Dicas práticas ensinam como expor fotos e montar uma verdadeira gallery wall em diferentes ambientes da casa
Desde que o francês Joseph Niépce fez o primeiro registo fotográfico em 1826, nossas vidas nunca mais seriam as mesmas. Décadas depois das chapas com betume, placas de prata e das polaroides, as fotos continuam fazendo parte de quem somos – e o que expomos , vide o sucesso de Snapchat e Instagram. No décor, elas também são elemento fundamental para construir uma arquitetura interna cheia de memórias afetivas, imortalizar os momentos e celebrar a vida.
Dicas importantes para montar uma Gallery Wall
Muitas dúvidas surgem quanto ao tipo de moldura que deve se colocar nas obras, principalmente entre o material – madeira ou acrílico. “Não existe uma moldura padrão”, garante o arquiteto Carlos Navero, porém, “caixas de acrílico sempre dão um ar sofisticado na obra, por isso, recomendo seu uso para uma obra mais delicada”, salienta o profissional que também é colecionador de arte e galerista.
Já para a escolha entre molduras estreitas ou largas, Carlos afirma: “Eu particularmente não uso molduras largas, prefiro as estreitas. Os modelos mais amplos são mais indicados como um recurso para duplicar a obra”, orienta.
Para enquadrar fotografias, o arquiteto recomenda empregar um vidro antirreflexo UV. “Como se trata de um material mais delicado, é importante manter bem preservado, evitando a perda de pigmentação da foto”, detalha.
Confira, a seguir. alguns exemplos práticos de Gallery Wall e os ambientes onde o recurso pode se destacar e ganhar uma bela composição no design de interiores!