Mais do que inspiração, os espaços gastronômicos da CasaCor São Paulo oferecem uma experiência imersiva completa ao visitante da mostra
Entre os 75 ambientes da principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, os bares e restaurantes da CasaCor SP são uma atração à parte. Além de apresentar tendências e servir de inspiração, os espaços proporcionam uma rica experiência imersiva, da vivência de um ambiente decorado à degustação de pratos e drinques de alguns dos melhores points da gastronomia paulistana.
Bar Caracol, por Gabriela Prado Arquitetura
Batizado de Refúgio Ancestral, o Bar Caracol da CasaCor 2024 leva a assinatura da arquiteta Gabriela Prado. O ambiente tem como foco a estrutura do teto, reinterpretando os antigos vitrais da construção paulista, com uma leitura moderna. O layout fluído traz o sofá como peça central, proporcionando um ambiente aconchegante, como o de casa. Para trazer dinamismo, o piso ganha desenho orgânico, com revestimentos em tons de cinza e azul.
Badebec, por Johnny Viana
Sensível à atmosfera única da culinária tradicional do Badebec, o arquiteto Johnny Viana buscou traduzi-la na arquitetura, criando um espaço que harmoniza aconchego, contemporaneidade e sustentabilidade, acolhendo calorosamente todos os visitantes. Para além do layout funcional, o arquiteto buscou inspiração nas colmeias, acrescentando nichos favo na marcenaria e dois grandes arcos no salão do restaurante, simbolizando as asas das abelhas e relembrando a importância do trabalho delas para o equilíbrio do meio-ambiente.
Bar Secreto, por Rafa Zampini
Ao projetar este bar speakeasy, tendência americana dos estabelecimentos intrigantes para quem deseja apreciar drinques e aperitivos em espaços escondidos, o arquiteto Rafa Zampini apostou em provocações visuais e sentimentos nostálgicos, representados pelo uso de rosetas volumétricas no teto, papel estampado e boiserie nas paredes, além de luzes quentes e indiretas. Só depois de aguardar no lounge da entrada, que remete a uma recepção de um hotel em algum lugar no tempo, e atravessar as cortinas de veludo é que chega-se ao balcão central. Cada área reserva uma surpresa, permitindo um respirar de novos ares sem sair de São Paulo. A experiência, porém, restringe-se apenas a convidados, pois o bar, como o próprio nome sugere, fica oculto no circuito e com acesso restrito.
Café Isabela Akkari
Depois de visitar boa parte da mostra, o visitante chega ao café de Isabela Akkari e é recebido com uma ambientação impactante, baseada em tons de rosa, pensada para promover um momento de pausa e relaxamento durante o circuito. O teto é o elemento de maior destaque do espaço assinado pelo Studio HA e promete encher os olhos do público. Quem olhar para cima vai ver uma estrutura feita de nuvens acústicas em formato de pétalas e tecidos organza cristal de diferentes tons de rosa entrelaçados para criar o efeito de céu.
Ristorantino, por Guardini Stancati
Projetado com técnicas paramétricas e inteligência artificial, o imponente forro de MDF que sobrevoa os 339 m² como uma nuvem gigantesca atrai todos os olhares de quem passa pelo Ristorantino Caffè. O clima futurista com toques de maximalismo idealizado pelo escritório Guardini Stancati é regado a abundante luz natural e princípios biofílicos.
Bardega, por Fragmento Arquitetura
Com iluminação intimista e foco na degustação e harmonização de vinhos, o bar de 230 m² faz associação entre sua arquitetura e a de adegas tradicionais por meio de paredes de pedra, teto de madeira certificada e estruturas de serralheria. O espaço leva a assinatura dos arquitetos Andresa Frutuoso de Souza, Rudolf Andreas Riederer, Stephanie Lavos e Felipe Alves de Oliveira, que formam a Fragmento Arquitetura.