fbpx

Dezembro: mês do arquiteto

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

A arquiteta Thais Ruiz faz uma reflexão sobre as transformações da profissão e o caminho ainda a percorrer

 

Mais um mês dos arquitetos e procuramos enxergar o que mudou.

 

As transformações na profissão são tantas que é até difícil dar o primeiro exemplo, das ferramentas de trabalho até a forma que somos vistos atualmente. Migramos da absoluta elitização e chegamos à popularização da contratação dos nossos serviços.

 

Hoje estamos representados, inclusive, nos serviços assistenciais; afinal, como sabemos, moradia digna é direito de todos. Esse único fato já é motivo suficiente para uma grande comemoração.

 

Fazendo uma conta rápida, de cabeça mesmo, conseguimos ter ideia de quantos profissionais de arquitetura são lançados no mercado de trabalho a cada ano. E são muitos. Analisando isso e pensando no conceito de que somente um único público, a elite, poderia contratar nossos serviços, fica fácil imaginar o desespero de um recém-formado, principalmente se ele, da mesma maneira que eu, vem de uma classe social que não se enquadrava na lista dos possíveis clientes de arquitetura.

 

Por isso, devemos dizer em alto e bom tom: “que bom que isso mudou”!  Difícil ainda é entender os motivos para que, durante muito tempo, não tivesse sido assim. Quando no nosso juramento todas essas diretrizes já existiam, juramos nos comprometer com uma sociedade mais justa com “o direito de se ter um lugar para se viver, sonhar e morar com dignidade, alegria e esperança”.

 

Ilude-se também quem acha que as mudanças ocorridas até agora são suficientes para o mundo ideal. Infelizmente – ou seria felizmente?! – ainda temos um longo caminho para percorrer e o mais importante é seguir a diante, comemorando nossas conquistas e não nos deixar envolver somente no circuito festas e prosecco, um lado glamouroso e de reconhecimento do trabalho, porém de pouca consciência arquitetônica.

 

Parabéns, profissional de arquitetura, nós somos necessários para um mundo melhor!

 

*****

Thais Ruiz é arquiteta. Ela compartilha o dia a dia de obras e inspirações no Instagram @vida_de_arquiteta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Café modernista

Conheça o Café Modernista, espaço projetado pela arquiteta Priscila Cox na CASACOR…

Salas de banho

Inspirações e revestimentos para transformar o seu banheiro num verdadeiro spa dentro…

Os banheiros da Casacor

Quem aí também gosta de dar uma espiadinha nos banheiros por onde…