Hortelã, erva valiosa

Mundialmente conhecida, é usada na medicina, na cosmética e na culinária

Hortela

 

Descoberta no campo pelo norte-americano John Rea e batizada de hortelã-pimenta por causa de seu aroma apimentado, a hortelã é uma espécie do genêro das mentas e uma das ervas mais utilizadas na sociedade moderna. Alguns registros, entretanto, apontam para o uso da planta já pelos hebreus, no século IX a.C.
Conta-se que a familia da menta deve seu nome a Minta, filha do Cócito. Minta amava Plutão, quando a esposa deste, Perséfone, descobriu a infidelidade do marido. Num acesso de ciúme, ela transformou Minta na erva que leva seu nome.
A planta foi dedicada à Virgem Maria, e os romanos colocavam tigelas de folhas de hortelã nas mesas de banquetes para ajudar a conter seu hábito de comer demais.
Na Umbanda, a hortelã é utilizada para rituais sagrados, banhos, defumações e remédios naturais. Um banho de hortelã ajuda a melhorar gripes e limpar os chacras de energias pesadas.
Mitologia
Segundo a mitologia, Zeus e Hermes andavam disfarçados pela terra, sendo desprezados por todas as pessoas a quem pediam um pouco de pão e água. Finalmente, foram acolhidos por um casal de pobres anciões, que forraram a mesa com hortelãs para melhor recebe-los. Os deuses, em agradecimento, transformaram o casebre num palácio. A partir de então, a hortelã passou a ser considerada a erva da amizade e do amor, símbolo da hospitalidade.
Outra lenda diz que Sherazade, a personagem que narrou mil e uma noites de histórias ao sultão para não morrer, relatava os seus contos ao sabor de chá de hortelã.
MIL UTILIDADES
A hortelã é uma erva muldialmente conhecida e largamente utilizada na indústria farmacêutica, cosmética e de alimentos, seja como planta medicinal ou como aromatizante. As folhas são oval-lanceoladas e serrilhadas, de cor verde a arroxeada, um tanto pilosas e têm um forte aroma refrescante. De seu óleo essencial se extrai o mentol. As flores são numerosas e roxas e se apresentam em inflorescências terminais do tipo espiga.
É indispensável na culinária Árabe, temperando diversos pratos, como esfirras, quibe e tabule. A aplicação da hortelã na culinária contemporânea também aumenta a cada dia em combinações inusitadas e saborosas, como sorvetes, sucos, drinques e doces.


AÇÕES MEDICINAIS
As flores e folhas desta planta tem propriedades diuréticas, antitérmicas e estimulantes. Contém ainda vitaminas A, B e C, além de cálcio, ferro, fósforo e potássio. Por serem diuréticas, as folhas de menta exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo, além de possuir propriedades antissépticas e ligeiramente anestésicas. Alivia também as dores de cabeça e dores das articulações. Ligeiramente vermífugo, calmante, é também um bom chá para gripes e resfriados. Combate cólicas e gases, aumenta a produção e circulação da bílis. Favorece a expulsão dos catarros e impede a formação de mais muco.
A hortelã não deve ser consumida em grandes quantidades por crianças e lactantes, pois pode causar dispneia e asfixia. Também é apontada como possível causadora de insônia, principalmente quando usada em chá, antes de deitar-se.


CULTIVO
As hortas domésticas merecem esta valiosa plantinha, que tem diversas utilizações, seja na medicina popular, seja na cozinha. Plantada preferencialmente na primavera ou no outono em solos frescos, úmidos e férteis, ela floresce no verão.
A hortelã é tolerante ao frio e às geadas, precisa de muita água, mas não resiste ao encharcamento. Por isso, seja generoso e atencioso se quiser cultivar hortelãs por conta própria.

Edição atual

capa035

Comprar versão impressa

Comprar versão digital
                                         

 

 

[+] News

22 Peças de Desejo

23 Janeiro 2019
22 Peças de Desejo

Sinônimo de estética apurada e durabilidade, elas são consideradas ícones do design e, consequentemente, sonhos de consumo

Releitura

22 Janeiro 2019
Releitura

Dossel Florense

Prepare o Hashi

22 Janeiro 2019
Prepare o Hashi

Arte e sabor da culinária japonesa atraem fãs ocidentais

Parede Acima

22 Janeiro 2019
Parede Acima

Montanhismo exige bom físico, mas nos brinda com paisagens deslumbrantes 

É Pura Vida

22 Janeiro 2019
É Pura Vida

Costa Rica tem encantos naturais e opções de aventura

Movimento

21 Janeiro 2019
Movimento

Mesa Torsion

Referência urbana e pegada industrial

21 Janeiro 2019
Referência urbana e pegada industrial

Projeto valoriza a arte urbana, sem abrir mão de requinte e conforto

Praticidade e estilo

21 Janeiro 2019
Praticidade e estilo

Espaços bem aproveitados e cheios de estilo, sofisticação e leveza

Sincronia de idéias e materiais

21 Janeiro 2019
Sincronia de idéias e materiais

Marcado por uma mistura harmônica de estilos, projeto equilibra revestimentos modernos e mobiliário com toque provençal

Momentos em família

21 Janeiro 2019
Momentos em família

Com paleta de base neutra e o bom jogo de texturas, projeto traz sutileza, elegância e aconchego ao lar

Tramas

21 Janeiro 2019
Tramas

Linha Obsession

Lançamento Anuário IT HOME

05 Dezembro 2018
Lançamento Anuário IT HOME

Coquetel reuniu profissionais do universo arq&decor para brindar a edição especial 

Paraíso Maia

23 Novembro 2018
Paraíso Maia

Cancun tem cenário belíssimo e muita história para contar

Black Friday!

22 Novembro 2018
Black Friday!

Móveis, pendentes, revestimentos e acessórios com até 70% de desconto 

Encontro de gerações

30 Outubro 2018
Encontro de gerações

 Casa projetada para mãe, filha e avó une mobiliário clássico a peças modernas

© 2017 Revista it Home | Todos os Direitos Reservados | Tel. (11) 2673-5141