Espaços muito bem aproveitados

Fotos: Fernando Su de Christo

Com apenas 35 m², este apartamento em Pinheiros, São Paulo, caiu nas graças da jovem médica, que adora viajar, mergulhar e colecionar bolsas. Ela sonhava com um cantinho para receber amigos e relaxar com o máximo conforto. Para aproveitar cada centímetro da nova morada, contratou as arquitetas Marcela Bertolini e Mariana Fugihara para assinar o projeto de reforma e comandar a obra. Logo de início, as sócias do escritório Bertolini e Fugihara Arquitetura propuseram demolir a parede do quarto e trocar a porta do banheiro para incluir mais armários e uma penteadeira.

Por se tratar de um imóvel com características de estúdio, todo recurso para otimizar espaço foi bem-vindo.

Transferida para a varanda, a cozinha, contígua à lavanderia, permitiu que a moradora ganhasse mais área na sala. Além disso, o ambiente onde ela prepara delícias para as visitas foi equipado com  bancada, mesa de cinco lugares e ótimas soluções para organizar os eletrodomésticos.

 

Outra boa ideia para pequenos apês está no dormitório, em que as portas de correr são espelhadas e não atravancam a passagem. Na frente da cama foi possível criar um armário de bolsas e sapateira. A cabeceira vai do piso ao teto, trazendo um toque de aconchego enquanto o pendente dá o arremate final. Indispensável, a iluminação evidencia cada detalhe, como o painel ripado intercalado com perfis LEDs na sala, iluminação indireta e trilho de luz. Lustres e pendentes delicados e cheios de personalidade logo captam a vista de quem entra em cada ambiente.