O fascínio da estrela de seis pontas

Exemplares de cerca de 15 centímetros que chegam a valer o mesmo que uma Ferrari 

montblanc 1ok

 

Escrita macia, corpo lustroso, muitas vezes cravejado de diamantes, rubis, esmeraldas ou safiras e revestido com diferentes materiais como ouro, aço inox ou fibra de carbono. Em um mundo dominado pelas esferográficas descartáveis, ter uma Montblanc se tornou sinônimo de elegância, status e uma prova de sofisticação.

Da produção de canetas-tinteiro a um portfólio de produtos luxuosos variados, a empresa centenária se renova sem perder sua essência.

As origens da Montblanc remontam ao ano de 1906, quando dois empresários alemães – Alfred Nehemias, um banqueiro de Hamburgo, e August Eberstein, um engenheiro de Berlim – retornaram de uma viagem aos Estados Unidos fascinados com uma invenção: a caneta tinteiro. De volta a Hamburgo, associaram-se a Claus-Jahannes Voss, um comerciante da área de papelaria, para produzirem sua própria versão do novo instrumento de escrita que haviam conhecido.

A empresa foi fundada com o nome de Simplo Filler Pen Company e somente três anos depois seu primeiro modelo de canetas seria lançado. Batizada de Rogue et Noir, era feita de ebonite negra decorada com o topo da tampa em vermelho, em um design inspirado no romance homônimo de Stendhall.

Em 1910, a pequena oficina lança a emblemática linha de canetas que renomearia a empresa: a Montblanc. A referência à montanha mais alta da Europa era uma analogia ao avanço na tecnologia e na técnica artesanal que a novidade representava. O desenho na tampa da caneta, uma espécie de estrela branca de seis pontas arredondadas, que representa a neve sobre o pico da montanha, antecipava o que viria a ser emblema da marca até hoje. Três anos mais tarde, a caneta tinteiro que não vazava mesmo quando fechada já era um best-seller em toda a Alemanha, e a empresa passou a se chamar Montblanc Simplo Gmbh.

Não passou muito tempo desde sua fundação para a Montblanc iniciar sua carreira de sucesso ao redor do mundo. Após ramificar-se por Berlim, Leipzig, Breslau. Hanover e Bremen, as primeiras Montblanc começaram a aparecer em Paris, Londres e Barcelona. Ao mesmo tempo, a linha de produtos também começou a crescer. Além das canetas-tinteiro, as lojas ofereciam papel carta, tinteiro e canetas esferográficas com a estrela branca.

O grande lançamento global da marca aconteceu em 1924, com a Meisterstück. O numero 4.810 adorna a pena de cada Meisterstück (Obra de Mestre, em alemão) e simboliza a altura da imponente montanha nos Alpes Savoy. Onze anos mais tarde, em 1935, a companhia firmou um compromisso com seus clientes, que eram atacados pela inflação e estavam relutantes em investir o seu dinheiro: uma garantia de durabilidade vitalícia, impulsionando as vendas e eternizando as peças, que passam de pai para filho.

A caneta, com seu design atemporal é fascinante, revolucionou o curso do século – e não somente da indústria dos instrumentos de escrita. O cobiçado objeto de desejo ganhou espaço permanente no Museu de Arte Moderna de Nova York e desempenha um papel significativo na assinatura dos mais importantes documentos da politica, negócios e cultura.

Além dos instrumentos de escrita Meisterstück, a Montblanc vem produzindo, desde 1992, as Edições Limitadas, dedicadas a Patronos das Artes, Escritores ou Músicos. São feitas somente 4.810 peças de cada exemplar, e elas rapidamente se transformam em objeto de colecionadores. Ao mesmo tempo, o universo global de artigos de luxo cresceu sob a assinatura da estrela Montblanc: acessórios de couro elegantes, feito à mão, óculos modernos, acessórios de uso pessoal, como abotoaduras e joias femininas de prata, além dos exclusivos relógios, produzidos em Le Locle, o coração da fina relojoaria artesanal, na Suíça.

Mais de 100 anos após a joint venture da pequena companhia manufatureira, os cobiçados produtos Montblanc estão presentes em quase 400 boutiques e mais de 9 mil pontos de venda em 90 países ao redor do mundo e a estrela branca de seis pontas brilha nos shoppings e ruas de luxo em todo o planeta como um dos mais requisitados objetos de desejo de homens e mulheres.

montblanc 2ok

montblanc 3ok

montblanc 4ok

montblanc 5ok

montblanc 6ok

montblanc 7ok

montblanc 8ok

montblanc 9ok

montblanc 10ok

Edição atual

capa036
Comprar versão impressa

Comprar versão digital

[+] News

Fluidez contemporânea

15 Fevereiro 2019
Fluidez contemporânea

Lar perde paredes e ganha amplitude e liberdade com a integração de ambientes

Convite ao convívio

15 Fevereiro 2019
Convite ao convívio

Junção de duas unidades dá origem a um apartamento amplo, arejado e aconchegante

Toques de cor e personalidade

15 Fevereiro 2019
Toques de cor e personalidade

Memórias afetivas resgatam e personificam a nova ambientação

Inspiração

15 Fevereiro 2019
Inspiração

"Casas de Sonho" Deborah Roig

Design e Versatilidade

15 Fevereiro 2019
Design e Versatilidade

Mix&Match da Docol

Inovação

15 Fevereiro 2019
Inovação

Coleção de Papel de Parede Pormade, por Léo Shehtman

Iluminação sem segredos

14 Fevereiro 2019
Iluminação sem segredos

Orientações certeiras para iluminar quartos, salas, cozinhas, banheiros e lavabos

IT HOME + Influencers

14 Fevereiro 2019
IT HOME + Influencers

Evento realizado na Loeil festejou capa com as influenciadoras digitais

Elegância atemporal

14 Fevereiro 2019
Elegância atemporal

Projeto busca realçar a sensação de conforto e a sofisticação

Poesia

12 Fevereiro 2019
Poesia

Mesa de Jantar Bask

Pegada Industrial

08 Fevereiro 2019
Pegada Industrial

Coleção Urbana OBJ

Ponta-Cabeça

07 Fevereiro 2019
Ponta-Cabeça

Coleção Nova de Luminárias Leo Romano

Moderno e irreverente

07 Fevereiro 2019
Moderno e irreverente

Apê valoriza peças do universo masculino e tem até uma moto no décor

Em sintonia com a natureza

07 Fevereiro 2019
Em sintonia com a natureza

Casa tem área social toda revestida de vidro e voltada a um jardim tropical

Design urbano

07 Fevereiro 2019
Design urbano

Cosmopolita, apê mescla diferentes estilos e texturas

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141