Transformação passo a passo

Fotos: Adriano Zeni

Por si só, uma reforma já oferece vários desafios. Imagine, então, quando a família decide continuar morando na casa durante a obra. Para conseguir um ótimo resultado neste refúgio de 165 m², na Grande São Paulo, os arquitetos Marcela Lamonato e Tiago Caligiuri, da Calamo Arquitetura, realizaram os trabalhos por etapas, começando pela cozinha e lavanderia. “A casa apresentava desníveis na sala, janelas pequenas, forro de madeira e pouquíssima iluminação natural”, resume Tiago. 

Totalmente reformulado, o layout da cozinha tornou a rotina dos moradores mais prática. Além de ampliar o vão da janela e usar elementos vazados na divisão com a sala, em vez de alvenaria comum, a dupla integrou as a eliminação da enorme parede que dividia as áreas de estar, TV e jantar. “Resolvemos manter pilares e vigas metálicas aparentes, o que acabou imprimindo uma linguagem contemporânea e bem atual no projeto”, comenta Marcela. “Ao acabarmos com a setorização na ala social e nivelarmos o piso, conseguimos integrar tudo ainda mais”, completa. 

Outro ponto alto da reforma é o projeto luminotécnico assinado pelo escritório. À noite, a casa se transforma com a iluminação indireta e pontos estratégicos, como arandelas e luminárias suspensas com foco invertido rebatendo no forro.