Tropical com toques contemporâneos

Fotos: Thiago Travesso

Com arquitetura assinada por Olegário de Sá, esta casa de praia no litoral norte paulista tem ambientes absolutamente humanizados, aconchegantes e modernos. Uma das atrações do refúgio de veraneio é o paisagismo de Catê Poli, marcado pelo estilo tropical, mas pontuado por vários toques contemporâneos. “Defino como um tropical bem praiano, exuberante e bem volumoso, com uma grande variedade de espécies”, fala Catê, profissional com mais de 20 anos de escritório. 

Quem rouba a cena no jardim é o painel verde que acompanha a lateral de toda a piscina. Bem volumoso, difere dos painéis habituais, com plantas tropicais e pouca folhagem. Ele faz a divisão do muro e é uma solução estratégica que deixa o ambiente bem verde com o máximo de aproveitamento da área reduzida. Outro detalhe importante é o gramado, depois da piscina, que foi integrado à área de preservação do condomínio, dando a impressão que o jardim é muito maior. 

Essencial, a iluminação da casa e do paisagismo foi muito bem trabalhada. O jardim é 100% integrado com a construção. Assim, na parte da frente há um jardim mais contemporâneo e limpo. Conforme você vai caminhando pela casa, passa por um corredor com bambus e folhagens de helicônia e, quando chega ao fim, tem a surpresa do painel e do jardim dos fundos, extremamente exuberante. “Ele começa mais clean e vai ficando mais imponente”, resume Catê.