Volta às origens

História, beleza e gastronomia de primeira. Encante-se por Portugal

Portugal 1

Reconhecido na Europa como uma das mais importantes rotas de viagem por suas praias, gastronomia e herança cultural e patrimonial, Portugal é muito mais do que um destino de turismo para os brasileiros. Viajar à terra de nossos colonizadores é resgatar um pouco da própria historia do Brasil.
O clima agradável, o povo hospitaleiro, as paisagens maravilhosas, as delícias culinárias de cair o bigode e, claro, um idioma compreensível favorecem a ida de brasileiros para lá.
Lisboa, a capital, é parada obrigatória para todos os turistas, seja por sua rica história, por sua incrível arquitetura e seus monumentos ou mesmo pela excelente gastronomia, que vai do famoso bacalhau, passa pelo delicioso vinho e chega até o inconfundível pastel de Belém. Se tudo isso vier acompanhado de um bom fado ou de um bom "vira", perfeito, não é mesmo?
Por lá, não deixe de visitar a Sé Catedral, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jéronimos, o Parque das Nações e o Castelo de São Jorge. Com tempo, aproveite para conhecer ainda o Oceanário de Lisboa e o museu do Azulejo.
Também famosa e com lugar de destaque no panorama cultural do país, a cidade do Porto fica a 315 km de Lisboa, mas vale cada minuto da viagem. A torre dos Clérigos, a Sé, a Fundação Serralves, os Jardins do Palácio de Cristal e toda a zona do centro histórico merece ser desbravada pelo turista, assim como as muitas caves de fermentação do tradicional vinho do Porto.
Mais afastada da capital e pouco explorada pelo brasileiros, esta Madeira. Erguendo-se do Atlântico como a mítica Atlântida, a ilha fica a exatamente 1000 km de Lisboa. Em 1419, aventureiros lusitanos partiram da capital para explorar a costa africana. Em seu diário, o capitão Zarco registrou o pavor sentido por seus marinheiros ao se dirigirem para o que achavam ser a orla infestada de monstros do Oceano. O que eles descobriram, porém, foi um paraíso de florestas perenes repletas de flores, cascatas impetuosas e ensolarados e seguros portos naturais.
Embora marinheiros impelidos por tempestades tivessem estado antes na Madeira, ninguém se fixara por lá ainda, por isso, o solo mostrou-se fértil, perfeito para o cultivo de vinhedos e cana-de-açúcar.
Igrejas prodigamente decoradas com pinturas sacras, luxuosas mansões rurais e casas elegantes na cidade são o legado da antiga prosperidade desta ilha. Sua paisagem é tão impressionante quanto sua renomada arte e arquitetura: pequenos terraços agarrados a encostas de vales quase verticais são mantidos pelas "levadas" (canais de irrigação), que formam uma malha vital de 2.150 km ao redor da ilha.
O ar úmido do Atlântico que envolve a Madeira sobe pela floresta enevoada e depois cai em forma de chuva nas frescas montanhas do centro da ilha. Entrando no poroso solo vulcânico para emergir em inúmeras fontes, a água percorre longas distâncias através de túneis e canais escavados nas rochas para alimentar os vinhedos ensolarados, campos, pomares e plantações de banana.
Os caminhos, em paralelo às "levadas" dão acesso a cachoeiras, lagos, ravinas, mirantes, vales com erosão profunda e imponentes rochedos marítimos.
O clima subtropical da ilha propicia uma rica variedade de flora, cuja mescla de plantas nativas e exóticas cria um paraíso vegetal, e até o litoral seco e pedregoso exibe uma explosão cromática formada pelas flores. Em setembro, quando as cores da paisagem começam a mudar com a chegada do outono e há menos turistas, Madeira ganha o ar de um jardim secreto, à espera de ser descoberto.
Certa vez, o editor inglês Henry Nelson Coleridge definiu a ilha assim: "As estações da Madeira são a juventude, a maturidade e a velhice de uma eterna primavera."
Se você pensa em ir pra lá, é melhor correr. A melhor época para uma visita às terras lusas é setembro, pois o clima é excelente (média de 22°C e poucas chuvas), os turistas desaparecem e os campos estão belos. Há também animados festivais do Vinho em Funchal e no estreito de Câmera de Lobos, sendo que este merece uma visita para se apreciar a cor local.
Ônibus baratos vão à maioria das partes da ilha, mas alugar um carro dá flexibilidade total. Táxis também podem ser contratados por dia, em caso de excursões. E não se preocupe com a alimentação. Peixes frescos e grelhados figuram na maioria dos menus, além de "espetadas" (cubos de carne grelhados), que são o carro-chefe dos festivais da ilha.


VOCÊ SABIA?
Não dá para ir à Madeira e não falar em vinho, sobretudo para acompanhar peixes. O madeira é um dos melhores vinhos do mundo, com profundidade e complexidade de sabor sem igual. Acredita-se que isso era devido ao balanço dos navios, uma vez que o vinho madeira sempre voltava melhor de viagens longas. Hoje o madeira é maturado em terra, em sótãos aquecidos pelo sol, já que esta provado que o calor determina sua qualidade. O genuíno madeira é feito das uvas sercial, verdelho, bual e malmsey.

Portugal 2

Portugal 3

Portugal 4

Portugal 5

Portugal 6

Portugal 7

Portugal 8

Portugal 9

Edição atual

capa038Comprar versão impressa

Comprar versão digital

[+] News

História De Uma Lenda

24 Junho 2019
História De Uma Lenda

Para os amantes das duas rodas, Harley-Davidson não é apenas uma moto.

Planta Do Bem

24 Junho 2019
Planta Do Bem

Rica em nutrientes, Aloe Vera equilibra o organismo e mantém a saúde

Subindo a Serra

24 Junho 2019
Subindo a Serra

Campos do Jordão é o point do inverno paulista

Espaços reinventados

13 Junho 2019
Espaços reinventados

Materiais equilibrados dão charme e deixam os ambientes harmônicos 

Espaços amplos e convidativos

13 Junho 2019
Espaços amplos e convidativos

Ambientes convidativos para receber familiares com o máximo de conforto

Balneário Do Luxo

11 Junho 2019
Balneário Do Luxo

Punta Del Este é o destino preferido de descolados, ricos e famosos 

Refeição Em Cinco Cores

11 Junho 2019
Refeição Em Cinco Cores

Prato colorido é sinal de uma alimentação saudável e equilibrada

Adrenalina a Mil

11 Junho 2019
Adrenalina a Mil

Excitante e desafiador salto de paraquedas põe nervos à prova

5 dúvidas sobre...décor no outono

07 Junho 2019
5 dúvidas sobre...décor no outono

Ana Yoshida dá dicas práticas para deixar a casa mais aconchegante na estação

Transformação total

06 Junho 2019
Transformação total

Tons sóbrios, design atemporal e uma marcenaria estratégica

Charme discreto

06 Junho 2019
Charme discreto

Ambientes integrados e uma base neutra e contemporânea 

Toque Artesanal

05 Junho 2019
Toque Artesanal

Mesas Tríade

Forma e Função

05 Junho 2019
Forma e Função

Poltrona Noa

Versão Brasileira

05 Junho 2019
Versão Brasileira

Roca Gallery

Doce balanço

30 Maio 2019
Doce balanço

Redes e poltronas! Inspire-se nas boas ideias vindas de vários lugares do Brasil

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141