Design, brasilidade e aconchego

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Despojado e cosmopolita, projeto investe em recursos estéticos e funcionais que agregam conforto e originalidade

Por Claudia Domingos | Fotos: Thiago Travesso

Assim que receberam as chaves do novo imóvel, os futuros moradores – um casal com um filho – decidiram que era hora de ter um projeto que atendesse à rotina da família, com soluções práticas e muito conforto para o dia a dia. Responsável por transformar esse desejo em realidade, o escritório Nor Arquitetura, formado pela dupla de arquitetos Cícera Ferreira e Celso Nor Junior, modificou por completo o layout do apartamento, localizado no bairro da Aclimação, em São Paulo.

Com 100m², a planta composta por três dormitórios, sendo duas suítes, foi totalmente repaginada para a integração das áreas do living, jantar e cozinha, permitindo mais fluidez e um melhor aproveitamento desses espaços.

“Os proprietários são publicitários e relações públicas, têm um perfil mais despojado, com muita personalidade, e adoram estar cercados pelos amigos, o que não combina com ambientes muito compartimentados”, justifica Celso.

Ao eliminar paredes e unificar os cômodos, os arquitetos apostaram num estilo cosmopolita e contemporâneo, onde prevalecem a praticidade, a funcionalidade e o aconchego. A mudança mais vultosa aconteceu no redesenho de sala e cozinha. Com uma inversão do layout original, a cozinha abriu-se para o living e ganhou espaço para duas bancadas: uma para preparo e outra para cocção. A segunda, em forma de península, é abraçada pela mesa de tora natural, que reforça a integração com a sala.

O living, por sua vez, ganhou status de cenário principal. Reconfigurado e mais despojado, ele surge como primeira vista de quem chega ao lar, convidando a todos a entrar e sentir-se em casa.

No décor, uma harmônica paleta pálida de brancos, beges e cinzas, conciliada com a madeira de tom claro e natural, mais o terracota, serve de base para realçar as obras de arte e o protagonismo dos móveis de design brasileiro, com peças assinadas por nomes como Ronald Sasson, Fernando Jaeger e Marcelo Ligieri.

A brasilidade também se faz presente na escolha da cor-destaque da morada. O azul, presente em vários elementos, harmoniza com a marcenaria e o paisagismo. “Além disso, o tom é atemporal e transmite calma e tranquilidade, algo fundamental para um projeto de interiores”, explica Cícera.

Para deixar os ambientes ainda mais aconchegantes, os arquitetos priorizaram o uso de luz natural e apostaram num bem orquestrado mix de texturas e materiais, que inclui linho couro, metal, madeira. Tudo pensado para agregar mais personalidade e conforto, fazendo do novo imóvel um verdadeiro ‘lar doce lar’.

Remodelada, a cozinha recebeu armários com acabamento em laca azul petróleo, da Bontempo Anália Franco. Revestimentos de piso e parede são da Portobello e as bancadas foram executadas pela Engenharia do Mármore.

No dormitório do filho, a marcenaria que também se estende para a base da cama, inclui nichos com dois futtons, permitindo acomodar dois hóspedes no quarto.

Para acomodar a coleção de mais de 400 carrinhos do morador, a suíte masculina mereceu um armário suspenso, com iluminação em LED. A paixão pelo automobilismo fica evidente nas telas sobre a cama, que elencam os carros utilizados por Ayrton Senna na F-1.

A suíte feminina ganha um toque de delicadeza com a luz indireta e os tons de rosa. A roupa de cama é da Marlene e as almofadas e mantas são da Marengo Decor.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Arneli Lustres

Marca é especializada em luminárias desenhadas sob medida em materiais como latão,…

Entrevista: Lauro Andrade

Em entrevista exclusiva para a IT HOME, idealizador da DW! e da…

Adeus a Jorge Zalszupin

O arquiteto e designer Jorge Zalszupin, de 98 anos, faleceu nesta segunda…