15 Outubro 2018
Evento brinda capa com Cris Schiavoni

Saccaro e Mont Blanc Mármores armaram coquetel em homenagem à arquiteta

Prático, funcional e integrado

14 Setembro 2018
Prático, funcional e integrado

Bem arejado, projeto prioriza espaços com boa circulação e iluminação natural

Ao Ar Livre

13 Setembro 2018
Ao Ar Livre

Linha Tibbo

Cidade de Constantino

13 Setembro 2018
Cidade de Constantino

Berço da civilização, Istambul, na Turquia, foi capital dos impérios Romano e Otomano

Paulo Mendes da Rocha

13 Setembro 2018
Paulo Mendes da Rocha

Arquiteto é tema de exposição no Itaú Cultural

7 truques para ampliar espaços

12 Setembro 2018
7 truques para ampliar espaços

Arquiteta Cristiane Schiavoni lista soluções simples para trazer amplitude visual

Forma e Função

12 Setembro 2018
Forma e Função

Mesas de apoio da linha Sun

Paraíso High Tech

11 Setembro 2018
Paraíso High Tech

Tóquio é o exemplo de uma megalópole bem organizada e cheia de contrastes

Antes & Depois

11 Setembro 2018
Antes & Depois

Área gourmet é reformulada e segue estilo industrial, com uma leve pegada retrô

5 dúvidas sobre...sala de jantar

11 Setembro 2018
5 dúvidas sobre...sala de jantar

Arquiteta Nicole Finkel responde 

Giro Décor

06 Setembro 2018
Giro Décor

Visitamos as duas unidades da Loeil, em São Paulo

Luz & Design

05 Setembro 2018
Luz & Design

Luminárias, pendentes e abajures para diferentes estilos de ambientes

Minimalismo

05 Setembro 2018
Minimalismo

Mesa Lateral Cloe

Subway-Tiles

05 Setembro 2018
Subway-Tiles

Porcelanato Grid

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141