Clássico revisitado

Reforma de apartamento revela o décor clássico em roupagem contemporânea

 

Neste projeto para um jovem casal com uma filha pequena, a arquiteta Gabriela Mendes investiu em recursos como as boiseries – as tradicionais molduras surgidas na França – e no efeito marmorizado para trazer uma releitura da decoração clássica ao apartamento. Adeptos do estilo, os moradores desejavam uma atmosfera sofisticada e atemporal para o novo lar. “Propusemos uma mescla entre o clássico com o moderno, que se tornou uma linguagem única em todos os ambientes”, conta Gabriela.

 

projeto classico com boiserie
No living integrado e destinado ao receber, a arquiteta Gabriela Mendes investiu na sofisticação da placa de mármore Michelangelo empregada como painel para TV. O azul, em diversas nuances, se fazem presente em vários elementos decorativos | Foto: Mariana Orsi

 

O living é o grande destaque do projeto, com o mármore marcado pelo fundo branco, seus veios singulares e tons dourados. Na composição, a arquiteta investiu no bronze dos espelhos laterais e a leveza do rack branco e ripado. “Tamanha a magnitude do material, preparamos uma logística para o içamento dessa peça Michelangelo. Todo cuidado teve como propósito o objetivo de não perdermos a unificação dos traços delicados que a natureza imprimiu na pedra”, recorda a arquiteta.

 

Na paleta branca, o azul do tapete acrescentou vivacidade ao décor do living

 

Para promover a amplitude, o projeto modificou o layout original com a retirada da esquadria que dividia o estar com a varanda. Com mais espaço, o ambiente recebeu a estrutura do forro e as molduras de gesso, que dialogam com a exuberância das guarnições que adornam todas as paredes. No mobiliário, a disposição das peças foi conduzida para expressar o perfil do casal de moradores, que preza a alegria de acolher com carinho e conforto cada um de seus convidados.

 

boiserie no decor
As boiseries ressaltam as telas pintadas pela artista plástica Ana Mendes

 

Clássico remete à arte. Por isso, não poderiam faltar a inclusão de obras, com as pinturas executadas, especialmente para o projeto, pela artista plástica Ana Mendes. Duas telas, que evocam o azul escuro, preto e o dourado em uma técnica abstrata, estão presentes no hall de entrada e na sala. “Com a base neutra, pudemos ousar na obra de arte, que se harmonizou com maestria”, conta a arquiteta.

 

sala de jantar com lustre de cristal
O lustre protagoniza a cena da sala de jantar com o rebaixo realizado no teto

 

A sala de jantar  é composta por uma mesa de madeira com oito posições de cadeiras estofadas. O ambiente é visto como uma continuidade do conceito de integração e receptividade. O clássico é evidenciado através do lustre de cristal – uma instalação que resultou em um desafio para a arquiteta. “Em função do pé-direito baixo, realizamos um estudo para posicionar não só esse, como os demais que constam em todo imóvel, já que não poderíamos perder a estética da boiserie. A solução foi trabalhar apenas com um rebaixo no entorno do teto, deixando o centro disponível para a peça”, detalha.

 

lavabo com boiserie
Atmosfera clássica no décor do banheiro, com as boiseries em azul petróleo

 

Já o lavabo impressiona pela combinação das aclamadas molduras que enfeitam as paredes pintadas na cor azul petróleo. No contraponto, a bancada e o piso em mármore branco calacatta ressaltam o apreço pelo clássico.

 

Os tons sóbrios, terrosos e amadeirados compõem o revestimento, mobiliário e detalhes da varanda

 

Integrada ao living, a varanda se tornou mais ampla e fluída. Na área da churrasqueira, a mesa redonda em tom fendi e com base em cone adicionam um toque de modernidade nas recepções realizadas pelo casal. Na outra ponta, o conjunto entre sofá e poltrona cria uma atmosfera gostosa para reuniões entre amigos, sem hora para acabar.

 

O clássico marca presença no desenho dos armários e gavetas, acompanhados pelo puxador concha gold

 

No projeto conduzido pela arquiteta Gabriela Mendes, cada cômodo é marcado pelo design e tonalidades únicas. Na cozinha, o primor da cor fendi prevalece na marcenaria que envolve todos os eletrodomésticos, incluindo o cooktop por indução, forno, geladeira e micro-ondas. “Não posso deixar de mencionar o desenho do mobiliário, com essas ‘almofadas’ esculpidas nas portas dos armário e gavetas, que foram finalizadas com o puxador dourado”, esclarece. Pensando na alimentação diária dos três, uma pequena copa foi incluída com a adição de uma mesa e um canto alemão, que deixou tudo mais espaçoso e confortável.

 

quarto infantil
Detalhes em rosa, presentes no papel de parede, pintura, marcenaria e tapete, trazem o clima pueril para o quartinho da pequena Manu

 

O quarto da pequena Manu e a brinquedoteca seguem a mesma estética com a predominância da paleta rosa. Para essa realização, arquiteta promoveu algumas modificações no layout original da planta. “O banheiro que existia na brinquedoteca desapareceu para ser transformado em closet para nossa moradora”, detalha a profissional.

 

Suíte do casal tem ares de sofisticação

 

No quarto do casal, um mix entre o cinza, o verde musgo do enxoval e os detalhes em dourado. Na cabeceira, a dupla proteção estofada deixa o ambiente ainda mais intimista e caloroso.

 

 

No projeto, até mesmo a lavanderia ganhou um toque especial. Os móveis brancos seguem a mesma linha do restante, com os puxadores concha dourados.

 

+ PRA VOCÊ: Um lar feito de histórias e afeto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

LEIA TAMBÉM