Hortelã, erva valiosa

Mundialmente conhecida, é usada na medicina, na cosmética e na culinária

Hortela

 

Descoberta no campo pelo norte-americano John Rea e batizada de hortelã-pimenta por causa de seu aroma apimentado, a hortelã é uma espécie do genêro das mentas e uma das ervas mais utilizadas na sociedade moderna. Alguns registros, entretanto, apontam para o uso da planta já pelos hebreus, no século IX a.C.
Conta-se que a familia da menta deve seu nome a Minta, filha do Cócito. Minta amava Plutão, quando a esposa deste, Perséfone, descobriu a infidelidade do marido. Num acesso de ciúme, ela transformou Minta na erva que leva seu nome.
A planta foi dedicada à Virgem Maria, e os romanos colocavam tigelas de folhas de hortelã nas mesas de banquetes para ajudar a conter seu hábito de comer demais.
Na Umbanda, a hortelã é utilizada para rituais sagrados, banhos, defumações e remédios naturais. Um banho de hortelã ajuda a melhorar gripes e limpar os chacras de energias pesadas.
Mitologia
Segundo a mitologia, Zeus e Hermes andavam disfarçados pela terra, sendo desprezados por todas as pessoas a quem pediam um pouco de pão e água. Finalmente, foram acolhidos por um casal de pobres anciões, que forraram a mesa com hortelãs para melhor recebe-los. Os deuses, em agradecimento, transformaram o casebre num palácio. A partir de então, a hortelã passou a ser considerada a erva da amizade e do amor, símbolo da hospitalidade.
Outra lenda diz que Sherazade, a personagem que narrou mil e uma noites de histórias ao sultão para não morrer, relatava os seus contos ao sabor de chá de hortelã.
MIL UTILIDADES
A hortelã é uma erva muldialmente conhecida e largamente utilizada na indústria farmacêutica, cosmética e de alimentos, seja como planta medicinal ou como aromatizante. As folhas são oval-lanceoladas e serrilhadas, de cor verde a arroxeada, um tanto pilosas e têm um forte aroma refrescante. De seu óleo essencial se extrai o mentol. As flores são numerosas e roxas e se apresentam em inflorescências terminais do tipo espiga.
É indispensável na culinária Árabe, temperando diversos pratos, como esfirras, quibe e tabule. A aplicação da hortelã na culinária contemporânea também aumenta a cada dia em combinações inusitadas e saborosas, como sorvetes, sucos, drinques e doces.


AÇÕES MEDICINAIS
As flores e folhas desta planta tem propriedades diuréticas, antitérmicas e estimulantes. Contém ainda vitaminas A, B e C, além de cálcio, ferro, fósforo e potássio. Por serem diuréticas, as folhas de menta exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo, além de possuir propriedades antissépticas e ligeiramente anestésicas. Alivia também as dores de cabeça e dores das articulações. Ligeiramente vermífugo, calmante, é também um bom chá para gripes e resfriados. Combate cólicas e gases, aumenta a produção e circulação da bílis. Favorece a expulsão dos catarros e impede a formação de mais muco.
A hortelã não deve ser consumida em grandes quantidades por crianças e lactantes, pois pode causar dispneia e asfixia. Também é apontada como possível causadora de insônia, principalmente quando usada em chá, antes de deitar-se.


CULTIVO
As hortas domésticas merecem esta valiosa plantinha, que tem diversas utilizações, seja na medicina popular, seja na cozinha. Plantada preferencialmente na primavera ou no outono em solos frescos, úmidos e férteis, ela floresce no verão.
A hortelã é tolerante ao frio e às geadas, precisa de muita água, mas não resiste ao encharcamento. Por isso, seja generoso e atencioso se quiser cultivar hortelãs por conta própria.

Edição atual


capa040
Comprar versão impressa

[+] News

Pernas pra que te quero

19 Setembro 2019
Pernas pra que te quero

Correr alivia tensões melhora a saúde, e é sinônimo de liberdade e energia

Casa com afeto

17 Setembro 2019
Casa com afeto

Acolhedor e funcional, apê reflete personalidade e muito bom gosto

O nexo dos abstratos de Sueli Dabus

17 Setembro 2019
O nexo dos abstratos de Sueli Dabus

Obras da artista transmitem uma percepção delicada de que a vida é um espetáculo

Design e ecologia

17 Setembro 2019
Design e ecologia

Nova linha de tapetes é feita de nylon regenerado

Cor e personalidade

16 Setembro 2019
Cor e personalidade

Totalmente reformado, este duplex revela um mix irreverente e criativo

Entre Retas e Curvas

16 Setembro 2019
Entre Retas e Curvas

Poltrona Zé

Olhar Adiante

16 Setembro 2019
Olhar Adiante

Armário Síntese

Traço Urbano

16 Setembro 2019
Traço Urbano

Coleção Morada Brasileira. Stories

Vez delas

16 Setembro 2019
Vez delas

Coleção revela o olhar feminino para o design

Luxo em alto mar

15 Setembro 2019
Luxo em alto mar

Megaiate de 180 pés tem tecnologia de ponta e design inovador

Riqueza natural

15 Setembro 2019
Riqueza natural

Peças em madeira amazônica ganham um toque dourado das folhas de ouro

A Nobre Arte

11 Setembro 2019
A Nobre Arte

Boxe é um esporte saudável e de muita técnica, embora pareça bruto

O Valor das frutas

11 Setembro 2019
O Valor das frutas

Uma dieta rica em frutas deixa a vida mais saudável e a pele mais bonita

Beleza Histórica

11 Setembro 2019
Beleza Histórica

Machu Picchu fascina por sua arquitetura rústica e por seu passado

Equilibrando o Organismo

19 Agosto 2019
Equilibrando o Organismo

Fibras ajudam a regular o intestino e melhorar o metabolismo

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141