A madeira como protagonista

Fotos: FotoEstudio360

Customizada para dois jovens esportistas, a reforma deste apartamento de 200 m², promovida por Alessandra Cassim e Tais Calazans, da Cassim Calazans Arquitetura e Interiores, teve como ponto de partida as bicicletas do casal, instaladas na varanda com a mesma importância de uma obra de arte. “Optamos pela integração das salas com a varanda, projetando o jantar junto ao espaço gourmet para que os moradores e seus convidados aproveitem a belíssima vista que o lugar oferece”, conta Alessandra. 

Nunca habitado desde a entrega do condomínio pela construtora, o imóvel foi tratado como uma folha em branco pelas arquitetas, que preencheram espaços com histórias e tudo de muita relevância para os moradores. Com o jantar transferido para o terraço, a ala social ficou mais espaçosa para unir living, home theater e biblioteca, já que os livros também são importantes para a família. Quem entra no apartamento é recepcionado por uma surpreendente madeira ripada que dá forma ao extenso painel aplicado da parede ao teto. “Ele encontra com a marcenaria revestida de tecido e resulta na sensação de bem-estar e aconchego”, explica Tais.

Detalhes caprichados de marcenaria, aliás, aparecem em outros pontos do projeto, a exemplo da divisória vazada de madeira que envolve a biblioteca e cria o cantinho dedicado ao home office. Completando a paleta cromática da decoração, Tais e Alessandra brincaram com verde, tons terrosos, cinza e rosa, sempre em busca de ambientes atemporais, leves e harmoniosos. Elas adotaram o mesmo piso em toda a ala social e cozinha, reforçando a ideia de integração das áreas.