Todo em tons de cinza e preto, projeto desenvolvido para um homem solteiro tem décor moderno e cosmopolita
Texto: Redação it HOME | Fotos: Eduardo Macarios
Os tons de cinza e preto predominam neste apartamento de 47 m², em Curitiba, idealizado pela arquiteta e designer Fernanda Olinto para um homem solteiro, com estilo de vida moderno e aficionado por novas tecnologias.
A sobriedade e o clima mais urbano e masculino definiram todo o partido da decoração de interiores, a começar pela escolha do piso vinílico escuro e que recobre sala, cozinha, dormitório e até mesmo as áreas molhadas, fugindo dos tradicionais materiais frios, como os porcelanatos.
Após o piso foi definida a marcenaria, também em sua maioria preta, cinza e branca. A partir dela, a arquiteta estipulou os pontos de pintura nas mesmas cores, ora para camuflar –como a porta de entrada -, ora para delimitar –como o teto em cinza no recorte de gesso da área da cozinha.
Para atualizar o imóvel, Fernanda promoveu a abertura de uma parede que fazia divisão entre cozinha e área de estar, além de reformular todo o gesso e o projeto luminotécnico.
A iluminação é bem pontual e intimista, e apesar do uso extenso da cor preta, a maior parte do apartamento ganha contraste com a adoção de grandes paredes na cor branca. Foram utilizados trilhos e luminárias de embutir com spots direcionáveis para flexibilidade de iluminação. Fitas de led ainda trazem luz difusa para pontos como nichos e cabeceira da cama. Pendentes, arandelas e balizadores do banheiro fazem vezes de iluminação de trabalho e decorativa.
No dormitório, a prioridade era a área de bancada para trabalho. Portanto, a distribuição do layout do quarto é todo a partir dela, e assim, foi articulado o roupeiro em torno da cama para conseguir maior aproveitamento e áreas de armazenamento. Seguindo a mesma estética da cozinha, em que a marcenaria também emoldura toda a área de bancada, os dois cômodos –cozinha e dormitório – dialogam entre si.
+ PRA VOCÊ: A estante é a protagonista