Apê ganha marcenaria inteligente e um toque industrial
A compra do primeiro imóvel é sempre cercada de sonhos e desafios. Para o proprietário deste apartamento, em São Paulo, sair da casa dos pais para morar sozinho foi também a oportunidade para imprimir o seu estilo pessoal e adaptar o lar ao seu próprio ritmo de vida, intenso e bastante dinâmico.
Como adora receber os amigos para festas, churrascos e seções de filme, o jovem executivo fazia questão de um projeto que privilegiasse a área social, mas também não abria mão de conforto e privacidade para área íntima. Por praticidade, era preciso ainda encontrar espaço para uma lavanderia, não prevista na planta do empreendimento.
Para fazer caber todos os desejos nos 51 m² do apê, o novo morador recorreu às designers de interiores Fernanda Nasser e Luiza Amaral, da Concretize Interiores. Cientes das necessidades, elas alteraram o layout de alguns ambientes e investiram na marcenaria inteligente para o melhor aproveitamento dos espaços.
Assim, a antiga cozinha deu vez a um grande armário, que faz às vezes de lavanderia, guarda-roupas e painel decorativo, dando as boas-vindas desde o hall de entrada até o prolongamento com a sala.
“Com essa solução, resolvemos as duas principais demandas: livrar a suíte do guarda-roupas para caber uma cama king size e criar uma área de lavanderia inexistente no projeto da construtora”, contam as designers, que também nivelaram o piso da varanda com o estar, eliminaram a porta-balcão que dividia os ambientes e retiraram o gesso do teto, deixando a laje aparente.
A pequena cozinha gourmet foi ampliada e ganhou status de cozinha principal, além de ficar mais funcional com a extensão até a área da churrasqueira.
A paleta tons azuis acinzentados e pretos, o piso de concreto e a tubulação exposta criam uma atmosfera urbana-industrial. A orientação do imóvel, voltado para a face norte e com alta insolação, permitiu a escolha por cores escuras até mesmo nos rodapés, guarnições e portas, o que reforça o mood mais despojado, jovem e masculino.