5 dúvidas sobre…cadeiras para mesa de jantar

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

O designer de interiores Igor Miyahara dá dicas de uso e combinações

 

  1. É válido misturar cadeiras de diferentes modelos ou cores na sala de jantar?

Sim. A mescla de diferentes modelos e cores é uma boa opção para quebrar a monotonia na decoração ou reaproveitar algumas peças que já tem em casa. Mas muito cuidado para não transformar sua sala de jantar em um “Carnaval”. Na dúvida, opte por modelos diferentes, com uma mesma cor. Indico o branco, que se encaixa bem em qualquer estilo.

  1. Existe uma altura padrão para a cadeira em relação à mesa de jantar?

Seja para a mesa de jantar ou para um balcão mais alto, o ideal é que o assento fique a 30cm de distância do tampo. O padrão são mesas em torno de 75cm de altura e cadeiras com 45cm.

  1. O que levar em consideração na hora de escolher entre cadeiras com braço ou sem?

Nesse caso, o tamanho da mesa faz toda a diferença. Sempre pensamos em deixar cerca de 70cm de largura por pessoa sentada. Então, se a mesa tiver 1,50m, podemos utilizar com braços para os dois assentos de um mesmo lado. Mas, se temos uma mesa de 1,20m, por exemplo, melhor optar por cadeiras sem braço, para um mínimo de conforto nas refeições. As cabeceiras, por não dividirem espaço, costumam ganhar cadeiras com braços com mais frequência.

  1. Além de altura e largura proporcionais à mesa, o que mais deve-se levar em consideração na hora da compra?

Para a compra de qualquer item de decoração, o princípio básico é pensar no uso de acordo com os integrantes da família. No caso de cadeiras, sempre vale a pena ir até a loja física e experimentar pessoalmente. Lembre que em dias de festas ou jantares, todos ficarão sentados por algumas horas. Além do design, é preciso pesar questões como ergonomia e conforto.

  1. E em relação a tecidos, quais são os mais indicados para as cadeiras de jantar?

Para quem tem crianças ou animais de estimação, sugiro o uso de couro natural ou ecológico, que tem fácil manutenção. Não sendo o caso, abre-se um grande leque, pois hoje todo tecido pode receber impermeabilização, evitando que líquidos penetrem nas cadeiras e causem maus odores ou manchas.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Alto impacto

Sóbrio, porém marcante, décor reúne materiais nobres e peças de design Jovens,…

Estilo urbano

Apê ganha marcenaria inteligente e um toque industrial A compra do primeiro…

Layout bem resolvido

Projeto esbanja versatilidade e design contemporâneo em pequeno apê Em cidades grandes,…