A pérola do Adriático

Com belas praias e rica herança cultural, o turista está redescobrindo a Croácia

A perola 1

Um dos países mais jovens do planeta, a Croácia apresenta as belezas extraordinárias da região dos Balcãs, escondidas por anos de guerra civil. Independente da extinta Iugoslávia desde 1991, o país é uma verdadeira joia encravada no mar Adriático, com águas cristalinas, ruínas históricas e um clima estupendo.

Muito antes da independência do país, o escritor e dramaturgo irlandês George Bernard Shaw já chamava atenção para a beleza da região ao declarar que “no ultimo dia da criação, Deus decidiu coroar sua obra e criou as ilhas Komati (parque nacional croata) a partir de lagrimas, estrelas e de um sopro”.

Apesar de enfrentar uma guerra, boa parte dos atrativos da Croácia se conserva nos velhos tempos medievais, quando pequenas “cidades estados” disputavam o controle da área, enquanto os poderes de Roma, Veneza e o Império Otomano cresciam e declinavam.

Ao longo dos séculos, edifícios históricos absorvidos por outros contemporâneos, criaram fascinantes composições arqueológicas que hoje abrigam casas, restaurantes ou hotéis. Cidades como Split e Dubrovinik, as mais conhecidas, tem edifícios romanos, bizantinos, barrocos e renascentistas em meio às vielas.

Apenas três horas de barco da Itália, Split tem o passado intimamente ligado ao Império Romano. O grande atrativo do balneário é o Palácio de Diocleciano, residência de veraneio construída a mando do imperador romano no século IV. Feito da mesma pedra da Casa Branca americana, o conjunto arquitetônico, hoje bastante alterado, tem 215m de comprimento e muralhas de até 26m de altura.

Entre água e palácio, fica a Riva, o movimentado calçadão de mármore onde turistas desfilam dia e noite – muitos com seus iates e suas lanchas ancorados na marina anexa. Parte da Riva é tomada pelas mesas dos bares e restaurantes, que passam a alta temporada lotados, a qualquer hora do dia, dividindo a fachada com lojas e empórios.

A maioria das praias da cidade é de pedra, não de areia, e o mar tem água consideravelmente fria. Bacvice foge à regra, com muita areia e com estrutura de duchas, cadeiras, restaurantes.

É de Split que saem os barcos para as ilhas de Brac, Vis e a badalada Hvar, tida como a “Sant Tropez croata”. A ilha tem cenários paradisíacos, uma noite agitada e ainda se dá ao luxo de receber o maior numero de horas de sol em toda a Croácia por causa de sua posição geográfica. Estrelas de Hollywood, como a atriz Gwyneth Paltrow, bilionários como Bill Gates e até o príncipe Harry, da Inglaterra, costumam aproveitar as férias na ilha.

Também a partir de Split, uma bela estrada de via estreita à beira de um penhasco projetado sobre o Adriático leva a Dubrovnik. São pouco mais de 200 km a serem percorridos – 25 deles pela costa da vizinha Bósnia, que esticou um braço em meio ao território croata para ter acesso ao mar.

Logo na chegada, fica fácil entender porque ela é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A vista do alto da muralha que circunda a cidade é uma explosão de cores: o azul intenso do Adriático, o anil do céu ensolarado da Dalmácia, o terracota dos telhados modernos e o cinza das muralhas medievais.

As enormes muralhas de proteção provam que, desde sempre, ela foi um território desejado, principalmente por fazer a ponte estratégica entre Adriático e Balcãs. As influencias do domínio veneziano, que vigorou entre 1205 e 1358, podem ser vistas especialmente na arquitetura, embora boa parte das construções tenha sucumbido a um terremoto devastador no século XVII e depois à guerra civil, que deixou marcas de bomba visíveis até hoje.

Entre as praias de águas cristalinas e tom turquesa, a melhor e mais movimentada é Banje, a poucos minutos da Cidade Velha. Para mais sossego, a dica é pegar os barcos que saem do porto antigo até as ilhas de Mljet e Lokrum.

Por fim, Zagreb, a capital, está deixando de ser apenas uma escala para quem conhece a Croácia. A contradição entre a tradição histórica e a modernidade do progresso parece dar certo. As vielas se transformam em corredores cheios de vida. A praça Josip Jelacic caiu no gosto dos turistas. E a catedral de São Marcos, a mais famosa construção da cidade, está sempre lotada de visitantes.

Mas não vá embora da Croácia sem conhecer o Parque Nacional dos Lagos Plitvice, a 150 km da capital. Esta é uma das atrações mais procuradas do país, por conta de sua beleza impressionante – basta olhar ao redor para entender. A reserva natural é tomada como Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1979. Com 296 mil km² de área, o parque tem 16 lagos de diversos tamanhos, cavernas e é repleto de formações de travertinos (um tipo de rocha calcárea). Suas florestas abrigam ursos, lobos e 126 espécies de pássaros, alguns deles bem raros. 

A perola 2

A perola 3

A perola 4

A perola 5

A perola 6

A perola 7

A perola 8

A perola 9

Edição atual



capa032

[+] News

Prático, funcional e integrado

14 Setembro 2018
Prático, funcional e integrado

Bem arejado, projeto prioriza espaços com boa circulação e iluminação natural

Ao Ar Livre

13 Setembro 2018
Ao Ar Livre

Linha Tibbo

Cidade de Constantino

13 Setembro 2018
Cidade de Constantino

Berço da civilização, Istambul, na Turquia, foi capital dos impérios Romano e Otomano

Paulo Mendes da Rocha

13 Setembro 2018
Paulo Mendes da Rocha

Arquiteto é tema de exposição no Itaú Cultural

7 truques para ampliar espaços

12 Setembro 2018
7 truques para ampliar espaços

Arquiteta Cristiane Schiavoni lista soluções simples para trazer amplitude visual

Forma e Função

12 Setembro 2018
Forma e Função

Mesas de apoio da linha Sun

Paraíso High Tech

11 Setembro 2018
Paraíso High Tech

Tóquio é o exemplo de uma megalópole bem organizada e cheia de contrastes

Antes & Depois

11 Setembro 2018
Antes & Depois

Área gourmet é reformulada e segue estilo industrial, com uma leve pegada retrô

5 dúvidas sobre...sala de jantar

11 Setembro 2018
5 dúvidas sobre...sala de jantar

Arquiteta Nicole Finkel responde 

Giro Décor

06 Setembro 2018
Giro Décor

Visitamos as duas unidades da Loeil, em São Paulo

Luz & Design

05 Setembro 2018
Luz & Design

Luminárias, pendentes e abajures para diferentes estilos de ambientes

Minimalismo

05 Setembro 2018
Minimalismo

Mesa Lateral Cloe

Subway-Tiles

05 Setembro 2018
Subway-Tiles

Porcelanato Grid

Entrevistamos os designers do atelie oï

04 Setembro 2018
Entrevistamos os designers do atelie oï

Trio suíço é tema de exposição no Museu da Casa Brasileira  

Décor Sustentável

04 Setembro 2018
Décor Sustentável

Gamela Corte da Terra

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141