Selecionamos três diferentes projetos que mostram possibilidades distintas para criar um canto de leitura em casa. Qual deles combina com você?
Integrado ao social

Neste duplex repaginado pela arquiteta Vivi Cirello, o espaço que estende-se da sala de jantar até a escada que leva ao piso superior ganhou nova funcionalidade e virou ponto de atração do décor. Com uma estante de fora a fora na parede, toda em laca verde, e um colorido quadro no centro do móvel, o ambiente adquiriu ar instagramável. Multiuso, recebeu uma poltrona Charles Eames com pufe, tapete redondo, luminária de piso e mesas laterais. Contexto perfeito para ler um livro, relaxar e apreciar uma boa bebida.
Na varanda

Nesta cobertura com vista para o bairro da Vila Madalena, em São Paulo, a varanda se tornou uma importante área de descompressão. Pensando em oferecer aos moradores um espaço para leitura, ouvir música ou simplesmente desfrutar a paisagem, o arquiteto Bruno Moraes, do BMA Studio, criou um cenário extremamente agradável, com tapete personalizado, poltrona, mesa lateral e luminária de piso. Complementando o ambiente, dois nichos com prateleiras para livros e um armário-banco (SCA Jardim Europa) com altura ergonômica para sentar-se, apoiar uma bandeja ou uma xícara de café. Fixada na marcenaria, uma luminária decorativa feita de papel, comercializada pela 789 Design, traz uma luz bem tranquila e mais amarelada para realçar o clima de aconchego.
Conectado aos dormitórios

Quando recebeu a missão de dar um novo uso ao ambiente que interliga três dormitórios, a arquiteta Cristiane Schiavoni analisou a antiga planta do apartamento e propôs um novo layout. Assim, surgiu uma antessala da suíte master, banhada de muita luz natural, que se transformou em um lugar de descompressão. Um espaço onde os moradores podem quebrar a rotina corrida com a leitura de um livro no fim do dia, antes de dormir. Para isso, a profissional elegeu uma poltrona bem confortável, com design escultural, e contrapôs com um tapete redondo, dando dinamismo à composição. Para completar esse recanto acolhedor, onde o silêncio é absoluto, há por alí uma bancada com frigobar, assim não é necessário caminhar até a cozinha para se refrescar.