Forte e surpreendente

Polônia conserva belezas escondidas por um passado complicado de batalhas e revela um Leste Europeu sem igual

Polonia 1

A situação geográfica da Polônia a transformou, ao longo dos anos, num dos locais mais sacrificados por guerras e invasões. De tempos em tempos, a Polônia como que sumia do mapa, anexada por exércitos invasores. Assim foi sob o domínio dos imperadores da Áustria, durante a ocupação nazista, ou sob o domínio soviético, para ficar somente nos exemplos recentes. Mas isto, longe de demonstrar fraqueza deste povo, só serviu para comprovar sua força e determinação em superar tantas violências.

Novamente livre, a Polônia esta agora cada vez mais convidativa ao turismo. Monumentos e prédios históricos reconstruídos, largas avenidas, áreas verdes em profusão, bons restaurantes, gente bonita pelas ruas e preços muito melhores que no Oeste Europeu são atrativos irrecusáveis. Confira alguns dos destaques deste surpreendente país.

Varsóvia

Apesar de ter sido completamente destruída na Segunda Guerra Mundial, Varsóvia recuperou sua antiga honra. É uma cidade com historia, mas também um moderno centro financeiro. Lado a lado, vivem o passado e o futuro, e essa dialética é ainda mais perceptível no centro da cidade onde as marcas da historia, como o Palácio da Ciência e da Cultura, convivem com os arranha-céus que pululam ao seu redor. Fuja da agitação da cidade e descubra as contradições e o charme da Cidade Antiga (Stare Miasto) e da Cidade Nova (Norwego Miasta). As praças charmosas e cafés aconchegantes criam uma atmosfera única que mistura uma sensação moderna com uma percepção de história.

Polonia 2

Centro Histórico de Cracóvia

Declarado patrimônio da Humanidade em 1978, está dividido em três zonas diferenciadas: a colina de Wawel, a cidade medieval de Cracóvia e o núcleo medieval de Kazimierz. No centro está a Rynek Glówny ou praça maior, com numerosas igrejas como a basílica de Maria Santíssima (com duas torres iguais), a igreja de São Wojciech e outros tesouros nacionais como Sukiennice, que é um mercado de telas e talhas que abriga também diversas lojas, restaurantes e o museu Nacional de Arte de Cracóvia.

 

Polonia 3

Montanhas Tatra

As montanhas Tatra formam uma cordilheira na fronteira da Polônia e da Eslováquia e são o ponto mais alto dos Cárpatos. Os picos mais altos da cordilheira estão do lado eslovaco, já os maiores lagos destas montanhas podem ser encontrados na Polônia. A região é muito conhecida por ser uma área de esportes de inverno.

 

Polonia 4

Mina de Sal de Wieliczka

Wieliczka é uma cidade do sul da Polônia, na área metropolitana de Cracóvia, e onde fica uma das mais antigas minas de sal do mundo, ainda em funcionamento. A muitos metros de profundidade, as minas oferecem uma loja de recordações, onde é possível adquirir pequenas esculturas feitas em sal. Nas suas galerias subterrâneas, realizam-se também diversos eventos sociais, tais como banquetes, concertos e provas desportivas.

 

Polonia 5

Montanhas Bieszczady

Situadas na parte sudeste da Polônia, estendem-se pela Eslováquia e Ucrânia. O seu ponto mais alto em território polaco é o monte Tarnica (1346 metros de altitude). Nas florestas de Bieszczady vivem lobos, cervos, bisontes-europeus, ursos, linces e outros animais muitas vezes encontrados somente nesta parte do país. Os poloniny constituem o elemento muito característico destas montanhas. São prados extensos e situados nas suas partes mais altas. Numa grande parte das montanhas Bieszczady foi fundado o Parque Nacional de Bieszczady (um dos 23 parques nacionais da Polônia, criado em 1973).

 

Polonia 6

Wadowice

Cidade pacata do sul da Polônia, tem apenas 20 mil habitantes, pouco charme e uma praça tranquila em frente à Basílica. A 48 km de Cracóvia, às margens do Rio Skawa, não chamaria a atenção de ninguém, não fosse pelo número 7 da rua Koscielna. Ali numa casinha de apenas dois quartos e uma cozinha, nasceu, a 18 de Maio de 1920, Karol Jósef Wojtyla, o papa João Paulo II. Atualmente, a casa onde o papa viveu até os 18 anos abriga um museu e a igreja em que foi batizado está entre os mais aclamados centros de peregrinação católica pelo mundo.

 

Polonia 7

Wroclaw

Pablo Picasso afirmou que a recontrução de Wroclaw no pós-guerra foi uma grande inspiração para ele, e não é difícil perceber o porquê. A cidade foi fundada numa ilha, Ostrów Tumski (Ilha da Catedral), no rio Oder, mas cresceu para outras onze ilhas, que estão unidas por uma rede de 112 pontes, todas diferentes umas das outras. O grande orgulho de Wroclaw, a Panorâmica Raclawicka é uma rótula com 114 metros que tem uma pintura panorâmica de grandes dimensões, retratando a batalha que decorreu em 1794 em Raclawice (uma aldeia localizada a 320 quilômetros), quando os camponeses poloneses derrotaram o poderoso exercito russo.

 

Parque Nacional de Stowinski

Esta localizado no norte da Polônia, na costa do Mar Báltico, entre as cidades de Leba e Rowy. O limite norte do parque são 32,5 milhas de costa. Em 1977, a UNESCO designou o parque como Reserva da Biosfera (MAB). As enormes dunas de areia às margens do Lago Lebsko são uma deslumbrante atração natural. O local costumava ser um campo de treinamento para os Afrika Korps de Rommel. Atualmente, é uma reserva da biosfera e refúgio para espécies de aves raras. A viagem só para ver as dunas já vale muito a pena, mas o parque também oferece outras atividades e atrações. 

 

Gdansk

Cidade da província da Pomerânia, com cerca de 460 mil habitantes, Gdansk está inserida no núcleo de Trójmiasto (Três Cidades), área urbana de mais de um milhão de habitantes que também abrange Gdynia e Sopot. Chega-se a balsa, partindo do cais da cidade antiga. Hoje, um monumento monstruoso e algumas marcas são prova da heroica resistência durante seis dias contra a máquina de guerra dos nazistas. Deixada para trás pelo Exercito Vermelho em 1945 como um amontoado de tijolos em chama, a cidade antiga foi cuidadosamente restaurada, resgatando o seu antigo estado de glória.

 

Santuário de Nossa Senhora de Czestochowa

Com aproximadamente 5 milhões de peregrinos por ano, o santuário de Nossa Senhora de Czestochowa, que mantém a Virgem Negra de Jasna Gora, na Silésia (sul da Polônia), é um dos mais famosos santuários da Europa Central. Desde o final do século XIV, Jasna Gora é o principal centro de peregrinação na Polônia. 

 

 

 

Edição atual

 

capa030

 

[+] News

Érea reúne convidados na CASACOR

08 Junho 2018
Érea reúne convidados na CASACOR

Marca apresenta novas peças no ambiente do arquiteto Roberto Migotto

Ripa Em Alta

08 Junho 2018
Ripa Em Alta

Réguas Ripadas de Madeira

Arte Sacra

08 Junho 2018
Arte Sacra

Capelas do Vaticano na Bienal de Veneza

Entre o clássico e o contemporâneo

08 Junho 2018
Entre o clássico e o contemporâneo

Em tons sóbrios, décor explora o jogo de texturas e estilos

Espaços repaginados

08 Junho 2018
Espaços repaginados

Reforma harmoniza o décor e traz charme aos ambientes

Uma casa para celebrar a família

08 Junho 2018
Uma casa para celebrar a família

Lar do casal tem espaços amplos e móveis generosos para abrigar os filhos e os netos

Paleta neutra e contraste de texturas

30 Maio 2018
Paleta neutra e contraste de texturas

Monocromia é arma para obter espaços aconchegantes e sofisticados

Design Afetivo

25 Maio 2018
Design Afetivo

Nova Coleção Punto e Filo

Convite ao convívio

25 Maio 2018
Convite ao convívio

Com espaços integrados, apê foi pensado para curtir os momentos em família 

Versatilidade

24 Maio 2018
Versatilidade

Sofá Spasso

5 dúvidas sobre coifas

24 Maio 2018
5 dúvidas sobre coifas

O arquiteto Rodrigo Kolton explica as diferenças e ensina como escolher o modelo ideal

Breton lança nova coleção

22 Maio 2018
Breton lança nova coleção

"Vida em Família" é inspirada nos valores transmitidos ao longo de gerações

Cabeceiras

18 Maio 2018
Cabeceiras

Confira 9 modelos para surpreender e transformar a decoração do seu quarto

Preciosidades

15 Maio 2018
Preciosidades

Mesas Laterais e de Centro Joalheria

Ação Solidária

15 Maio 2018
Ação Solidária

Via Classic arma evento em prol da arquiteta Darlene Vitor

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141