A joia do Golfo

Dubai se reinventa e torna-se um dos destinos mais desejados do mundo

Dubai 1

Cravada no deserto, na costa do Golfo Pérsico, Dubai é, hoje, uma cidade superlativa, luxuosa e excêntrica. Em menos de 50 anos, depois da descoberta do petróleo em 1966, a pequena vila frequentada por beduínos e caravanas de camelos foi transformada em um oásis moderno de 3,03 milhões de habitantes, com projetos arquitetônicos de fama mundial, arranha-céus gigantescos, hotel sete estrelas decorado com ouro e ilhas artificiais.

Em meio a toda essa modernidade, você pode nadar no mar ou participar de uma reunião de negócios, jogar uma partida de golfe ou jantar em um restaurante japonês, mas a maior atração para quem gosta de pechinchar são mesmo as tradicionais feiras ao ar livre. E ainda há camelos perambulando livremente a apenas alguns quilômetros em direção ao magnifico deserto.

Há um vibrante ar cosmopolita em Dubai, por exemplo, na maneira como o tradicional “abra” transporta um caleidoscópio de turistas de um lado para o outro, com indianos enrolados em seus sáris e nativos com dishdashas típicos. Fora de Dubai, a vida é mais tradicional e mais lenta. Ao explorar a beleza árida das montanhas ou passar pelas praias da costa leste dos Emirados Árabes Unidos, você encontrará pessoas cordiais e prontas para bater papo, apesar da diferença de idiomas.

As temperaturas variam em torno de 10°C à noite no inverno (dezembro a março) até 49°C pela manhã no verão (junho a agosto). A melhor época para visitar é de outubro a abril, quando as temperaturas estão perfeitas para passar dias agradáveis e longos na praia e sair à noite.

Tradição muçulmana

Os turistas que visitam Dubai podem sofrer um pequeno choque cultural. Assim como conhecer cidadãos do mundo todo, você conviverá com cidadãos árabes vestidos com suas tradicionais dishdashas e abayas. Também há o som das mesquitas no momento da reza, a conversa em árabe nos cafés, o cheiro doce do shisha, a bela e complexa escrita...tudo que faz parte da cultura cotidiana de Dubai.

O islamismo está intrinsecamente entrelaçado com a estrutura social dos Emirados Árabes Unidos. Os mulçumanos acreditam que o Alcorão é, literalmente, a palavra de Deus e que ele fornece os princípios morais muito específicos para lidar com todas as questões diárias da vida. Por essa razão, o livro é reverenciado veementemente e deve ser tratado com respeito. Embora seja a mais aberta das sociedades árabes em sua cultura, a tradição muçulmana em Dubai não é diferente.

“Viajar para o emirado de maior população é mergulhar num universo islâmico totalmente diferente do que imaginamos. Um lugar moderno, organizado a ponto de você se sentir numa maquete, porém sem perder sua cultura religiosa e a essência do deserto”, confirma a publicitária Daniele Vano, que esteve por lá com o marido.

A vida nos Emirados é bastante centrada na família, tendo o casamento e as crianças como base da sociedade. A hospitalidade tem um papel importante na cultura de Dubai, especialmente para estrangeiros e recém-chegados, embora os cidadãos mais velhos e tradicionais do Emirado possam ser mais reservados. Não se surpreenda se for convidado para tomar um refresco por uma família quando estiver fazendo compras, especialmente tapetes ou joias. É educado aceitar uma tradição de Dubai como essa cordialidade.

É PRECISO SABER

Vestuário: Embora Dubai seja geralmente indulgente, se vista com modéstia ao passear pela cidade. Saias longas ou calças e blusas de mangas são essenciais para as mulheres, principalmente durante o Ramadã.

Ramadã: Mês sagrado para os muçulmanos é marcado por orações, jejum e caridade. Como em um país islâmico, a cultura de Dubai não é diferente e muitos restaurantes e cafés fecham enquanto há luz do dia. Os não-mulçumanos não devem comer, beber e fumar em público, somente em sua privacidade ou em restaurantes de hotéis turísticos.

Comportamento em público: O comportamento individual em público deve ser contido. A embriaguez e as exibições de afeto evidentes são ofensivas à cultura mulçumana, além de ilegais. As drogas são proibidas e as penalidades associadas são bastante severas. Embora bebidas alcoólicas sejam servidas em restaurantes, bares e boates autorizados, não podem ser carregadas pela cidade. Beber e dirigir são absolutamente inaceitáveis, com penalidades muito rigorosas para os infratores.

Segurança: De fato, Dubai é uma das cidades mais seguras do mundo, com taxas de criminalidade muito baixas, o que significa que passear por lá é muito seguro. Porém, mulheres andando sozinhas e com vestimentas pouco discretas para a cultura mulçumana atrairão olhares de reprovação.

Dubai 2

Vista aérea do Burj Khalifa o prédio mais alto do mundo. A vista do topo é fantástica, mas a experiência da subida é melhor ainda. O elevador é veloz, toca rock, tem efeitos visuais, é psicodélico.

 

Dubai 3

Hotel Atlantis, é um cartão postal de Dubai, fica localizado na ponta de Palm Island. No seu interior pode-se admirar aquários gigantescos com diversas espécies marinhas, há um enorme parque aquático onde é possível até nadar com golfinhos.

 

Dubai 4

Deserto de Dubai, as dunas dão frio na barriga, mas o que mais emociona é assistir o pôr-do-sol na areia, formando tons de laranja no horizonte.

 

Dubai 5

Mesquita de Abu Dhabi, pouco mais de uma hora separam Abu Dhabi de Dubai.  Cobrir a distância vale por diversos motivos, mas o mais óbvio deles é a Grande Mesquita de Abu Dhabi, chamada Sheikh Zayed Grand Mosque. É impossível não se emocionar ao avistar a construção, de branco puríssimo e arquitetura tradicional, se levantar em meio a uma cidade tão moderna. A Mesquita é quase uma afirmação dos governantes de Abu Dhabi: sim, vamos crescer e vamos nos modernizar, mas nunca esqueceremos quem somos.

Edição atual

capa036
Comprar versão impressa

Comprar versão digital

[+] News

Antes & Depois

20 Março 2019
Antes & Depois

Mais vida no living

A Beleza do Imperfeito

20 Março 2019
A Beleza do Imperfeito

Kintsugi

Poética Feminina

20 Março 2019
Poética Feminina

Poltrona Betinha

Casa Nova

20 Março 2019
Casa Nova

Marengo Decor 

Um loft moderno e urbano

18 Março 2019
Um loft moderno e urbano

Atmosfera jovem, descolada e urbana para o novo lar

Materiais sofisticados e aconchego

18 Março 2019
Materiais sofisticados e aconchego

Boas idéias e ambientes dinâmicos, práticos e cheios de vida

Estilo despojado e clima praiano

18 Março 2019
Estilo despojado e clima praiano

Tudo muito prático, dinâmico e funcional para o dia a dia

Clima de alegria e descontração

18 Março 2019
Clima de alegria e descontração

Toques de personalidade e charme revelam o clima descontraído do projeto

Ay Caramba!

18 Março 2019
Ay Caramba!

Cercada pelo mar do Caribe, Cuba tem cenários paradisíacos

Casa Brasil Eliane

15 Março 2019
Casa Brasil Eliane

Grupo inaugura showroom com produtos Eliane e Decortiles em SP

Ornamento

15 Março 2019
Ornamento

Coleção Flainar

5 dúvidas sobre...home office

15 Março 2019
5 dúvidas sobre...home office

Cris Paola ensina como criar um ambiente de trabalho em casa

Extensão

15 Março 2019
Extensão

Linha Mistral

Banho Chic

14 Março 2019
Banho Chic

Toaletes Residenciais, Lindos Espaços de Luxo  

Transformação pontual

13 Março 2019
Transformação pontual

De maneira inteligente e funcional, lar ganha um novo astral

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141