Na Terra dos Faraós

Viajar ao Egito é como mergulhar nas páginas da história

Egito 1

Quando se fala em ir à África, o viajante logo pensa em aventura. Algo como desbravar uma região pouco conhecida e de muitos desafios. Safáris e tribos estão entre as primeiras imagens de quem elege este continente como destino.

Mas no norte africano, um país foge da cena convencional do continente por oferecer mais do que belas paisagens e muita ação. O Egito, com suas diversas facetas, construídas em milênios de historia, é um caleidoscópio de sensações para qualquer turista.

Este país, apesar de pertencer a África, tem forte influência árabe, como os vizinhos Tunísia e Argélia, e possui beleza peculiar.

A ascendência árabe deu-se pela ocupação por este povo na cidade de Answan, onde se fixaram os primeiros egípcios. Curiosamente, é ali que podemos ver uma maior penetração da cultura ocidental, que se mescla com os rigorosos, costumes árabes.

Além de Answan, merece destaque a cidade de Luxor, onde vilas e plantações dividem espaço com túmulos de faraós, nobres, artesãos e ruínas de templos dedicados aos mortos. Ali fica o Vale dos Reis, onde foram encontrados pouco mais de 60 túmulos. Atrás do Vale dos Reis fica o templo de Hatshesput (1473-1458 a.C), uma mulher que se tornou faraó. É um belo monumento, de fachada imponente, em parte esculpido na rocha de um paredão que domina a paisagem.

A grande atração do Egito porém, é mesmo Cairo, a capital do país. A cidade, de 16 milhões de moradores, é densamente habitada, barulhenta, e o trânsito é desordenado. Mas nada que faça o turista esmorecer diante do fascínio exercido pela visão das pirâmides de Gizé. Atenção obrigatória para três delas: Quéops, Quéfrem e Miquerinos, monumentos intocáveis, existentes há mais de 5 mil anos e que estão entre as Sete Maravilhas do Mundo.

O Cairo também oferece um museu, onde esta guardado o tesouro completo de Tutancâmon, que é um verdadeiro deleite para os amantes da história. Bem como um mini cruzeiro pelo Rio Nilo ou até mesmo um passeio de balão sobre as águas deste Oasis.

A cidade portuária de Porto Said e a histórica Alexandria também não podem ficar de fora de nenhum roteiro turístico em terras egípcias.

Como é tradição da cultura muçulmana, maioria no Egito, os costumes são seguidos à risca. Por isso, a sociedade ainda é considerada muito machista. Não são raras as situações onde o marido caminha a frente da mulher, que só sai na rua de burca. Obviamente, esse flagrante fica mais claro em cidades menores e não tão acostumadas com o turismo.

Turista no Egito é sagrado e, como tal, bem recebido. A infraestrutura é muito boa, com hotéis de primeira linha e segurança reforçada. Dizem até que ser assaltado ou roubado por lá é quase impossível.

Por outro lado, talvez você tenha problemas com a alimentação, bastante carregadas nos condimentos. Por todo o Egito vende-se o prato local mais consumido, o kushari, mistura de macarrão, arroz, lentilha, cebola torrada, molho de tomate e caldo de limão com alho. Come-se de colher, numa tigela de metal, e é uma delicia! A carne de cordeiro também é bastante comum por lá. Mas não se desespere: O fast food local é o restaurante Felfella, com comida gostosa, barata e limpa. O café Cilantro, no Cairo, serve sanduíches, saladas seguras e hambúrgueres para turistas. 

Egito 2

Egito 3

Egito 4

Egito 5

Egito 6

Egito 7

Egito 9

Edição atual

 

capa030

 

[+] News

Érea reúne convidados na CASACOR

08 Junho 2018
Érea reúne convidados na CASACOR

Marca apresenta novas peças no ambiente do arquiteto Roberto Migotto

Ripa Em Alta

08 Junho 2018
Ripa Em Alta

Réguas Ripadas de Madeira

Arte Sacra

08 Junho 2018
Arte Sacra

Capelas do Vaticano na Bienal de Veneza

Entre o clássico e o contemporâneo

08 Junho 2018
Entre o clássico e o contemporâneo

Em tons sóbrios, décor explora o jogo de texturas e estilos

Espaços repaginados

08 Junho 2018
Espaços repaginados

Reforma harmoniza o décor e traz charme aos ambientes

Uma casa para celebrar a família

08 Junho 2018
Uma casa para celebrar a família

Lar do casal tem espaços amplos e móveis generosos para abrigar os filhos e os netos

Paleta neutra e contraste de texturas

30 Maio 2018
Paleta neutra e contraste de texturas

Monocromia é arma para obter espaços aconchegantes e sofisticados

Design Afetivo

25 Maio 2018
Design Afetivo

Nova Coleção Punto e Filo

Convite ao convívio

25 Maio 2018
Convite ao convívio

Com espaços integrados, apê foi pensado para curtir os momentos em família 

Versatilidade

24 Maio 2018
Versatilidade

Sofá Spasso

5 dúvidas sobre coifas

24 Maio 2018
5 dúvidas sobre coifas

O arquiteto Rodrigo Kolton explica as diferenças e ensina como escolher o modelo ideal

Breton lança nova coleção

22 Maio 2018
Breton lança nova coleção

"Vida em Família" é inspirada nos valores transmitidos ao longo de gerações

Cabeceiras

18 Maio 2018
Cabeceiras

Confira 9 modelos para surpreender e transformar a decoração do seu quarto

Preciosidades

15 Maio 2018
Preciosidades

Mesas Laterais e de Centro Joalheria

Ação Solidária

15 Maio 2018
Ação Solidária

Via Classic arma evento em prol da arquiteta Darlene Vitor

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141