Leves referências orientais

Fotos: Carlos Piratininga

Do hall de entrada, com papel de parede estampado pelas flores de cerejeiras, às alas sociais e íntimas, toda a reforma deste apartamento de 198 m² traz referências da cultura nipônica, um pedido dos moradores à arquiteta Cristiane Schiavoni. “Ambos têm ascendência japonesa e já na primeira conversa contaram que tinham um altar budista e quadros japoneses que ganharam de presente. São peças assim que ajudam a compor a história do lar”, afirma Cristiane. O casal também não abria mão de ambientes práticos, sempre prontos para receber os amigos, além de muito espaço de armazenamento. 

Com poucas alterações de alvenaria, o apartamento reserva gratas surpresas, como a porta entre a sala e a cozinha. Com inspiração nas divisórias japonesas, ela é feita de madeira e vidro, com película que imita o papel arroz, e reúne vários painéis de correr que ora isolam, ora integram os ambientes. “Há outros itens feitos com essa ideia de origami espalhados pelos espaços. São alusões sutis misturadas às peças da cultura oriental”, comenta a arquiteta.

Marcada por tons neutros, a decoração respira tranquilidade e bem-estar. Nos quartos, o aconchego vem, principalmente, pelo uso do carpete de náilon, perfeito para andar descalço. Na suíte de casal, a cabeceira integrada à estante lateral recebe um acabamento de laca azul, cor que também simboliza a calmaria.