Brasilidade e memória afetiva

Cores brasileiras e alegres, biofilia, artesanato, design assinado e afetividade dão o tom neste apartamento paulistano

 

O proprietário deste apartamento de 95m², localizado na Vila Mariana, em São Paulo, é um médico nascido e criado em João Pessoa (Paraíba), que reside na capital paulista há 12 anos. Ao adquirir o imóvel, ele solicitou à arquiteta Cristiane Leite, da LL Arquitetura, que criasse um projeto com aspecto de casa elegante, funcional e que colocasse lembranças de sua terra natal, trazendo para o lar  um certo saudosismo, sem perder a atmosfera contemporânea e urbana.

 

apartamento tem cores bem brasileiras
Fotos: Kelly Queiroz

 

Partindo deste princípio, a LL Arquitetura usou uma paleta de cores bem brasileira com tons terrosos (como terracota, que lembra o barro), o verde das matas, o azul do mar e cores mais fortes e alegres como o laranja, mostarda e marsala, aplicadas em paredes, revestimentos, estofados e objetos. O projeto trouxe também um mix de elementos rústicos e naturais como objetos em barro, cestarias, almofadas em tricô manual, muita madeira, quadros com referências nordestinas e lembranças de viagens em contraponto com o design contemporâneo do mobiliário.

 

Outro pedido do morador foi ter uma área de convivência social bem ampla para poder receber. Sendo assim, a proposta foi deixar todos os espaços totalmente integrados, transformando a cozinha, sala e varanda em um único ambiente com boa circulação, onde pudesse, ao mesmo tempo, cozinhar e se comunicar com seus convidados.

 

sofá com chaise na sala cheia de brasilidade

 

Para oferecer esta conexão e proporcionar um layout integrado a todos os ambientes, a solução foi colocar um enorme sofá, desenhado especialmente para este projeto. Com quase 6 metros, o sofá Torus (Bell’Art), é confortável, largo e tem uma chaise para momentos de puro relaxamento.

 

sala com painel ripado

 

A parede oposta foi totalmente revestida com painel em madeira MDF ripada e lisa, estante desenhada pelo próprio escritório de arquitetura com iluminação embutida em LED unifica todos os ambientes da cozinha à varanda. O conceito deste projeto é a sofisticação e elegância com aspectos de nobreza traduzidos pelos espelhos, o aconchego da madeira e ao mesmo tempo com cores alegres trabalhadas sobre uma base neutra como o porcelanato cimento queimado.

 

cozinha colorida

 

As cores foram pontuadas elegantemente na cozinha com armários em madeira na cor verde alinhados com a sala de jantar, onde foram usadas cadeiras assinadas pelo designer Danilo do Vale, revestidas em camurça na cor mostarda.

 

Design assinado

 

Peças assinadas também têm destaque. Além do apreço pelos objetos genuinamente brasileiros e artesanais, o morador não abre mão de bom design e de peças assinadas. A LL Arquitetura selecionou cada peça para expor nos ambientes deste apartamento como a poltrona de Ronald Sasson, que no canto da sala traz para si a atenção. Com design arredondado, couro preto e tecido verde convida para uma boa leitura ou também para momentos de relaxamento.

 

decor com peças de design assinado

 

As mesas de centro Ochi (L’Oeil) misturam a madeira com ferragem, é o natural e o industrial em uma linguagem única e harmoniosa.

 

sala de jantar

 

O pendente Pivô 5 criada pelo designer Tadeu Omae sobre a mesa de jantar traz uma solução com tipos de luz. Possui difusor em forma de bola, ao total são cinco bolas de vidro branco com lâmpada G-9 e cinco spots para lâmpada GU10 dicróica em haste fixa.

 

Decoração afetiva com a terra natal

 

Elementos nordestinos foram pontuados sutilmente no projeto, mas dois especificamente, chamam a atenção pela ligação afetiva entre o morador e sua terra natal. Na parede de cabeceira da suíte revestida com madeira ripada na cor cinza e com um recorte central criando um pequeno nicho iluminado por LED, no qual foram penduradas obras assinadas por artistas: uma gravura e desenhos em azulejos estilizados com figuras nordestinas.

 

quarto com memória afetiva

 

Já no lavabo paredes pintadas em terracota, destacando o quadro colorido com várias fitas do Senhor do Bonfim. Uma ligação entre à cultura nordestina e o misticismo, já que o morador usava essas fitas como desejo em adquirir seu próprio imóvel na cidade que escolheu para viver, São Paulo.

 

lavabo colorido

 

 

+ PRA VOCÊ: Um toque de cor e ousadia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

LEIA TAMBÉM