Sob o sol da Toscana

Região do centro-norte italiano é riquíssima em cultura, arquitetura, artes e beleza natural

Sob 1

Lucca

 

Uma das regiões mais bonitas e românticas da Itália, a antiga terra da civilização etrusca é uma alegoria ao prazer de viver, comer, beber e viajar. Só para se ter uma ideia, a Unesco designou seis destinos toscanos como patrimônio cultural da humanidade: Firenze (para muitos Florença), sua principal cidade: a praça da catedral de Pisa e sua famosa torre inclinada: o centro histórico de Siena: a pequena e elegante San Gimignano: o casario medieval de Pienza e Val d’Orcia.

Nesta terra tão bela, pontilhada de estradas ladeadas por ciprestes centenários e campos de oliveira e videiras, surgiram mestres da Renascença, como Dante Alighieri, Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti, Maquiavel, Galileu Galilei e Puccini.

Firenze – Ponto nevrálgico e logístico da Toscana, de onde partem trens e ônibus para todas as outras pequenas e encantadoras cidades. Em duas praças, num raio de poucas centenas de metros, os visitantes são levados de volta a uma época em que a disputa pelos poderes políticos e religiosos resultou numa explosão de criatividade cultural. A Piazza Della Signoria e a Piazza Del Duomo são o centro da cidade do poderoso clã Medici (patronos das artes e da guerra), onde extraordinárias obras de arte e arquitetura traçam parte da história italiana da Idade Média ao Renascimento.

Volterra – Situada no alto da montanha e no coração da Toscana, onde túmulos disputam espaço com construções renascentistas e ruínas romanas à sombra de torres medievais. As muralhas da cidade contem dois valiosos exemplos da arquitetura etrusca. A Porta Dell’Arco, construída com blocos de rochas vulcânicas, e a porta Diana, que levava a um imenso cemitério. Mas Volterra também ostenta lindos monumentos, como o teatro romano, a catedral  e a Rocca Nuova, fortaleza construída por Lorenzo de Medici no século XV.  No Museu Etrusco Guarnacci, maravilhe-se diante de Urna Degli Sposi e da extraordinária estatueta votiva Ombra Della Sera, que não ficaria deslocada numa galeria de arte moderna.

Lucca – A maneira mais rápida de apreciar o pitoresco encanto de Lucca é enfrentar os 230 degraus até o alto da Torre dei Guinigi. No terraço, 44 metros acima do solo, você terá a visão mágica de uma cidade fortificada que preserva quase intacto o aspecto de séculos atrás. Passeie pelo centro, ao longo da Vila Fillungo e das ruas próximas, cheias de torres e palácios medievais que hoje convivem com boutiques de moda, bares movimentados e restaurantes que servem o melhor da gastronomia toscana. É impossível não se impressionar com a beleza das praças. Destaques para a Piazza Dell’Anfiteatro, a Piazza San Michele e a Piazza San Martino.

Pienza – Nascida do sonho do Papa Pio II, que queria construir uma cidade “ideal” segundos os princípios renascentistas, teve boa parte projetada por Rossellino, como a pequena, mas esplêndida praça central construída segundo uma planta trapezoidal  e calçamento em quadrados. O toque de Rossellino é visto em toda Pienza e fica evidente no Duomo, com sua serena fachada de mármore travertino e seu claro interior, e no Palazzo Pic Colomini, com acabamento em pedra rústica.

Forte dei Marmi – Belas praias, céu azul, águas limpas e perfumados bosques de pinheiros. É o que essa minúscula cidade, no noroeste da Toscana oferece, como se fosse necessário algo mais. O balneário é muito procurado graças às praias com áreas de recreação, esportes e um banho de mar seguro. Leopoldo I, grão-duque da Toscana em 1788, construiu um forte que, junto ao mármore extraído dos Alpes, deu nome à cidade.

Siena – Famosíssima pelo Palio di Siena, uma das mais tradicionais corridas de cavalos do mundo, Siena tem ainda outros atrativos, como a Piazza Del Campo, uma das mais belas praças do país. Com forma de concha, é pavimentada de tijolos e dividida em nove seguimentos, em homenagem ao “Governo dos Nove”, que administrou a cidade na Idade Média. Ao seu redor, os edifícios medievais parecem convergir para o Palazzo Pubblico, ao lado da Torre Del Mangia, de tijolos vermelhos e 88 metros de altura. Pouco adiante, ergue-se o Duomo, uma das mais espetaculares catedrais góticas da Itália, cheia de extraordinárias obras de arte.

Montalcino – Hoje a cidade deve sua fama ao excelente vinho Brunello, produzido nas encostas circundantes, mas no passado localizava-se numa das principais vias entre Roma e a França. Por isso foi fortificada com imensas muralhas. Dentro delas, um labirinto de vielas medievais levam a lindas igrejas, como a Sant’Agostino, do século XIV, e San Francesco, Montalcino fica no coração do Val d’Orcia, uma paisagem que pode ser vista como pano de fundo de muitas pinturas de mestres do Renascimento. Este é um lugar fora do tempo, dotado ainda da mesma beleza que atraiu o olhar dos pintores, que pode ser saboreado lentamente, com o mesmo prazer que dedica a uma taça de seu magnífico vinho tinto.

Pisa – De um erro de arquitetura surgiu a mais famosa torre do mundo: a torre inclinada de Pisa, construída no século XII sobre o solo argiloso do Campo dei Miracoli. Os magníficos edifícios que compartilham este espaço são verdadeiras obras-primas de um tempo em que Pisa era uma rica e poderosa república marítima e centro cultural de grande importância, que atraia os maiores artistas da época. Os Lungarni (ruas ao redor do rio Arno) estão cheio de palácios históricos e são hoje o lugar mais romântico da cidade. Vale a visita à universidade mais antiga de Pisa, onde  Galileu Galilei dava aulas. 

Sob 2

Sob 3

Firenze: Piazza Della Signora

 

Sob 4

Firenze: Ponte Vecchio

 

Sob 6

Pienza

 

Sob 7

Forte Dei Marmi

 

 

Sob 8

Pisa

 

Sob 9

Montalcino

 

Sob 10

Firenze: Duomo

Edição atual



capa032

[+] News

Prático, funcional e integrado

14 Setembro 2018
Prático, funcional e integrado

Bem arejado, projeto prioriza espaços com boa circulação e iluminação natural

Ao Ar Livre

13 Setembro 2018
Ao Ar Livre

Linha Tibbo

Cidade de Constantino

13 Setembro 2018
Cidade de Constantino

Berço da civilização, Istambul, na Turquia, foi capital dos impérios Romano e Otomano

Paulo Mendes da Rocha

13 Setembro 2018
Paulo Mendes da Rocha

Arquiteto é tema de exposição no Itaú Cultural

7 truques para ampliar espaços

12 Setembro 2018
7 truques para ampliar espaços

Arquiteta Cristiane Schiavoni lista soluções simples para trazer amplitude visual

Forma e Função

12 Setembro 2018
Forma e Função

Mesas de apoio da linha Sun

Paraíso High Tech

11 Setembro 2018
Paraíso High Tech

Tóquio é o exemplo de uma megalópole bem organizada e cheia de contrastes

Antes & Depois

11 Setembro 2018
Antes & Depois

Área gourmet é reformulada e segue estilo industrial, com uma leve pegada retrô

5 dúvidas sobre...sala de jantar

11 Setembro 2018
5 dúvidas sobre...sala de jantar

Arquiteta Nicole Finkel responde 

Giro Décor

06 Setembro 2018
Giro Décor

Visitamos as duas unidades da Loeil, em São Paulo

Luz & Design

05 Setembro 2018
Luz & Design

Luminárias, pendentes e abajures para diferentes estilos de ambientes

Minimalismo

05 Setembro 2018
Minimalismo

Mesa Lateral Cloe

Subway-Tiles

05 Setembro 2018
Subway-Tiles

Porcelanato Grid

Entrevistamos os designers do atelie oï

04 Setembro 2018
Entrevistamos os designers do atelie oï

Trio suíço é tema de exposição no Museu da Casa Brasileira  

Décor Sustentável

04 Setembro 2018
Décor Sustentável

Gamela Corte da Terra

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141