Um novo olhar

Paraguai é um destino agradável para brasileiros em roteiros de final de semana

Paraguai 1ok

 

Quando pensam em fazer turismo pela América do Sul, os brasileiros logo imaginam visitar as clássicas Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), ou mesmo Santiago (Chile). Quem já imaginou fazer turismo cultural, histórico, contemplativo em Assunção, no Paraguai?
Esqueça o rótulo de destino de sacoleiros e consumidores implácaveis. Sim, o "novo" Paraguai pode ser muito mais do que um destino de compras. O governo local vem investindo forte no desenvolvimento do turismo guarani e espera nos próximos anos ampliar significativamente o volume de visitantes, principalmente brasileiros. Os trunfos estão alicerçados em paixões mundiais e regionais, principalmente no que se refere ao futebol e à gastronomia.
Para receber os turistas mais exigentes, a hotelaria também se reforçou com o Bourbon Conmebol Convention Hotel. A unidade de luxo tem serviço de primeira linha nas suas instalações e apartamentos que se unem a uma completa estrutura de lazer. É o principal e o maior hotel da capital paraguaia.
Futebol
Os amantes do esporte mais famoso das Américas têm motivos de sobra para incluir o Paraguai entre seus roteiros. Assunção é a sede do Museu do Futebol Sulamericano, um prédio de quase 10 mil m² de área, inaugurado em 2009. No espaço administrado pela Conmebol, o visitante tem acesso a um acervo generoso de vídeos e imagens do futebol. Modernidade e manutenção das raízes históricas compõem o cenário que faz "girar" a cabeça dos turistas.
Logo na entrada, bandeiras e vídeos das confederações que compõem a entidade, convidam a uma visita. Em seguida, um momento sublime para os amantes da redonda: réplicas de taças de todas as competições realizadas pela entidade, da Libertadores à Supercopa.
O Brasil tem especial destaque - e não seria para menos - com lugar de honra para ex-craques como Pelé, Garrincha, Nilton Santos, Romário, Ronaldo e até o ex-árbitro Arnaldo Cézar Coelho.
Gastronomia
A culinária nativa tem origem guarani, mas a influência espanhola da época do colonialismo é bem acentuada. O milho, a mandioca, as saladas, as sopas, os ensopados e os legumes com carne de cordeiro estão entre os ingredientes mais comuns. Porém, um dos pratos que mais instiga os paladares de nativos e visitantes é a chipa, uma espécie de pão de queijo com um leve toque de erva doce que pode ser encontrado em qualquer esquina da cidade. A delícia vai bem acompanhada de um tereré, uma erva paraguaia tomada com água gelada, ideal para o calor de até 40°C que a capital Assunção pode proporcionar.
Dinamismo
Dois dias são suficientes para conhecer os melhores pontos turísticos da cidade. Afinal, eles estão concentrados na região central. Com um mapa na mão e disposição para caminhar, é possível conhecer um pouco da história que o Paraguai tem a revelar. Construções do século XIX, como o Palácio do Governo, Poder Legislativo, a Polícia Nacional, o Centro Cultural Manzana Rivera, Catedral e Universidade Católica, encantam os turistas e são dignos de cartão postal, assim como os Arcos de Santíssima Trindad, ruínas de antiga redução jesuíta preservada e declarada Patrimônio Mundial pela Unesco.
Por fim, não deixe de visitar o túmulo de Francisco Solano López, ex-presidente que morreu durante batalha de Cerro Corá. Até os dias de hoje, ele é cultuado como herói e dá nome a importantes vias. A capital paraguaia ainda relembra as perdas da ditadura militar, que em 2009 comemorou 20 anos. Mesmo assim, o povo se supera e recebe com um tom amistoso e cordial a todos.

Paraguai 2ok

Museu do Futebol Sulamericano

 

Paraguai 3ok

Chipa paraguaia

 

Paraguai 4ok

Cabildo

 

Paraguai 5ok

Santísima Trinidad del Paraná

 

Paraguai 6ok

Catedral

Edição atual

capa035

Comprar versão impressa

Comprar versão digital
                                         

 

 

[+] News

22 Peças de Desejo

23 Janeiro 2019
22 Peças de Desejo

Sinônimo de estética apurada e durabilidade, elas são consideradas ícones do design e, consequentemente, sonhos de consumo

22 Peças de Desejo

23 Janeiro 2019
22 Peças de Desejo

Sinônimo de estética apurada e durabilidade, elas são consideradas ícones do design e, consequentemente, sonhos de consumo

Releitura

22 Janeiro 2019
Releitura

Dossel Florense

Prepare o Hashi

22 Janeiro 2019
Prepare o Hashi

Arte e sabor da culinária japonesa atraem fãs ocidentais

Parede Acima

22 Janeiro 2019
Parede Acima

Montanhismo exige bom físico, mas nos brinda com paisagens deslumbrantes 

É Pura Vida

22 Janeiro 2019
É Pura Vida

Costa Rica tem encantos naturais e opções de aventura

Movimento

21 Janeiro 2019
Movimento

Mesa Torsion

Referência urbana e pegada industrial

21 Janeiro 2019
Referência urbana e pegada industrial

Projeto valoriza a arte urbana, sem abrir mão de requinte e conforto

Praticidade e estilo

21 Janeiro 2019
Praticidade e estilo

Espaços bem aproveitados e cheios de estilo, sofisticação e leveza

Sincronia de idéias e materiais

21 Janeiro 2019
Sincronia de idéias e materiais

Marcado por uma mistura harmônica de estilos, projeto equilibra revestimentos modernos e mobiliário com toque provençal

Momentos em família

21 Janeiro 2019
Momentos em família

Com paleta de base neutra e o bom jogo de texturas, projeto traz sutileza, elegância e aconchego ao lar

Tramas

21 Janeiro 2019
Tramas

Linha Obsession

Lançamento Anuário IT HOME

05 Dezembro 2018
Lançamento Anuário IT HOME

Coquetel reuniu profissionais do universo arq&decor para brindar a edição especial 

Paraíso Maia

23 Novembro 2018
Paraíso Maia

Cancun tem cenário belíssimo e muita história para contar

Black Friday!

22 Novembro 2018
Black Friday!

Móveis, pendentes, revestimentos e acessórios com até 70% de desconto 

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141