Área social conectada com a natureza

Fotos: Marco Antônio

Recém-entregue pela construtora, o apartamento de 362 m² em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, tinha uma localização sensacional e a metragem ideal para o jovem casal com dois filhos. No entanto, a compartimentação dos ambientes não era propícia para cozinhar e conversar com os amigos ao mesmo tempo, como eles tanto gostam. Além disso, os moradores queriam trazer o visual externo, de uma gostosa área arborizada na frente do prédio, para dentro da casa. Nas primeiras conversas com os arquitetos Marcus Paffi e Renata Cipriano, do escritório Cipriano Paffi, as soluções começaram a ser traçadas.

Paredes de alvenaria foram eliminadas e as portas de vidro que separavam o antigo living da varanda também saíram de cena para promover a integração absoluta dos espaços. “A varanda, que antes tinha 69 m², passou a fazer parte do estar de 150 m², que está conectado com sala de jantar, home theater e área gourmet”, explica Marcus Paffi. “Ver a copa das árvores dá a sensação de um grande jardim suspenso”, completa. 

Como tudo fica aberto e integrado, a mesma linguagem sofisticada e despojada precisava preencher por completo a generosa ala social. Paredes e portas ganharam uma marcenaria, com painéis de freijó natural, que se estende por todo o living e reforça a ideia de continuação. Selecionados com todo carinho, móveis de designers nacionais, como Sergio Rodrigues e Jader Almeida, compõem a base da decoração complementada com peças garimpadas em galerias e antiquários. “As obras de arte transitam entre as fotos em preto e branco de Mario Cravo Neto e as telas da artista italiana Roberta Coni”, destaca Renata Cipriano.