A joia do Golfo

Dubai se reinventa e torna-se um dos destinos mais desejados do mundo

Dubai 1

Cravada no deserto, na costa do Golfo Pérsico, Dubai é, hoje, uma cidade superlativa, luxuosa e excêntrica. Em menos de 50 anos, depois da descoberta do petróleo em 1966, a pequena vila frequentada por beduínos e caravanas de camelos foi transformada em um oásis moderno de 3,03 milhões de habitantes, com projetos arquitetônicos de fama mundial, arranha-céus gigantescos, hotel sete estrelas decorado com ouro e ilhas artificiais.

Em meio a toda essa modernidade, você pode nadar no mar ou participar de uma reunião de negócios, jogar uma partida de golfe ou jantar em um restaurante japonês, mas a maior atração para quem gosta de pechinchar são mesmo as tradicionais feiras ao ar livre. E ainda há camelos perambulando livremente a apenas alguns quilômetros em direção ao magnifico deserto.

Há um vibrante ar cosmopolita em Dubai, por exemplo, na maneira como o tradicional “abra” transporta um caleidoscópio de turistas de um lado para o outro, com indianos enrolados em seus sáris e nativos com dishdashas típicos. Fora de Dubai, a vida é mais tradicional e mais lenta. Ao explorar a beleza árida das montanhas ou passar pelas praias da costa leste dos Emirados Árabes Unidos, você encontrará pessoas cordiais e prontas para bater papo, apesar da diferença de idiomas.

As temperaturas variam em torno de 10°C à noite no inverno (dezembro a março) até 49°C pela manhã no verão (junho a agosto). A melhor época para visitar é de outubro a abril, quando as temperaturas estão perfeitas para passar dias agradáveis e longos na praia e sair à noite.

Tradição muçulmana

Os turistas que visitam Dubai podem sofrer um pequeno choque cultural. Assim como conhecer cidadãos do mundo todo, você conviverá com cidadãos árabes vestidos com suas tradicionais dishdashas e abayas. Também há o som das mesquitas no momento da reza, a conversa em árabe nos cafés, o cheiro doce do shisha, a bela e complexa escrita...tudo que faz parte da cultura cotidiana de Dubai.

O islamismo está intrinsecamente entrelaçado com a estrutura social dos Emirados Árabes Unidos. Os mulçumanos acreditam que o Alcorão é, literalmente, a palavra de Deus e que ele fornece os princípios morais muito específicos para lidar com todas as questões diárias da vida. Por essa razão, o livro é reverenciado veementemente e deve ser tratado com respeito. Embora seja a mais aberta das sociedades árabes em sua cultura, a tradição muçulmana em Dubai não é diferente.

“Viajar para o emirado de maior população é mergulhar num universo islâmico totalmente diferente do que imaginamos. Um lugar moderno, organizado a ponto de você se sentir numa maquete, porém sem perder sua cultura religiosa e a essência do deserto”, confirma a publicitária Daniele Vano, que esteve por lá com o marido.

A vida nos Emirados é bastante centrada na família, tendo o casamento e as crianças como base da sociedade. A hospitalidade tem um papel importante na cultura de Dubai, especialmente para estrangeiros e recém-chegados, embora os cidadãos mais velhos e tradicionais do Emirado possam ser mais reservados. Não se surpreenda se for convidado para tomar um refresco por uma família quando estiver fazendo compras, especialmente tapetes ou joias. É educado aceitar uma tradição de Dubai como essa cordialidade.

É PRECISO SABER

Vestuário: Embora Dubai seja geralmente indulgente, se vista com modéstia ao passear pela cidade. Saias longas ou calças e blusas de mangas são essenciais para as mulheres, principalmente durante o Ramadã.

Ramadã: Mês sagrado para os muçulmanos é marcado por orações, jejum e caridade. Como em um país islâmico, a cultura de Dubai não é diferente e muitos restaurantes e cafés fecham enquanto há luz do dia. Os não-mulçumanos não devem comer, beber e fumar em público, somente em sua privacidade ou em restaurantes de hotéis turísticos.

Comportamento em público: O comportamento individual em público deve ser contido. A embriaguez e as exibições de afeto evidentes são ofensivas à cultura mulçumana, além de ilegais. As drogas são proibidas e as penalidades associadas são bastante severas. Embora bebidas alcoólicas sejam servidas em restaurantes, bares e boates autorizados, não podem ser carregadas pela cidade. Beber e dirigir são absolutamente inaceitáveis, com penalidades muito rigorosas para os infratores.

Segurança: De fato, Dubai é uma das cidades mais seguras do mundo, com taxas de criminalidade muito baixas, o que significa que passear por lá é muito seguro. Porém, mulheres andando sozinhas e com vestimentas pouco discretas para a cultura mulçumana atrairão olhares de reprovação.

Dubai 2

Vista aérea do Burj Khalifa o prédio mais alto do mundo. A vista do topo é fantástica, mas a experiência da subida é melhor ainda. O elevador é veloz, toca rock, tem efeitos visuais, é psicodélico.

 

Dubai 3

Hotel Atlantis, é um cartão postal de Dubai, fica localizado na ponta de Palm Island. No seu interior pode-se admirar aquários gigantescos com diversas espécies marinhas, há um enorme parque aquático onde é possível até nadar com golfinhos.

 

Dubai 4

Deserto de Dubai, as dunas dão frio na barriga, mas o que mais emociona é assistir o pôr-do-sol na areia, formando tons de laranja no horizonte.

 

Dubai 5

Mesquita de Abu Dhabi, pouco mais de uma hora separam Abu Dhabi de Dubai.  Cobrir a distância vale por diversos motivos, mas o mais óbvio deles é a Grande Mesquita de Abu Dhabi, chamada Sheikh Zayed Grand Mosque. É impossível não se emocionar ao avistar a construção, de branco puríssimo e arquitetura tradicional, se levantar em meio a uma cidade tão moderna. A Mesquita é quase uma afirmação dos governantes de Abu Dhabi: sim, vamos crescer e vamos nos modernizar, mas nunca esqueceremos quem somos.

Edição atual

capa038Comprar versão impressa

Comprar versão digital

[+] News

História De Uma Lenda

24 Junho 2019
História De Uma Lenda

Para os amantes das duas rodas, Harley-Davidson não é apenas uma moto.

Planta Do Bem

24 Junho 2019
Planta Do Bem

Rica em nutrientes, Aloe Vera equilibra o organismo e mantém a saúde

Subindo a Serra

24 Junho 2019
Subindo a Serra

Campos do Jordão é o point do inverno paulista

Espaços reinventados

13 Junho 2019
Espaços reinventados

Materiais equilibrados dão charme e deixam os ambientes harmônicos 

Espaços amplos e convidativos

13 Junho 2019
Espaços amplos e convidativos

Ambientes convidativos para receber familiares com o máximo de conforto

Balneário Do Luxo

11 Junho 2019
Balneário Do Luxo

Punta Del Este é o destino preferido de descolados, ricos e famosos 

Refeição Em Cinco Cores

11 Junho 2019
Refeição Em Cinco Cores

Prato colorido é sinal de uma alimentação saudável e equilibrada

Adrenalina a Mil

11 Junho 2019
Adrenalina a Mil

Excitante e desafiador salto de paraquedas põe nervos à prova

5 dúvidas sobre...décor no outono

07 Junho 2019
5 dúvidas sobre...décor no outono

Ana Yoshida dá dicas práticas para deixar a casa mais aconchegante na estação

Transformação total

06 Junho 2019
Transformação total

Tons sóbrios, design atemporal e uma marcenaria estratégica

Charme discreto

06 Junho 2019
Charme discreto

Ambientes integrados e uma base neutra e contemporânea 

Toque Artesanal

05 Junho 2019
Toque Artesanal

Mesas Tríade

Forma e Função

05 Junho 2019
Forma e Função

Poltrona Noa

Versão Brasileira

05 Junho 2019
Versão Brasileira

Roca Gallery

Doce balanço

30 Maio 2019
Doce balanço

Redes e poltronas! Inspire-se nas boas ideias vindas de vários lugares do Brasil

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141