Quem nunca quis saber como é, de verdade, a cozinha da casa de um chef? Para amainar essa curiosidade, a reportagem da it HOME visitou quatro grandes nomes do cenário gastronômico. A partir de hoje, e nas próximas três sextas-feiras, apresentamos como é, de fato, a cozinha pessoal de um chef.
Você vai perceber que o segredo na hora de preparar pratos saborosos não está apenas no uso dos melhores temperos. Uma cozinha bem municiada, com acessórios à mão e equipamentos de ponta, móveis planejados e uma distribuição estratégica, faz total diferença.
Atmosfera masculina na cozinha do chef Alain Poletto
Várias mudanças, como a eliminação de paredes e a definição de acabamentos com cores sóbrias, transformaram o apartamento do chef Alain Poletto, sócio do Bistrot Paris. Tudo para que a cozinha pudesse ser ampliada e ocupar seu merecido valor. Expert na culinária com cocção à vácuo, o chef fez questão que o ambiente reunisse materiais de higienização simples, além de equipamentos tecnológicos e eficientes, como a máquina italiana de produção à vácuo, os fornos e a adega. A distribuição de cubas e eletrodomésticos também é cuidadosa. “Entro com as compras pela lavanderia, dispenso as embalagens por lá e na sequência higienizo e estoco os alimentos”, conta Alain.
Acabamentos escuros nos móveis (executados pela Florense), bancada de madeira com parede revestida de pedra rústica e banquinhos de ferro com ar industrial imprimem o visual sóbrio e masculino da cozinha de Alain Poletto. No alto, as vigas revelam os lugares das antigas paredes, que saíram de cena para que a cozinha formasse um único espaço com varanda e ala social. O porcelanato cinza, fácil de limpar, reveste as áreas em que há contato maior com água e gordura. O restante do apartamento recebe assoalho de madeira.
Na área em que as portas trazem um toque de cor, Alain deixa à mão temperos e acessórios usados na degustação dos vinhos, já que a adega está ali ao lado. Eficiente, a coifa impede que a fumaça se espalhe pelo apartamento.
A pequena cuba, à esquerda da bancada de inox dedicada ao preparo dos alimentos, serve para a higienização das mãos e dos utensílios menores, como facas. Sobre a parede com cimento queimado cinza, protegida por uma camada de verniz a fim de facilitar a limpeza, fica a dupla de fotos de Sérgio Coimbra
+ PRA VOCÊ: Confira a receita do Tartare de Atum do chef Alain Poletto