Volta às origens

História, beleza e gastronomia de primeira. Encante-se por Portugal

Portugal 1

Reconhecido na Europa como uma das mais importantes rotas de viagem por suas praias, gastronomia e herança cultural e patrimonial, Portugal é muito mais do que um destino de turismo para os brasileiros. Viajar à terra de nossos colonizadores é resgatar um pouco da própria historia do Brasil.
O clima agradável, o povo hospitaleiro, as paisagens maravilhosas, as delícias culinárias de cair o bigode e, claro, um idioma compreensível favorecem a ida de brasileiros para lá.
Lisboa, a capital, é parada obrigatória para todos os turistas, seja por sua rica história, por sua incrível arquitetura e seus monumentos ou mesmo pela excelente gastronomia, que vai do famoso bacalhau, passa pelo delicioso vinho e chega até o inconfundível pastel de Belém. Se tudo isso vier acompanhado de um bom fado ou de um bom "vira", perfeito, não é mesmo?
Por lá, não deixe de visitar a Sé Catedral, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jéronimos, o Parque das Nações e o Castelo de São Jorge. Com tempo, aproveite para conhecer ainda o Oceanário de Lisboa e o museu do Azulejo.
Também famosa e com lugar de destaque no panorama cultural do país, a cidade do Porto fica a 315 km de Lisboa, mas vale cada minuto da viagem. A torre dos Clérigos, a Sé, a Fundação Serralves, os Jardins do Palácio de Cristal e toda a zona do centro histórico merece ser desbravada pelo turista, assim como as muitas caves de fermentação do tradicional vinho do Porto.
Mais afastada da capital e pouco explorada pelo brasileiros, esta Madeira. Erguendo-se do Atlântico como a mítica Atlântida, a ilha fica a exatamente 1000 km de Lisboa. Em 1419, aventureiros lusitanos partiram da capital para explorar a costa africana. Em seu diário, o capitão Zarco registrou o pavor sentido por seus marinheiros ao se dirigirem para o que achavam ser a orla infestada de monstros do Oceano. O que eles descobriram, porém, foi um paraíso de florestas perenes repletas de flores, cascatas impetuosas e ensolarados e seguros portos naturais.
Embora marinheiros impelidos por tempestades tivessem estado antes na Madeira, ninguém se fixara por lá ainda, por isso, o solo mostrou-se fértil, perfeito para o cultivo de vinhedos e cana-de-açúcar.
Igrejas prodigamente decoradas com pinturas sacras, luxuosas mansões rurais e casas elegantes na cidade são o legado da antiga prosperidade desta ilha. Sua paisagem é tão impressionante quanto sua renomada arte e arquitetura: pequenos terraços agarrados a encostas de vales quase verticais são mantidos pelas "levadas" (canais de irrigação), que formam uma malha vital de 2.150 km ao redor da ilha.
O ar úmido do Atlântico que envolve a Madeira sobe pela floresta enevoada e depois cai em forma de chuva nas frescas montanhas do centro da ilha. Entrando no poroso solo vulcânico para emergir em inúmeras fontes, a água percorre longas distâncias através de túneis e canais escavados nas rochas para alimentar os vinhedos ensolarados, campos, pomares e plantações de banana.
Os caminhos, em paralelo às "levadas" dão acesso a cachoeiras, lagos, ravinas, mirantes, vales com erosão profunda e imponentes rochedos marítimos.
O clima subtropical da ilha propicia uma rica variedade de flora, cuja mescla de plantas nativas e exóticas cria um paraíso vegetal, e até o litoral seco e pedregoso exibe uma explosão cromática formada pelas flores. Em setembro, quando as cores da paisagem começam a mudar com a chegada do outono e há menos turistas, Madeira ganha o ar de um jardim secreto, à espera de ser descoberto.
Certa vez, o editor inglês Henry Nelson Coleridge definiu a ilha assim: "As estações da Madeira são a juventude, a maturidade e a velhice de uma eterna primavera."
Se você pensa em ir pra lá, é melhor correr. A melhor época para uma visita às terras lusas é setembro, pois o clima é excelente (média de 22°C e poucas chuvas), os turistas desaparecem e os campos estão belos. Há também animados festivais do Vinho em Funchal e no estreito de Câmera de Lobos, sendo que este merece uma visita para se apreciar a cor local.
Ônibus baratos vão à maioria das partes da ilha, mas alugar um carro dá flexibilidade total. Táxis também podem ser contratados por dia, em caso de excursões. E não se preocupe com a alimentação. Peixes frescos e grelhados figuram na maioria dos menus, além de "espetadas" (cubos de carne grelhados), que são o carro-chefe dos festivais da ilha.


VOCÊ SABIA?
Não dá para ir à Madeira e não falar em vinho, sobretudo para acompanhar peixes. O madeira é um dos melhores vinhos do mundo, com profundidade e complexidade de sabor sem igual. Acredita-se que isso era devido ao balanço dos navios, uma vez que o vinho madeira sempre voltava melhor de viagens longas. Hoje o madeira é maturado em terra, em sótãos aquecidos pelo sol, já que esta provado que o calor determina sua qualidade. O genuíno madeira é feito das uvas sercial, verdelho, bual e malmsey.

Portugal 2

Portugal 3

Portugal 4

Portugal 5

Portugal 6

Portugal 7

Portugal 8

Portugal 9

Edição atual

capa036
Comprar versão impressa

Comprar versão digital

[+] News

Antes & Depois

20 Março 2019
Antes & Depois

Mais vida no living

A Beleza do Imperfeito

20 Março 2019
A Beleza do Imperfeito

Kintsugi

Poética Feminina

20 Março 2019
Poética Feminina

Poltrona Betinha

Casa Nova

20 Março 2019
Casa Nova

Marengo Decor 

Um loft moderno e urbano

18 Março 2019
Um loft moderno e urbano

Atmosfera jovem, descolada e urbana para o novo lar

Materiais sofisticados e aconchego

18 Março 2019
Materiais sofisticados e aconchego

Boas idéias e ambientes dinâmicos, práticos e cheios de vida

Estilo despojado e clima praiano

18 Março 2019
Estilo despojado e clima praiano

Tudo muito prático, dinâmico e funcional para o dia a dia

Clima de alegria e descontração

18 Março 2019
Clima de alegria e descontração

Toques de personalidade e charme revelam o clima descontraído do projeto

Ay Caramba!

18 Março 2019
Ay Caramba!

Cercada pelo mar do Caribe, Cuba tem cenários paradisíacos

Casa Brasil Eliane

15 Março 2019
Casa Brasil Eliane

Grupo inaugura showroom com produtos Eliane e Decortiles em SP

Ornamento

15 Março 2019
Ornamento

Coleção Flainar

5 dúvidas sobre...home office

15 Março 2019
5 dúvidas sobre...home office

Cris Paola ensina como criar um ambiente de trabalho em casa

Extensão

15 Março 2019
Extensão

Linha Mistral

Banho Chic

14 Março 2019
Banho Chic

Toaletes Residenciais, Lindos Espaços de Luxo  

Transformação pontual

13 Março 2019
Transformação pontual

De maneira inteligente e funcional, lar ganha um novo astral

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141