A reforma deste apartamento antigo trouxe versatilidade, harmonia e conforto para o morador e seu melhor amigo de quatro patas
TEXTO: JULYANA OLIVEIRA | FOTOS: SIDNEY DOLL
A luz natural que entra pelos grandes janelões deste apartamento de 125 m² realça a leveza do décor e alma contemporânea do projeto. Tudo muito diferente do que a arquiteta Marina Salomão encontrou ao aceitar a missão de revigorar um imóvel já bastante antigo, nos Jardins, em São Paulo, para abrigar um jovem médico pediatra e seu cão.
Além dos já imaginados desafios estruturais, por conta da idade do edifício, Marina teve de lidar com pequenas ‘surpresas’, como um pilar que revelou-se quando as paredes vieram abaixo para dar amplitude e versatilidade a uma sala antes estreita e compartimentada.
Toda integrada – combina escritório, estar, jantar e sala de TV – a área social é multifacetada e atende diferentes momentos e situações. É nela que o morador faz atendimentos online, medita, lê, assiste suas séries favoritas e também recebe os amigos e familiares.
Um dos trunfos da arquiteta nessa repaginação total, a marcenaria ganha protagonismo ao revestir todo o hall de entrada, mimetizar as portas de serviço, lavabo e área íntima, além de camuflar as vigas aparentes. “Criamos uma espécie de pórtico na entrada, com banco e armário para deixar bolsas e sapatos, que faz às vezes de chapelaria”, conta Marina.
Presente também no painel do home office e no espaço de meditação, o madeirado de tom médio quebra a frieza e rusticidade do cimento queimado, reproduzido no piso em porcelanato e na parede da TV.
Isolada do living, a cozinha em corredor é compacta e funcional, com bastante espaço de bancada e até um cantinho do café, para preparar a bebida e fazer uma refeição rápida.
Na área íntima, os três dormitórios que compunham a planta original foram convertidos em dois. A suíte máster associa tons terrosos, verdes e dourados, em uma paleta agradável, leve e sofisticada. Já o quarto de hóspedes tem o azul como matiz principal.
Em todo o projeto, a mescla de cores e materiais traz um harmonioso jogo de contrastes, que contribui para um visual mais despojado e ao mesmo tempo elegante, alinhado com a personalidade do proprietário.
+ PRA VOCÊ: Escandinavo com bossa