fbpx

Assentamento

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Galeria gozto apresenta exposição do design e artista visual Guilherme Gafi, no Rio de Janeiro

 

A galeria de design gozto exibe Assentamentos, também o nome da primeira individual do artista visual Guilherme Gafi voltada ao design de mobiliário, no sítio histórico  carioca do Largo do Boticário onde se encontra o espaço cultural do publicitário, jornalista e RP — e há um ano galerista — Sergio Zobaran, em cartaz de 11 de maio a 1º de julho de 2023, no Beco do Boticário 1, bairro do Cosme Velho, Rio de Janeiro.

 

 

Em sua estreia no design de marcenaria autoral, o paulista Guilherme Gafi traz Assentamentos, que apresenta obras escultóricas na forma de assentos geométricos, criados com madeiras de descarte coletadas em caçambas estacionadas nas avenidas do ABC, região onde vive e trabalha, associadas ao mogno africano, fruto da parceria da gozto com a Associação Brasileira dos Produtores de Mogno Africano – ABPMA e a Khaya Woods, que doou ao artista 900 quilos desta madeira nobre que vem sendo produzida no Brasil.

 

Com um histórico de exposições individuais e coletivas no Brasil e fora, e com residências artísticas realizadas em Portugal e na China, Guilherme Gafi é pintor, desenhista, ilustrador e artista gráfico urbano. Premiado em salões de arte contemporânea em nosso país, o artista transita entre diversos suportes, do grafite à pintura e à escultura.

 

Nascido em Santo André, no Grande ABC Paulista, uma região marcada pela indústria metalúrgica no estado de São Paulo, Guilherme Gafi se diz influenciado pelos ciclos da vida. A partir da própria vivência e reflexão, o artista aborda temas relacionados à complexidade existencial e coletiva,  em especial sobre os agentes que atuam e transformam as cidades, como o cotidiano dos trabalhadores e das edificações urbanas, temas representados em suas pinturas figurativas e abstratas.  Em contraste, evidencia a relação do indivíduo com a natureza, percebida durante sua experiência no Rio de Janeiro, e em sua exploração com a rica materialidade da madeira, que se tornou sua nova forma de expressão artística.

 

 

Ao ressignificar a madeira, tanto na forma quanto na funcionalidade, o artista evidencia a estética do design, em série encomendada pela galeria e concebida para compor novos interiores e paisagens contemporâneas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

A tríade do conforto

Cabeceira, mesa latera e iluminação compõem o refúgio de descanso e sonhos…

Perspectivas do morar

1o especialistas ouvidos por it HOME fazem uma reflexão sobre o morar…

Atmosfera masculina

Apartamento ganha paleta de tons sóbrios, com o cinza e o preto…