Um toque de cor e muita alegria no pequeno apê

Fotos: Luis Gomes

Quando encomendou ao arquiteto Bruno Moraes a reforma deste apartamento de 49 m², a moradora sonhava em ter, principalmente, uma churrasqueira e uma cozinha com ilha. Desejos relativamente simples, num primeiro momento, não fossem o tamanho reduzido do imóvel, o fato das paredes principais serem estruturais (impossíveis de remover) e a varanda não oferecer nenhuma infraestrutura para instalar a churrasqueira. “Um prédio onde as paredes são autoportantes não podemos derrubá-las nem deslocar tomadas. Se precisamos de nova tubulação, o jeito é passá-las pelo forro”, explica Bruno.

Expert também em obras, o arquiteto não só atendeu aos pedidos, como fez os espaços parecerem maiores do que realmente são. Com o aumento da cozinha, Bruno conseguiu criar a tão sonhada ilha com cooktop. Na varanda, o escritório desenhou um móvel que esconde a churrasqueira elétrica e uma simpática poltrona de corda, deixando o visual casual e mais moderno. “As cores vivas, presentes em revestimentos e objetos, entram para trazer mais alegria ao apartamento”, comenta o profissional. 

As boas ideias ainda não param por aí. Para atender os diferentes ambientes, a TV fica no centro do apê e está fixada num tubo metálico giratório. Com ele, é possível virar o aparelho para salas de estar, jantar, varanda e cozinha. No banheiro, outro recurso incomum é a proposta de criar um templo de descanso. Por isso, as paredes do boxe levam seixos, pedra que induz ao relaxamento.