Hortelã, erva valiosa

Mundialmente conhecida, é usada na medicina, na cosmética e na culinária

Hortela

 

Descoberta no campo pelo norte-americano John Rea e batizada de hortelã-pimenta por causa de seu aroma apimentado, a hortelã é uma espécie do genêro das mentas e uma das ervas mais utilizadas na sociedade moderna. Alguns registros, entretanto, apontam para o uso da planta já pelos hebreus, no século IX a.C.
Conta-se que a familia da menta deve seu nome a Minta, filha do Cócito. Minta amava Plutão, quando a esposa deste, Perséfone, descobriu a infidelidade do marido. Num acesso de ciúme, ela transformou Minta na erva que leva seu nome.
A planta foi dedicada à Virgem Maria, e os romanos colocavam tigelas de folhas de hortelã nas mesas de banquetes para ajudar a conter seu hábito de comer demais.
Na Umbanda, a hortelã é utilizada para rituais sagrados, banhos, defumações e remédios naturais. Um banho de hortelã ajuda a melhorar gripes e limpar os chacras de energias pesadas.
Mitologia
Segundo a mitologia, Zeus e Hermes andavam disfarçados pela terra, sendo desprezados por todas as pessoas a quem pediam um pouco de pão e água. Finalmente, foram acolhidos por um casal de pobres anciões, que forraram a mesa com hortelãs para melhor recebe-los. Os deuses, em agradecimento, transformaram o casebre num palácio. A partir de então, a hortelã passou a ser considerada a erva da amizade e do amor, símbolo da hospitalidade.
Outra lenda diz que Sherazade, a personagem que narrou mil e uma noites de histórias ao sultão para não morrer, relatava os seus contos ao sabor de chá de hortelã.
MIL UTILIDADES
A hortelã é uma erva muldialmente conhecida e largamente utilizada na indústria farmacêutica, cosmética e de alimentos, seja como planta medicinal ou como aromatizante. As folhas são oval-lanceoladas e serrilhadas, de cor verde a arroxeada, um tanto pilosas e têm um forte aroma refrescante. De seu óleo essencial se extrai o mentol. As flores são numerosas e roxas e se apresentam em inflorescências terminais do tipo espiga.
É indispensável na culinária Árabe, temperando diversos pratos, como esfirras, quibe e tabule. A aplicação da hortelã na culinária contemporânea também aumenta a cada dia em combinações inusitadas e saborosas, como sorvetes, sucos, drinques e doces.


AÇÕES MEDICINAIS
As flores e folhas desta planta tem propriedades diuréticas, antitérmicas e estimulantes. Contém ainda vitaminas A, B e C, além de cálcio, ferro, fósforo e potássio. Por serem diuréticas, as folhas de menta exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo, além de possuir propriedades antissépticas e ligeiramente anestésicas. Alivia também as dores de cabeça e dores das articulações. Ligeiramente vermífugo, calmante, é também um bom chá para gripes e resfriados. Combate cólicas e gases, aumenta a produção e circulação da bílis. Favorece a expulsão dos catarros e impede a formação de mais muco.
A hortelã não deve ser consumida em grandes quantidades por crianças e lactantes, pois pode causar dispneia e asfixia. Também é apontada como possível causadora de insônia, principalmente quando usada em chá, antes de deitar-se.


CULTIVO
As hortas domésticas merecem esta valiosa plantinha, que tem diversas utilizações, seja na medicina popular, seja na cozinha. Plantada preferencialmente na primavera ou no outono em solos frescos, úmidos e férteis, ela floresce no verão.
A hortelã é tolerante ao frio e às geadas, precisa de muita água, mas não resiste ao encharcamento. Por isso, seja generoso e atencioso se quiser cultivar hortelãs por conta própria.

Edição atual

capa038Comprar versão impressa

Comprar versão digital

[+] News

Ornare NY recebe convidados

24 Maio 2019
Ornare NY recebe convidados

Marca celebra nova coleção assinada com arquiteto Ricardo Bello Dias

Conexão

24 Maio 2019
Conexão

Evento reforça a parceria entre Staccato Revestimentos e Portinari

Destino África

22 Maio 2019
Destino África

Descubra Johannesburgo, maior cidade e núcleo urbano da África do Sul

Delícias Que Embelezam

22 Maio 2019
Delícias Que Embelezam

Nutricosméticos auxiliam na melhora da saúde e estética, entenda seus benefícios

Lavando a Alma

22 Maio 2019
Lavando a Alma

Surfe é uma das práticas esportivas que mais cresce entre os jovens

5 dúvidas sobre...iluminação

21 Maio 2019
5 dúvidas sobre...iluminação

As arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas, ensinam como evitar erros e ter ambientes bem iluminados 

Memória

21 Maio 2019
Memória

Luminária LBB01

Traçado Autoral

20 Maio 2019
Traçado Autoral

Buffet Dessau

A madeira como protagonista

20 Maio 2019
A madeira como protagonista

Material, aliado ao uso de cores quentes, resulta numa decoração suave e moderna

Personalização nada básica

20 Maio 2019
Personalização nada básica

Varanda foi pensada para receber os amigos e ganhou atmosfera de bar

Mosaico de criatividade e cores

20 Maio 2019
Mosaico de criatividade e cores

Vermelho marca presença e levanta o astral da decoração

Ideias para multiplicar os espaços

20 Maio 2019
Ideias para multiplicar os espaços

Layout concentrou numa única parede toda a parte funcional da morada

Desejos de família

18 Maio 2019
Desejos de família

Breton lança coleção com peças autorais assinadas por designers brasileiros

Toque de mestre

09 Maio 2019
Toque de mestre

Espedito Seleiro propõe intervenções em peças de renomados designers 

Décor vintage e cheio de histórias

07 Maio 2019
Décor vintage e cheio de histórias

Toques glam e retrô  reunidos na decoração absolutamente eclética

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141