Cor e marcenaria como aliados

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Apartamento de 38 m² aposta em móveis sob medida e paredes de diferentes tons para demarcar e otimizar os espaços

Por Marcela Almeida | Fotos: Evelyn Müller

Este apê compacto, de apenas 38 m², é a morada de um jovem casal carioca, formado por um chef e uma publicitária, recém-chegados a São Paulo. Para auxiliá-los no desafio de transformar o pequeno imóvel num lar acolhedor e confortável, eles convocaram o designer de interiores Newton Lima para promover uma reforma inteligente e sem muito gasto.

“Em imóveis de metragens reduzidas, planejar o mobiliário é uma das boas soluções. Por isso, apostei numa marcenaria sob medida, com muitos armários, baú e prateleiras para otimizar os espaços e armazenar o arsenal de utensílios gourmet do morador”, conta Newton.

Repensar o uso dos ambientes também é fundamental. Neste caso, o designer sugeriu levar o jantar para a varanda, conquistando mais área de circulação. Assim, a antiga sacada, subaproveitada, dá lugar à mesa de refeições de um lado e a uma mini lavanderia do outro.

Quarto, sala e cozinha, todos integrados, evocam a sensação de mais amplitude. Para delimitar cada canto, Newton investiu na troca de pisos, no uso de tapetes e na pintura da parede, que ganha tonalidades diferentes.

A parede de drywall, rebaixada na frente do sofá, recebe revestimento em madeira e agrega versatilidade ao assumir dupla função. De um lado, serve como painel e rack para a TV; do outro, atua como estante para a cozinha, com muitas prateleiras.

Saudosista, o casal solicitou ao designer que trouxesse um toque da cidade natal para dentro de casa. A atmosfera carioca, então, foi traduzida para o décor no conjunto de fotografias emolduradas na parede e nos pequenos adornos arrematados pelos tons de azul e laranja, que mimetizam o mar e o sol das praias do Rio de Janeiro.


Transformada em área de jantar, a varanda recebe ladrilho hidráulico no piso em composição descolada com a madeira de demolição e as cadeiras em acrílico

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Natureza em casa

Confira 5 tipos de plantas  para ter em casa, que filtram o…

Cabeceiras estilosas

Com diferentes materiais, cores e texturas, as cabeceiras podem transformar o décor…

Casa com afeto

Acolhedor e funcional, apartamento de 143 m² reflete a personalidade caseira dos…